quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Inserts para aumentar sua organização em 2016

A coisa mais legal de ter um planner tipo fichário é incluir inserts pra se organizar e que estão de acordo com o seu estilo de vida. Neste post venho falando de diversos inserts legais pra você colocar na sua agenda.
Alguns destes inserts eu fiz na mão em 2015, decorando com fita washi tape ou masking tape. Alguns eu não usei neste ano, mas hoje vejo que seriam muito úteis, o financeiro eu acabei imprimindo uma versão que eu mesma fiz, pois numa agenda A6 não é fácil encontrar um printable insert que fique legal neste tamanho pequeno de agenda.

Aqui está a minha sugestão de printables necessários para o próximo ano:

- Metas para 2016: Sem metas, não se chega a lugar algum.



- projetos: faça seu projeto sair do papel com especificações completas.



- controle de novos hábitos: Você só pode ser uma pessoa melhor se desenvolver bons hábitos.



- lista de leitura de livros: ler é fundamental para estimular a inteligência e criatividade.




- Menu semanal: programando suas refeições e suas compras é possível se alimentar direito e não passar nervoso na cozinha.



- limpeza organizada do lar: quem organiza a limpeza do lar não passa o fim de semana na faxina.



- senhas: tenha o registro daqueles numerozinhos que estão só esperando sua memória falhar pra te dar um chá de cadeira, esperando o email de reconfigurar senha que ficou perdido na terra do nunca.





-controle de pagamentos: anotar as dívidas e pagar na data correta evita uma série de problemas. Não confie que a sua conta vai chegar pelo correio.




- controle de caixa: controlar a entrada e saída de dinheiro. Nos printables acima que você planeja seus gastos, nestes você registra quanto recebeu e quanto/como gastou.



- contatos: pois uma hora ou outra vamos precisar e o celular não vai ter bateria.



- Planejamento para o mês: planeje antecipadamente, anote assim que recebe a informação e você terá mais condições de visualizar como incluir as tarefas por dia.



- Rotina diária: nem sempre temos um printable diário com campo para isso, mas ter uma rotina diária escrita ao visualizar o dia de hoje é essencial para segui-la.




- Datas importantes ou lembretes para o próximo ano: não deixe para anotar no próximo ano aquilo que você lembrou quanto não tem o printable do próximo ano.







Pra quem se interessou pelo mundo dos printables, indico um site que tem muita coisa legal: http://diyhshp.blogspot.com.br/2013/07/ultimate-life-planning-system.html
Esse outro tambem é legal:  http://www.thehandmadehome.net/2015/06/free-planner-2016/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+TheHandmadeHome+%28the+handmade+home%29
Também gosto de muita coisa do Philofaxy, tem printables mais sóbrios e bons pra quem gosta de decorar com fita e adesivos.

Vamos botar a impressora pra trabalhar! E que 2016 seja bem mais organizado!


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Idéias para apartamentos e casas pequenas

Quem mora em apartamento sofre com a falta de espaço. É muito difícil sair de uma casa e ter o mesmo conforto e boa disposição dos móveis, temos de nos desfazer de muitas coisas, trocar móveis, substituir por outros. Acontece também de você ir morar numa casa pequena, ou de um sos cômodos ser bem pequeno.

Já morei em 5 apartamentos e na dor acabei aprendendo a manter poucas coisas e a pensar bem nos móveis antes de comprar. Gostaria de ter visto dicas como as que venho mostrar hoje bem antes. Algumas são coisas que você pode fazer, outras são coisas que você pode mandar fazer no marceneiro, mas são bem úteis. Mas a ideia básica é verticalizar.

- banheiro:

Ter um armário de banheiro pode não ser possível, então que tal usar um armário aéreo ou caixotes grandes para uma troca de roupa de banho?



A pia normalmente é pequena e o gabinete pode não ter gavetas, então essa ideia para colocar prendedores de cabelo e outros miúdos é muito útil.



Se o banheiro não tiver um gabinete, ou este for insuficiente para suas coisas, que tal chamar um marceneiro pra fazer esse armário super fino pra colocar atrás da porta? Tem a opção de comprar as madeiras já cortadas na medida e você mesmo montar o armário. O espelho na porta também é super útil e aproveita a frente do armário.



Outra opção para guardar seus cremes:



Olha que idéia linda para as escovas e as toalhas! Muitos apartamentos não tem armário para as escovas.



Para os casos graves de banheiro minúsculo, onde não se tem uma parede disponível para pendurar o porta papel higiênico, serve o gabinete! E para o secador, olha que ideia legal.



Outra opção para guardar seus artigos de banheiro.



- Quarto:
Faz tempo que não tenho um criado mudo, pois não é fácil conciliar o guarda roupa e a cama no quarto, imagine o criado mudo. Essa opção é muito prática e dá pra manter algumas coisas junto da cama, como livros e garrafa de água.



Um organizador ótimo para quem não tem mais a cômoda para esparramar suas coisas. Ou para organizar sua comoda.



Esse é um projeto que eu pre-ci-so! Abri mão da cômoda, que também era meu porta joias, comprei um porta joias menor mas isso aqui é o ideal. Já vi ele parafusado diretamente na parede, o que seria ótimo para apartamentos.



- Ateliê ou quarto:

Vejo isso e penso: Como eu nunca pensei nisso? Normalmente eu não preciso de uma mesa grande, exceto quando vou fazer meus artesanatos, o que acontece bem menos do que eu gostaria, e a mesa atrapalha a circulação do quarto. Alem disso, essa grande ideia organiza as tintas e demais produtos de artesanato.



Esse aqui é ótimo para o quarto das crianças! São moveis que precisamos ter, mas usamos pouco, então essa opção é excelente! Usa mais ou menos a mesma idéia acima, mas aqui colocaram sem os pés e fizeram uma lousa na frente. ❤



- Sala:

Quem tem um lindo jogo de xadrez mas não pode dedicar uma mesa (ou não quer os filhos mexendo nas peças), pode pensar em verticalizar!



Tomadas são itens raros num apartamento, e sempre tem uma que fica atrás de um armário. Aqui temos uma boa forma de utilizar e criar um centro de recarga: Com uma régua dentro da gaveta, passando por trás do armário ou fazendo um furo no fundo, para ligar na tomada.



- Área de serviço:
Essa dica é pra qualquer armário, mas gostei especialmente dessa para aproveitar o espaço embaixo da pia ou tanque.



Taboa de passar é outro item que usamos pouco. Você talvez pense que será obrigado a comprar aquele trambolho super desengonçado de 1920, que vai ficar num canto e você vai usar qualquer coisa menos ele pra passar a sua roupa quando estiver com pressa. Mas não, você não é obrigado. Se aquele armário com tábua de passar nunca vai caber na sua lavanderia de apartamento, tudo bem, existe opção.



Uma opção ainda melhor pra quem passa pouca roupa é a gaveta com a tábua que dobra. Vi essa peça pra venda no site A Casa do Marceneiro.



Será que essa é a solução para mantermos as ferramentas organizadas?



- Cozinha:

Uma boa dica para reaproveitar o espaço dos armários e organizar.



Essa é pra quem não tem muito espaço na bancada, usando imãs é possível aproveitar a lateral da geladeira ou do armário de metal.

Essa é uma boa pra quem não quer ceder o espaço da bancada para a fruteira.



Transformando uma sobra de espaço num organizador super útil de latas.



- Hall de entrada:
Sempre odiei esses quadros de luz que ficam bem no Hall de entrada. Já vi opções de colocar um quadro na frente com uma dobradiça, mas essa me surpreendeu justamente por mostra-lo, mas deixando mais bonito e mais útil com um os ganchos para chaves.



A cada dia que passa acho que ter um centro de controle da família é necessário. Ou você pode pirar todos os dias pois deixaram sapatos e bolsas jogadas no hall de entrada. Esse é muito útil por ter calendário mensal, lenços de papel e caixa para organizar.



São muitas ideias, inspire-se e use-as em seu favor!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Escolhendo um printable para 2016

Correndo risco de não conseguir comprar qualquer planner novo no tamanho A5, (obrigado por isso crise financeira e política), vou focar no printable para 2016.
Eu gostaria de achar um printable que fosse semanal, com check para a quantidade de água consumida, refeições, compromissos, rotinas fly lady, um campo para as despesas do dia, um pequeno to-do list, um campo para uma frase de inspiração e outro para organizar meus estudos. Não é a toa que eu preciso de um planner A5, na verdade parece até que não vou conseguir colocar tudo isso em 2 folhas A5. Quero semanal para "emagrecer" o planner, que fica bem redondo com tantas folhas adicionais que eu tenho.
A minha idéia é unir as coisas legais que achei nos printables abaixo:

Esses são os printables mais completos que achei. Semanais, um tem até as rotinas diárias e semanais, menu semanal, campo para tarefas e compromissos. Mas são um tanto sem graça, a letra e as cores não são tão inspiradoras.

 
 
Nesses faltou o campo para as rotinas diárias, mas ainda está valendo.




Apesar de ser diário, é bem completo, e me deu idéia de como estruturar o printable que eu mesma vou fazer.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Idéias para vencer o cansaço e ir à luta

A vida é uma constante luta e não adianta fugir dessa regra. Tudo exige esforço e motivação, seja para manter a sua casa limpa e organizada, fazer uma faculdade, colocar um projeto em funcionamento. Eu venho me sentido muito cansada ultimamente e tenho um desanimo muito forte em dias acinzentados e chuvosos, então venho recorrendo aos macetes abaixo para fazer algo.

Ao acordar:
1- Levantar e se vestir com roupas adequadas à temperatura: Noto que sempre dá aquela vontade de voltar pra cama se eu não estou agasalhada o suficiente, blusa, calça, meias e sapatos confortáveis ajudam e muito a evitar voltar pra cama.
2- Arrumar a cama e abrir as janelas também ajuda, pois a claridade fará seu relógio biológico te despertar e você já arrumou a cama pensa duas vezes antes de bagunçar.
3- lavar o rosto e escovar os dentes em seguida, nada de economizar agua e limpar só os cantos dos olhos. Ajuda a despertar e iniciar o dia.
4- café da manhã pra colocar o corpo pra funcionar. Você já ficou 8 horas sem se alimentar e precisa renovar suas energia. Nada de procrastinar no pc e tomar café às 10:30 da manhã.
5- ver as tarefas e rotinas na agenda ou control jornal é essencial para entrar no ritmo da produtividade.

Ao chegar em casa:
1- não sente ou deite. Se o seu corpo esfriar, o cansaço vai te abater. Deixe para sentar ou deitar na hora da janta ou na hot de dormir. A possibilidade daquela sentada no sofá confortável te fazer perder todo o seu tempo é muito grande.
2- esquecer o celular e computador. Use-os como premiação quando você concluir uma parte das tarefas, cronometrando o tempo a ser usado.
3- trocar de roupa pro seu corpo identificar a sua rotina doméstica e você arregaçar as mangas e trabalhar.
4- lavar o rosto e as mãos ajuda a dar aquela animada necessária depois de um dia de trabalho. Também pode ser util uma bebida refrescante ou um café.
5- abrir a agenda/control jornal e seguir as rotinas. Com tudo anotado, você conclui uma tarefa e se anima pra fazer mais uma. Mesmo que o cansaço bata, se esforce pra cumprir ai menos duas tarefas.
6- comece por tarefas que você não odeie tanto. Encarar o que você mais odeia ao chegar em casa é um passo mais perto da procrastinação. Comece com algo mais simples e já no clima de trabalho ataque seu ponto fraco.
A regra de não engessar a sua rotina vale ouro aqui, dividir as tarefas grandes em pequenas e esquecer as duas coisas que detonam todas as rotinas e projetos: Perfeccionismo e procrastinação. Chô ! É uma luta constante condicionar a mente e o corpo para fazer tarefas que não se tem vontade. Mas se disciplinar para vencer sua falta de vontade e um passo necessário para o sucesso. Vença a si mesmo.

sábado, 31 de outubro de 2015

Organizando a mente para passar por situações difíceis




Essa semana eu lembrei de uma época bem difícil da minha vida, depois que sai da depressão e tentava me reerguer, sem saber se estava realmente boa pra encarar a vida, mas a vida não espera você melhorar. Sem perceber, criei um mecanismo de defesa pra sobreviver sem voltar pro buraco, nem alimentar o big black dog. É um trabalho contínuo de condicionar a mente pra trabalhar a seu favor, substituir a ansiedade/tristeza/nervoso por coisas amenas e se programar para pensar e tomar decisões para ter controle sobre sua própria vida e não viver refém das emoções.
  • Não me permitir passar muito tempo triste, pois nessa você acaba alimentando o desanimo e tristeza. Me proíbo mesmo, e vou ocupando a mente com outras coisas. Eu leio muito.
  • Tento ser uma pessoa mais positiva, se um pensamento negativo brote na mente eu procuro um positivo pra equilibrar a mente.
  • Me esforço pra ver o quanto as coisas que faço tem diferença na nossa vida. Não é algo natural, exige esforço, mas é algo que faz bem, mesmo que veja pouca diferença.
  • Fazer algo pra melhorar o ânimo. Eu pinto, faço artesanato ou passeio.
  • Faço uma lista das coisas que preciso fazer hoje e me esforço em fazer elas e não perder tempo. Cada dia tem suas preocupações, nada de sobrecarregar a mente com coisas desanimadoras que não precisam ser feitas hoje.
  • Ter um momento certo para me organizar e me programar. Como eu tento não sobrecarregar a mente desnecessariamente, preciso reservar um momento para pensar no que fazer amanhã e na próxima semana, rever compromissos importantes, revisar meus alvos para o ano e analisar se estou agindo de acordo com eles, definir prioridades, etc.
  • Centralizar as minhas informações, lembretes, tarefas e agenda. Se você centraliza tudo, precisa consultar apenas uma fonte. Menos stress com coisas a fazer, a agendar ou sumiço de informações. Isso liberta a sua mente das ansiedades.
  • Evitar longas reflexões sobre a vida ou o que tenho de fazer, o que quero fazer quando estou desanimada. Reflexões são ótimas, mas quando você está com uma visão correta e não a embaçada visão da tristeza.
  • Nos momentos mais negros eu repito um mantra: tenho de controlar a minha mente, ela trabalha pra mim, e não o contrário.
  • Outra frase que sempre repito pra mim mesma é: não permita que o externo tire a sua paz interna. Não é uma questão de não se importar e sim de não perder a cabeça.
  • Acreditar em algo além dessa vida é essencial, visto que existem situações que penas a fé é suficiente para nos impedir de desabar.
Esse é o meu esquema para colocar a mente para trabalhar a meu favor e blindar a mente o máximo possível contra as pressões diárias, a ansiedade, preocupações, inseguranças, frustrações, ideias que não viram planos e só sobrecarregam a mente.
 
Tranquilidade é bom e eu gosto!
 

 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como usei minha agenda para me ajudar a incluir rotinas diárias

Se você já pesquisou como usar agenda, já se deparou com conceitos como "A agenda não é lugar de incluir tarefas, a menos que seja impreterível a realização naquele dia; agenda é pra compromissos." Honestamente eu tenho pouquíssimos compromissos, então seguindo a regra nem seria útil ter uma agenda. Sem saber dessa regra, usava a agenda assim e ela nunca era realmente usada e eu continuava desorganizada e esquecendo os poucos compromissos que eu tinha e lembrava de anotar na agenda.
O Fly Lady tem o control jornal, uma espécie de fichário com diversas rotinas de limpeza e coisas do gênero e uma agenda de 1 mês bem simples. Quando comecei no Fly Lady, tentei usar o Evernote para montar meu control jornal e ao abrir o celular pra ver minhas rotinas eu me distraia com as notificação do celular, do email, do joguinho, do Facebook , entrava no app e acabava sem fazer as rotinas. Depois passei as rotinas para o meu planner, onde tenho uma aba para o Fly Lady e as paginas para cada rotinas, mas confesso que a separação por paginas me atrapalhava, ter as rotinas em uma seção diferente da agenda diária me dava margem pra me distrair e não fazer tarefas da rotina.

Ainda procurando uma forma eficiente de usar a agenda e incluir hábitos na minha rotina, pesquisei e vi várias formas diferentes de usar a agenda, pensei em usar um printable bem legal com espaço para rotinas, mas o tamanho A6 limita bem o tipo de printable, tem que mandar imprimir, tem que comprar folha no tamanho mais difícil de se encontrar, uma dificuldade toda. Como não era algo rápido e eu estava com pressa pra começar a me organizar, escrevi as rotinas a mão, aproveitando o miolo de 1 pagina por dia (exceto sábado e domingo) que veio na agenda. Esse foi um marco, uma das grandes mudanças que vi na minha rotina.




Passei a reservar uns 20 minutinhos no domingo para programar a próxima semana e incluir as tarefas das rotinas em cada dia da agenda, além de ter as paginas do control jornal. Inclui também alguns projetos e cuidados pessoais que quero incluir na minha rotina. Pode parecer uma paranoia copiar sete vezes praticamente a mesma coisa, mas eu vou relatar como essa forma de registro diário me ajudou no começo do Fly Lady a fixar as rotinas na minha vida:
  •  Gasto um tempo escrevendo a rotina, compromissos e tarefas de toda a semana, o que me dá aquele sentimento de comprometimento, que se eu não seguir a rotina apenas gastei meu tempo copiando ela 7 vezes. 
  • A repetição me fez decorar o que tenho programado, facilitando a fazer as rotinas no automático. 
  • Minha agenda tem aqueles marcadores de página Hoje, então abro ela no dia e vejo tudo que tenho pra fazer naquele dia: Rotinas, tarefas e compromissos. Mantenho ela sempre aberta em casa, pra eliminar o máximo de tarefas que anotei. 
  • Coloco um check pra marcar aquilo que fiz, assim não perco tempo revendo a lista (ou pensando na morte da bezerra) e fico super feliz quando consigo cumprir toda a programação.  
  • Marcar o que fiz ou não é bom pois me permite fazer uma analise semanal do que preciso melhorar ou se preciso fazer mudanças na minha programação para chegar a algo realista.  
  • Toda noite eu revejo o dia de hoje e quando eu não sigo a programação um dia, penso no trabalho que tive escrevendo tudo daquela semana e em como eu pensei que aquilo mudaria minha vida, essa reflexão me obriga a me esforçar no dia seguinte. 
  • Escrever as rotinas na mão me permitiu chegar a um modelo de rotina personalizado, que será usado para para impressão no próximo ano.
Eu fui incluindo as rotinas aos poucos, em baby steps mesmo. Meu único cuidado era escrever na ordem que eu gostaria de fazer e separei cores pra cada divisão: Fly Lady, projetos, família, alimentação, etc. Como a organização é algo que está em constante mudança e evolui, com o tempo esse trabalho de escrever várias e várias vezes não será tão necessário, quando as rotinas já estiverem no automático. Estou testando uma forma de incluir as rotinas no marcador de página para consulta, ou usar um printable personalizado que tenha as minhas rotinas. Mas esse esquema de anotar me disciplinou tão bem que tenho medo de perder o ritmo se alterar.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projetinhos de fim de ano para decorar a casa


Fim de ano vem ai e muitas pessoas querem deixar a casa nos trinques para as festas, já eu quero aproveitar o 13o pra dar uma ajeitada na casa. Pesquisas feitas, eis aqui meus projetos que espero concluir até 01 de janeiro de 2016.



1- capa de sofá: Meu projeto inicial era forrar o sofá, que é de courinho e está com o assento muito rachado. Mas, analisando bem, como tenho filhos pequenos e eles detonam o sofá com um monte de brinquedos e sujam com biscoitos, achei melhor fazer uma capa pela facilidade de retirar para lavar. Meu sofá é com o ombro de madeira vazado, então não consigo simplesmente comprar uma capa. Mas achei um molde para cadeira que serve para o meu sofá, só preciso adaptar as medidas.



2- apoio de cama - aqui não temos criado mudo desde que nos mudamos pra apartamento, faz tempo mas ainda sinto muita falta. Achei essa ideia e amei, não ocupa espaço e é muito útil, mas não consegui uma pessoa pra fazer pra mim. Então lá vou eu! Me desejem sorte.



3- forração para o box da cama - eu odeio aquelas saias de cama, primeiro porque são caras, segundo porque nunca combinam com a roupa de cama e terceiro porque a minha cama tem um tamanho diferente, é uma cama de viúvo, e é difícil achar lençóis, imagine saias. Mas pra piorar eu tive um gatinho que jurou o box de morte e afiava ruidosamente suas unhas nele, então o que já não era bonito ficou pior. Ai achei essa idéia de forrar o box e achei muito prática, resolvendo a questão e decorando. Essa estampa seria perfeita pro meu quarto.




4- forrar caixas de papelão: Falei no começo do ano que mudei e tinha umas caixas boas que eu ia forrar. Você forrou? Não? Nem eu! Pois é, ainda tenho 5 no maleiro vazio sem uso, tem duas que foram pra lavanderia e 2 que foram pra estante da minha mesa, mas ainda estão com o rotulo de capacetes, já que as caixas eram reaproveitadas.



5 - Quadros: Quero imprimir algumas imagens que venho selecionando pra decorar as paredes. Quero colocar uma imagem diferente no banheiro e talvez alguns organizadores pequenos pra dar uma cor. Tenho uma parede na sala que precisa de uns quadros e o quarto dos meninos que precisa de um algo mais.




Pensar agora no que pretende fazer em dezembro é bom pra você providenciar os materiais necessários, ou solicitar orçamentos, caso você prefira pagar alguém pra fazer. Eu vou precisar de tecido, grampo de tapeçaria, uma costureira pra fazer o acabamento da capa e do apoio de cama, comprar molduras de quadros, alguns organizadores e imprimir as imagens em uma gráfica.

Mãos à obra!