quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que o metodo de organização do lar Fly Lady pode fazer por você

Quando se fala em organização, normalmente se pensa em uma casa limpa e organizada. Mas a verdade é que a casa é o nosso maior desafio de organização. A casa tem vários cômodos, para várias pessoas, e tem diversos tipos de coisas, como produtos de limpeza, roupas, alimentos, produtos de beleza, móveis, livros, aparelhos eletrônicos, sapatos, ferramentas, etc. O desafio de organização e limpeza é imenso, não preciso te lembrar do quanto, certo?

Diante desse desafio, uma mulher criou um método de organização do lar chamado Fly Lady. O método, de forma resumida, consiste em incorporar rotinas diárias de organização e limpeza, praticar o declutter (que é tirar tudo o que é tralha da casa, tudo que não é usado mais) e fazer a limpeza detalhada de cada zona, dividindo a casa em 5 zonas e limpando cada zona em uma semana, limpando toda a casa em um mês.

Olha aí as rotinas diárias básicas:



Vamos dar uma olhada nas rotinas:
Note a primeira tarefa: é como se estivessem te colocando pra trabalhar fora, mas você irá trabalhar em casa. Acontece que não se vestir adequadamente ou não usar sapatos dá aquela sensação de que você pode voltar para a cama a qualquer minuto, e queremos nossa mente focada durante o tempo que estabelecemos para a limpeza.
Brilhar a sua pia é lavar a louça e a pia, usando até mesmo cera para dar brilho. Eu nunca havia pensado em fazer isso, mas brilhar a pia te faz ver melhor o resultado do seu trabalho.
Hot Spots são aqueles pontos da casa onde acumulamos coisas que não guardamos corretamente: aquela cadeira onde você deixa um monte de roupas, aquela mesa ou cômoda onde você acumula papéis e objetos, o balcão da cozinha, a mesa de centro da sala, o criado mudo. São lugares que começam a acumular objetos e daqui a pouco estão lotados de coisas.
As quatro últimas rotinas são puro amor, e é isso que o método quer: FLY é Finaly Love Yourself.

Pode parece muita coisa, mas todas essas rotinas são implantadas em 31 dias e aos poucos, nos chamado baby steps, que são o começo do método.




E essas rotinas diárias são o verdadeiro sucesso do método: diariamente você faz as coisas mais importantes para organizar a sua casa e cuidar de si mesma.

Todos os dias da semana tem um foco, ou plano de vôo:
  • Domingo é o Dia de Renovação Espiritual: Cuido de Mim
  • Segunda é o Dia da Hora Semanal de Abençoar o Lar: Abençoo minha casa (limpeza básica, como limpar os pisos e tirar o pó) 
  • Terça é um Dia Livre: Almoço com os Amigos
  • Quarta é Dia de Anti-Procrastinação (Fazer algo que estamos adiando a tempos)
  • Quinta é Dia das incumbências "Errand Day": Supermercado e compromissos
  • Sexta é o Dia de limpeza do carro, escritório, e dia de Encontro 
  • Sábado é dia de Divertir-se com a Família: Invista seu tempo com a Família
Após a conclusão dos Baby Steps, você já estará fazendo o declutter, e após eliminar a tralha de um cômodo, você poderá iniciar a limpeza por zonas.

O método Fly Lady separa a casa em 5 zonas:
  • Zona 1: entrada / varanda / sala de jantar
  • Zona 2: cozinha
  • Zona 3: banheiro / quarto extra
  • Zona 4: quarto principal
  • Zona 5: sala de estar a
Cada semana do mês tem uma zona como foco de limpeza, tratam-se de limpezas de 15 minutos que você recebe semanalmente pelo grupo FlyLady.net (em inglês) ou pelo grupo FlybabiesBrasileiras do Yahoo (em português) no e-mail de espiadinhas da semana. Você também cria listas de limpeza detalhadas por cômodo e vai fazendo as tarefas durante a semana, conforme surgem 15 minutos para fazer algo a mais.

O que eu tenho gostado no método (sou novata) :
  • A sensação de que tudo será feito, já que temos tudo guardado em nosso control jornal. Eu venho incluindo as tarefas na minha agenda diária, e assim consigo agendar as tarefas sem sobrecarregar meu dia. 
  • Você pode adaptar o método à sua rotina, muitas mulheres que trabalham fora tem feito isso com sucesso. 
  • O método se preocupa com a pessoa, não apenas com a casa. Isso nos faz lembrar de que temos sim que nos cuidar e nos amar em vez de nos matar ao limpar a casa.
  • O grupo dá animo e dicas muito boas - quando você lê os emails de pessoas com a vida tão complicada e que se esforçam, parece que recebe um tapa da sua consciência e se levanta pra fazer algo. Sem falar nas dicas de limpeza e organização.
Estou implantando as rotinas aqui em casa faz 2 meses e tudo mudou. Eu, que sempre fui uma pessoa bagunceira e que não cuidava da casa, estou com minha casa limpa todos os dias. A pia ainda é a minha batalha pessoa, meu calcanhar de aquiles e terceirizo o trabalho sempre que possível, mas não se acovarda como antes (mas ainda estou trabalhando a ideia de comprar uma lava louças), Ainda tenho muito a colocar em pratica, como o cardápio semanal (cozinhar é o calcanhar do pé esquerdo de aquiles), mas vejo uma melhora absurda refletida na casa e na minha atitude com a tarefa de limpar a casa.

O que acha de organizar a limpeza da sua casa também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário