quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como usei minha agenda para me ajudar a incluir rotinas diárias

Se você já pesquisou como usar agenda, já se deparou com conceitos como "A agenda não é lugar de incluir tarefas, a menos que seja impreterível a realização naquele dia; agenda é pra compromissos." Honestamente eu tenho pouquíssimos compromissos, então seguindo a regra nem seria útil ter uma agenda. Sem saber dessa regra, usava a agenda assim e ela nunca era realmente usada e eu continuava desorganizada e esquecendo os poucos compromissos que eu tinha e lembrava de anotar na agenda.
O Fly Lady tem o control jornal, uma espécie de fichário com diversas rotinas de limpeza e coisas do gênero e uma agenda de 1 mês bem simples. Quando comecei no Fly Lady, tentei usar o Evernote para montar meu control jornal e ao abrir o celular pra ver minhas rotinas eu me distraia com as notificação do celular, do email, do joguinho, do Facebook , entrava no app e acabava sem fazer as rotinas. Depois passei as rotinas para o meu planner, onde tenho uma aba para o Fly Lady e as paginas para cada rotinas, mas confesso que a separação por paginas me atrapalhava, ter as rotinas em uma seção diferente da agenda diária me dava margem pra me distrair e não fazer tarefas da rotina.

Ainda procurando uma forma eficiente de usar a agenda e incluir hábitos na minha rotina, pesquisei e vi várias formas diferentes de usar a agenda, pensei em usar um printable bem legal com espaço para rotinas, mas o tamanho A6 limita bem o tipo de printable, tem que mandar imprimir, tem que comprar folha no tamanho mais difícil de se encontrar, uma dificuldade toda. Como não era algo rápido e eu estava com pressa pra começar a me organizar, escrevi as rotinas a mão, aproveitando o miolo de 1 pagina por dia (exceto sábado e domingo) que veio na agenda. Esse foi um marco, uma das grandes mudanças que vi na minha rotina.




Passei a reservar uns 20 minutinhos no domingo para programar a próxima semana e incluir as tarefas das rotinas em cada dia da agenda, além de ter as paginas do control jornal. Inclui também alguns projetos e cuidados pessoais que quero incluir na minha rotina. Pode parecer uma paranoia copiar sete vezes praticamente a mesma coisa, mas eu vou relatar como essa forma de registro diário me ajudou no começo do Fly Lady a fixar as rotinas na minha vida:
  •  Gasto um tempo escrevendo a rotina, compromissos e tarefas de toda a semana, o que me dá aquele sentimento de comprometimento, que se eu não seguir a rotina apenas gastei meu tempo copiando ela 7 vezes. 
  • A repetição me fez decorar o que tenho programado, facilitando a fazer as rotinas no automático. 
  • Minha agenda tem aqueles marcadores de página Hoje, então abro ela no dia e vejo tudo que tenho pra fazer naquele dia: Rotinas, tarefas e compromissos. Mantenho ela sempre aberta em casa, pra eliminar o máximo de tarefas que anotei. 
  • Coloco um check pra marcar aquilo que fiz, assim não perco tempo revendo a lista (ou pensando na morte da bezerra) e fico super feliz quando consigo cumprir toda a programação.  
  • Marcar o que fiz ou não é bom pois me permite fazer uma analise semanal do que preciso melhorar ou se preciso fazer mudanças na minha programação para chegar a algo realista.  
  • Toda noite eu revejo o dia de hoje e quando eu não sigo a programação um dia, penso no trabalho que tive escrevendo tudo daquela semana e em como eu pensei que aquilo mudaria minha vida, essa reflexão me obriga a me esforçar no dia seguinte. 
  • Escrever as rotinas na mão me permitiu chegar a um modelo de rotina personalizado, que será usado para para impressão no próximo ano.
Eu fui incluindo as rotinas aos poucos, em baby steps mesmo. Meu único cuidado era escrever na ordem que eu gostaria de fazer e separei cores pra cada divisão: Fly Lady, projetos, família, alimentação, etc. Como a organização é algo que está em constante mudança e evolui, com o tempo esse trabalho de escrever várias e várias vezes não será tão necessário, quando as rotinas já estiverem no automático. Estou testando uma forma de incluir as rotinas no marcador de página para consulta, ou usar um printable personalizado que tenha as minhas rotinas. Mas esse esquema de anotar me disciplinou tão bem que tenho medo de perder o ritmo se alterar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário