sábado, 31 de outubro de 2015

Organizando a mente para passar por situações difíceis




Essa semana eu lembrei de uma época bem difícil da minha vida, depois que sai da depressão e tentava me reerguer, sem saber se estava realmente boa pra encarar a vida, mas a vida não espera você melhorar. Sem perceber, criei um mecanismo de defesa pra sobreviver sem voltar pro buraco, nem alimentar o big black dog. É um trabalho contínuo de condicionar a mente pra trabalhar a seu favor, substituir a ansiedade/tristeza/nervoso por coisas amenas e se programar para pensar e tomar decisões para ter controle sobre sua própria vida e não viver refém das emoções.
  • Não me permitir passar muito tempo triste, pois nessa você acaba alimentando o desanimo e tristeza. Me proíbo mesmo, e vou ocupando a mente com outras coisas. Eu leio muito.
  • Tento ser uma pessoa mais positiva, se um pensamento negativo brote na mente eu procuro um positivo pra equilibrar a mente.
  • Me esforço pra ver o quanto as coisas que faço tem diferença na nossa vida. Não é algo natural, exige esforço, mas é algo que faz bem, mesmo que veja pouca diferença.
  • Fazer algo pra melhorar o ânimo. Eu pinto, faço artesanato ou passeio.
  • Faço uma lista das coisas que preciso fazer hoje e me esforço em fazer elas e não perder tempo. Cada dia tem suas preocupações, nada de sobrecarregar a mente com coisas desanimadoras que não precisam ser feitas hoje.
  • Ter um momento certo para me organizar e me programar. Como eu tento não sobrecarregar a mente desnecessariamente, preciso reservar um momento para pensar no que fazer amanhã e na próxima semana, rever compromissos importantes, revisar meus alvos para o ano e analisar se estou agindo de acordo com eles, definir prioridades, etc.
  • Centralizar as minhas informações, lembretes, tarefas e agenda. Se você centraliza tudo, precisa consultar apenas uma fonte. Menos stress com coisas a fazer, a agendar ou sumiço de informações. Isso liberta a sua mente das ansiedades.
  • Evitar longas reflexões sobre a vida ou o que tenho de fazer, o que quero fazer quando estou desanimada. Reflexões são ótimas, mas quando você está com uma visão correta e não a embaçada visão da tristeza.
  • Nos momentos mais negros eu repito um mantra: tenho de controlar a minha mente, ela trabalha pra mim, e não o contrário.
  • Outra frase que sempre repito pra mim mesma é: não permita que o externo tire a sua paz interna. Não é uma questão de não se importar e sim de não perder a cabeça.
  • Acreditar em algo além dessa vida é essencial, visto que existem situações que penas a fé é suficiente para nos impedir de desabar.
Esse é o meu esquema para colocar a mente para trabalhar a meu favor e blindar a mente o máximo possível contra as pressões diárias, a ansiedade, preocupações, inseguranças, frustrações, ideias que não viram planos e só sobrecarregam a mente.
 
Tranquilidade é bom e eu gosto!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário