segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Idéias para apartamentos e casas pequenas

Quem mora em apartamento sofre com a falta de espaço. É muito difícil sair de uma casa e ter o mesmo conforto e boa disposição dos móveis, temos de nos desfazer de muitas coisas, trocar móveis, substituir por outros. Acontece também de você ir morar numa casa pequena, ou de um sos cômodos ser bem pequeno.

Já morei em 5 apartamentos e na dor acabei aprendendo a manter poucas coisas e a pensar bem nos móveis antes de comprar. Gostaria de ter visto dicas como as que venho mostrar hoje bem antes. Algumas são coisas que você pode fazer, outras são coisas que você pode mandar fazer no marceneiro, mas são bem úteis. Mas a ideia básica é verticalizar.

- banheiro:

Ter um armário de banheiro pode não ser possível, então que tal usar um armário aéreo ou caixotes grandes para uma troca de roupa de banho?



A pia normalmente é pequena e o gabinete pode não ter gavetas, então essa ideia para colocar prendedores de cabelo e outros miúdos é muito útil.



Se o banheiro não tiver um gabinete, ou este for insuficiente para suas coisas, que tal chamar um marceneiro pra fazer esse armário super fino pra colocar atrás da porta? Tem a opção de comprar as madeiras já cortadas na medida e você mesmo montar o armário. O espelho na porta também é super útil e aproveita a frente do armário.



Outra opção para guardar seus cremes:



Olha que idéia linda para as escovas e as toalhas! Muitos apartamentos não tem armário para as escovas.



Para os casos graves de banheiro minúsculo, onde não se tem uma parede disponível para pendurar o porta papel higiênico, serve o gabinete! E para o secador, olha que ideia legal.



Outra opção para guardar seus artigos de banheiro.



- Quarto:
Faz tempo que não tenho um criado mudo, pois não é fácil conciliar o guarda roupa e a cama no quarto, imagine o criado mudo. Essa opção é muito prática e dá pra manter algumas coisas junto da cama, como livros e garrafa de água.



Um organizador ótimo para quem não tem mais a cômoda para esparramar suas coisas. Ou para organizar sua comoda.



Esse é um projeto que eu pre-ci-so! Abri mão da cômoda, que também era meu porta joias, comprei um porta joias menor mas isso aqui é o ideal. Já vi ele parafusado diretamente na parede, o que seria ótimo para apartamentos.



- Ateliê ou quarto:

Vejo isso e penso: Como eu nunca pensei nisso? Normalmente eu não preciso de uma mesa grande, exceto quando vou fazer meus artesanatos, o que acontece bem menos do que eu gostaria, e a mesa atrapalha a circulação do quarto. Alem disso, essa grande ideia organiza as tintas e demais produtos de artesanato.



Esse aqui é ótimo para o quarto das crianças! São moveis que precisamos ter, mas usamos pouco, então essa opção é excelente! Usa mais ou menos a mesma idéia acima, mas aqui colocaram sem os pés e fizeram uma lousa na frente. ❤



- Sala:

Quem tem um lindo jogo de xadrez mas não pode dedicar uma mesa (ou não quer os filhos mexendo nas peças), pode pensar em verticalizar!



Tomadas são itens raros num apartamento, e sempre tem uma que fica atrás de um armário. Aqui temos uma boa forma de utilizar e criar um centro de recarga: Com uma régua dentro da gaveta, passando por trás do armário ou fazendo um furo no fundo, para ligar na tomada.



- Área de serviço:
Essa dica é pra qualquer armário, mas gostei especialmente dessa para aproveitar o espaço embaixo da pia ou tanque.



Taboa de passar é outro item que usamos pouco. Você talvez pense que será obrigado a comprar aquele trambolho super desengonçado de 1920, que vai ficar num canto e você vai usar qualquer coisa menos ele pra passar a sua roupa quando estiver com pressa. Mas não, você não é obrigado. Se aquele armário com tábua de passar nunca vai caber na sua lavanderia de apartamento, tudo bem, existe opção.



Uma opção ainda melhor pra quem passa pouca roupa é a gaveta com a tábua que dobra. Vi essa peça pra venda no site A Casa do Marceneiro.



Será que essa é a solução para mantermos as ferramentas organizadas?



- Cozinha:

Uma boa dica para reaproveitar o espaço dos armários e organizar.



Essa é pra quem não tem muito espaço na bancada, usando imãs é possível aproveitar a lateral da geladeira ou do armário de metal.

Essa é uma boa pra quem não quer ceder o espaço da bancada para a fruteira.



Transformando uma sobra de espaço num organizador super útil de latas.



- Hall de entrada:
Sempre odiei esses quadros de luz que ficam bem no Hall de entrada. Já vi opções de colocar um quadro na frente com uma dobradiça, mas essa me surpreendeu justamente por mostra-lo, mas deixando mais bonito e mais útil com um os ganchos para chaves.



A cada dia que passa acho que ter um centro de controle da família é necessário. Ou você pode pirar todos os dias pois deixaram sapatos e bolsas jogadas no hall de entrada. Esse é muito útil por ter calendário mensal, lenços de papel e caixa para organizar.



São muitas ideias, inspire-se e use-as em seu favor!

3 comentários:

  1. Nossa as idéias são ótimas, moro em um apt de 50mt e quatro pessoas ,minha casa está totalmente desorganizada conheci o flay lady,mas Estou com dificuldades com o fichário ,não sei por onde começar já estou fazendo alguns baby steps mas ,as vezes não consigo.
    Adorei seu blog pois ele é bem explicativo
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa as idéias são ótimas, moro em um apt de 50mt e quatro pessoas ,minha casa está totalmente desorganizada conheci o flay lady,mas Estou com dificuldades com o fichário ,não sei por onde começar já estou fazendo alguns baby steps mas ,as vezes não consigo.
    Adorei seu blog pois ele é bem explicativo
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou do blog! Para quem está iniciando os baby steps são muito bons pra fixar as rotinas, assim que for apresentada ao declutter estabeleça um tempo por dia pra fazer, pois não se pode organizar a tralha. E como juntamos tralha!
    Sobre o fichário do lar, o blog da Fly Rô tem opções em português pra você iniciar seu control jornal, na área de planilhas. http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/?m=1 Mas vá com calma, pois criar um control jornal é algo demorado mesmo. Eu dei uma sugestão de como criar as rotinas e a lista de limpeza detalhada aqui no blog, mas vá com calma! Entre no grupo do Yahoo fly babies Brasil, nos arquivos do grupo tem muita coisa legal, lembretes, dicas, depoimentos, pequenos desafios, a propósito está acontecendo um Desafio Declutter muito bom. Mas lembre-se: A bagunça não foi feita de um dia pro outro, então você não tenha pressa em colocar as coisas em ordem. Beijos!

    ResponderExcluir