domingo, 6 de março de 2016

Fly Lady: dá pra trabalhar o dia todo e fazer a benção do lar na segunda!

Eu trabalho fora o dia todo e sei o quanto é difícil organizar a casa sem comprometer o fim de semana. O Fly Lady ajuda muito, mas sempre achei que ele não tem uma abordagem direta pra quem trabalha fora. Quando comecei gastava boa parte do meu sábado limpando a zona da semana conforme a lista detalhada e gastava boa parte do domingo com a benção do lar, ou seja, eu não descansava. Foi bem difícil ceder, mas acabei cedendo quando sai com a família no fim se semana e foi na dor mesmo que aprendi a dar valor ao tempo que passamos em casa após o trabalho. É uma questão de logica tbm: Se quando eu estudava eu tinha 3 horas de aula, como hoje eu não tenho 1 hora por dia pra limpar a minha casa a noite?
Mas dá mesmo pra fazer a benção do lar após um dia inteiro de trabalho? Sim, mas tem que ter a ajuda dos coleguinhas, ser ligeira e não procrastinar.
Pra você não pensar que sou uma dondoca me fazendo de ocupada, vou contar como foi minha última segunda: Acordei as 06hs, aí de casa as 08:10 e cheguei as 10hs no trabalho, pois houve um problema com a linha de trem que utilizo. :( Sai do trabalho mais tarde, as 18:45, passei numa loja correndo e cheguei em casa as 20:15hs, cansada, mas com a cabeça em ordem, pois vim lendo um livro que gosto muito.
Meu marido me buscou na estação e no carro eu já vinha planejando como fazer: Chegar em casa, colocar a bolsa no guarda roupa sem olhar o celular, trocar de roupa, abrir meu planner, beber um suco e comer uns biscoitos, colocar água e produtos no balde do mop e detonar! Nada de checar a rede social, o jornal, o whatsapp ou a tv! Nada de esticar as pernas antes de começar, e olha que eu passei o dia de salto e as pernas queriam repouso!


Aqui a benção do lar é familiar: Enquanto eu passo pano e tiro pó dos quartos, o filho pequeno guarda todos os brinquedos, o mais velho tira pó da sala e o marido providencia algo para comermos. A casa estava bem suja, então dei uma caprichada e passei mop na cozinha também, normalmente deixo a cozinha para quarta-feira. Foi só o mop, sem vassoura, arrastei os moveis pois a situação da casa era grave. Fui por cômodo, guardando tudo que estava fora do lugar. Também iniciei a zona da semana: Limpei as paredes, o rodapé, as tomadas, interruptores e o piso, conforme a minha lista de limpeza detalhada. Fiz duas pausas, vi o caderno dos meninos e tomei suco. As 22 horas eu já tinha terminado a benção do lar, os meninos já tinham comido e estavam escovando os dentes, então fui ler uma história para eles. Eu comi, tomei banho e fiz minha rotina noturna, estava deitada as 11hs, acessando a rede social e lendo.
Esse é o dia que eu mais trabalho, então é muito util deixar a janta já preparada no domingo.

Essa foi a minha ultima segunda-feira, ela dá uma boa organizada na casa e tento varro um cômodo por dia, normalmente a sala e a cozinha por sujar mais, visto que passamos o dia fora de casa. Para as donas de casa que trabalham fora, invistam na hora semanal de abençoar o lar, é possível e vale a pena ter seu fim de semana mais livre.

Amanhã é segunda, lá vou eu de novo!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário