segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Tutorial para imprimir frente e verso quando a sua impressora é manual

Vamos tocar em outro calo na vida de quem imprime seus próprios inserts: a impressão frente e verso. Imprimir frente e verso pode ser o inferno se você a sua impressora faz isso manualmente, é chatinho mas dá pra pegar o jeito.

Minha recomendação inicial é que você faça um teste com apenas duas folhas, pra ver se esse tutorial funciona na sua impressora. Lembre-se que eu estou usando a minha impressora Epson Expression XP-214, Windows 10, e podem existir diferenças grandes e não queremos desperdiçar tinta e folhas sem necessidade, ok? Eu sempre faço um teste em cada arquivo grande que vou imprimir, visto que cada arquivo tem uma configuração e eu não quero errar e perder folhas do ano todo.

  • A primeira opção é imprimir as folhas impares primeiro e depois colocar elas na impressora com o lado impresso para baixo e imprimir as pares.

Se você vai imprimir nesse método, pule para o item 3, onde eu falo sobre como posicionar o papel.
2.       
  • A segunda opção é imprimir usando a opção imprimir frente e verso da sua impressora, que está meio escondida, é só achar. Aperte Contrl + P e aparecerá a tela abaixo, então vá nas Propriedades.

Abrirá uma segunda tela e você deve ir no campo Leiaute de página e selecionar a opção Sim em Impressão frente e verso.


Mantenha na impressora apenas o número de folhas que você precisa para imprimir o arquivo em dois lados (ex. o pdf tem 12 folhas,  então mantenha apenas 6 na impressora).
Dê ok e imprima, vai aparecer uma tela falando que a impressão acabou e que você deve reposicionar a folha, mas deixa a tela lá até finalizar a impressão do primeiro lado.

  • Reposição da folha: Na foto abaixo eu imprimi uma folha A4 com as marcações de corte na minha impressora Epson XP 214, que imprime frente e verso manualmente.

Ela imprimiu o Projeto, que é o topo da folha Personal, no lado direito, então vou colocar ela no verso, mantendo o Projeto no lado direito.


Dou ok naquela mensagem pentelha que estava falando que a impressão estava pronta e a impressão Frente e verso é feita com sucesso!


Quanto a ordem da impressão frente e verso,se for duas folhas na página A4 a folha vai aparecer numa ordem meio maluca, teve uma impressão que janeiro e dezembro saem na mesma folha, mas lembre-se que a sequencia importante é da da frente e verso, pois a folha ao lado será cortada. Se atrás da folha Janeiro saiu Fevereiro e atrás da Dezembro saiu Novembro, sua impressão está na ordem, ao cortar separará o começo do ano do fim.
Os freebies que eu disponibilizei aqui, de arquivo mensal, contas a pagar e resumo do mês tamanho A4 já estão na ordem, os demais arquivos não tem uma ordem e basta imprimir frente e verso.

  •       Para imprimir frente e verso no papel já cortado no tamanho Personal
Use um arquivo com o tamanho da folha Personal (atenção: disponibilizei apenas para alguns arquivos), selecione o papel tamanho personal (ensinei aqui como fazer a configuração desse tamanho na impressora), marque a opção frente e verso ou use a opção imprimir folhas ímpares primeiro e depois folhas pares, só tem diferença na reposição da folha.
Para reposicionar a folha para imprimir o verso, basta colocar a folha com a parte impressa de ponta cabeça e virada para baixo. Se for imprimir a folha no verso de outro arquivo, escolha o arquivo com o lado correto de alinhamento, o Tracker mensal que disponibilizei sem opção de alinhamento tem margem dos dois lados com espaço para furação. Qual alinhamento escolher? Se o lado impresso tem alinhamento a direita e margem a esquerda, a impressão do verso deve ter alinhamento a esquerda e margem a direita.

O próximo tutorial da série impressão dos inserts é sobre corte e furação das folhas, mas primeiro vou disponibilizar os inserts semanais em 4 formatos.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário