sexta-feira, 29 de maio de 2015

Um dia você descobre a importância da organização no dia-a-dia.

Todos já passamos por um momento de stress onde toda a sua vida fica de cabeça pro ar. O trabalho, os relacionamentos, a cabeça, o guarda-roupa e a casa parecem ter se coordenado para ficarem todos uma bagunça ao mesmo tempo. Na verdade, nós estamos em um momento agitado, em um momento de bagunça, e isso acaba se exteriorizando.

Eu sempre tive essa impressão de que se a vida chegou nesse estagio, você precisa começar a colocar as coisas no lugar e eu sempre começava isso pelo meu guarda-roupa. Bons tempos aqueles, em que eu me preocupava apenas com a arrumação e limpeza do meu quarto! Hoje, casada e com 2 filhos, se entro em crise TUDO fica uma zona. Mesmo com a ajuda do meu marido, parece que eu consigo contaminar todos e a casa vira uma zona completa.

Depois de 9 anos de poucos altos e muitos baixos, eu me vi novamente nessa situação. Estava num lugar onde eu não queria estar, me sentindo incomodada por todos, vivendo muitos momentos ruins, numa casa grande demais pra quantidade de tempo e habilidade que eu tinha de limpar. Todo fim de semana eu me matava de trabalhar, e no meio da semana a casa estava imunda. Ai fui desistindo, entregando os pontos, fazendo menos que o necessário, sem abrir as janelas quando estava em casa, me vendo por dias sem passar em todos os cômodos da casa. Eu trabalhava a semana toda, chegava por volta das 20hs, exausta de pegar trem, metrô e ônibus e encontrava tudo pra fazer, a vida uma zona, meus filhos totalmente fora do controle, tudo um caos.

O desespero diante dessas e outras situações foi me dominando, e por fim decidimos nos mudar. Foi como um restart: desde que decidi a mudança passei um mês preocupada em organizar a mudança, faze-la menos traumática e mais fácil de colocar a casa em ordem. E mesmo com alguns erros, consegui fazer isso sem (grandes) crises nervosas. Me programei com antecedência, comprei as caixas de papelão um mês antes de encontrar uma casa para alugar, e fui guardando o que eu não usava aos poucos, nos fins de semana mesmo. Fechamos a mudança pra próxima semana e eu me programei para esvaziar todos os armários durante a semana, ficando apenas a cozinha pro dia da mudança. Essa mudança bem planejada foi a melhor que já fiz: quase tudo em caixas identificadas, o que tornou muito mais fácil pra colocar tudo no seu lugar. Tenho alguns pontos de melhora pra próxima, quem vive de aluguel sabe que sempre existe o fantasma da mudança na nossa vida e a necessidade de viver a mudança tranquilamente.

A mudança deu certo e isso foi um indício de que eu deveria continuar me ocupando em me organizar. Como eu havia usado a internet pra fazer pesquisas e pegar dicas sobre mudança, pensei em pegar dicas sobre organização do lar e fiquei boba com a quantidade de métodos de organização pessoal, quase todos voltados para donas-de-casa! Foi assim que descobri o método Fly Lady, o que mais gostei, mas não parei por aí e pesquisei sobre agenda da família, GTD, DIY Fish e dicas sem siglas importantes.


Fui lendo e vendo muito coisa impraticável pra minha realidade: 43 pastas é algo que não funciona na minha vida, assim como certas coisas que li de destralhar a casa de uma vez só, ou um outro método de organização de agenda que precisa de 5 posts para ser explicado, entre outras coisas. No fim, estou fazendo uma mistura do que se adapta à mim e à minha vida, pois antes eu estar conseguindo fazer a minha vida funcionar do que me matar pra acabar frustrada pq não consigo seguir o método XYZ. Um dos sites que lí e mais gostei foi o Vida Organizada, pois a Thaís Godinho sempre cita que você deve fazer o que é melhor pra você, que não deve fazer algo que não é o mais prático pra sua rotina, Gostei do método Fly Lady, mas ainda não fiz todos os 30 baby steps seguindo a ordem. Não parece difícil, outras mulheres que trabalham conseguem, mas eu não tenho pique pra muita coisa no momento e se tem algo que eu aprendi é respeitar o meu limite, pra não pifar de vez. Li bastante sobre o assunto, já coloquei vários dos baby steps em prática e me ajudaram muito.

Nesse momento de início de organização, ter uma agenda apropriada foi fundamental, São tantos pontos importantes na minha vida, rotinas, projetos, controle financeiro da casa, que eu desenvolvi a obsessão por planners e pela Filofax. A agenda tem me ajudado muito, pois definindo as tarefas do dia na agenda com base nas rotinas de limpeza, projetos e obrigações, assim eu fico com aquele compromisso em realizar a tarefa, e um simples check dá aquele gostinho de dever cumprido. Quando não concluo a tarefa, ou reagendo, não piro, acontece que eu não quero perfeição, que é impossível, quero organização. Sempre faço uma avaliação do que não está sendo feito, pra tentar entender onde errei e como evitar nos próximos dias, avalio a quantidade de tarefas, pra fazer a coisa andar e não engessar tudo.


Se você nunca ouviu falar sobre métodos de organização e limpeza do lar, aconselho que você faça essa pesquisa. Mas já adianto que não é nada mágico ou inovador, na verdade quanto mais eu leio, mais eu tenho a impressão de que estão colocando de forma pratica diversas dicas que minha mãe e minha vó me deram. Começa com a minha maior frustração com a vida de domestica: faça sua pia brilhar diariamente, que nada mais é do que aquele velho "não deixe louça suja pro dia seguinte" da minha vó. Mas também não é só a mesma coisa de sempre, pois te ensina a definir quais são as prioridades diárias, a cada dois dias, semanais, quinzenais, e distribuir isso de uma forma confortável na sua vida. Tem o mágico declunter, ou destralhamento, pois tralha não se organiza e uma casa desorganizada é impossível de se limpar facilmente, não vejo a hora de concluir o meu... E depois de destralhar toda a casa, você entra na rotina de uma limpeza detalhada por cômodo, com todos os detalhes anotados pra você se organizar bem com relação à limpeza.

Pretendo aprender mais e em um futuro próximo fazer muito mais do que o pouco que consegui implantar em minha rotina. Mas tudo no meu tempo, em passinhos de bebê, pois na minha lista de prioridades da vida não ficar doida está acima de ser a dona-de-casa perfeita.

Bjs e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário