sábado, 10 de outubro de 2015

Declutter - Fly lady

Declutter me parece algo tão natural que achei até estranho textos e livros sobre o assunto. Me lembro que era pequena e via minha mãe esvaziar os armários, separar coisas pra doação e lixo, depois organizar tudo que ela manteria. Quando era adolescente fazia declutter nas minhas coisas e no armário da sala. Minha mãe sempre viveu em casas pequenas e mesmo quando tivemos uma casa maior ela dizia que tinha de reduzir a quantidade de coisas pra facilitar a limpeza. Obviamente não usava esse nome arrojado em inglês, era simplesmente arrumar o armário e nos desfazer das coisas que não usamos mais.
Quando casei tive de lidar com outros conceitos que me marido tinha e a família dele gosta de acumular tralha. Juntou a realidade de ter de trabalhar, cuidar de filho, da vida e da casa e acabei sem tempo pra lidar com o clutter. Até fiz declutter, mas foram algumas vezes nesses 9 anos, nem nas mudanças consegui fazer um declutter na casa toda.
Quando descobri o Fly foi ótimo ver que eu já tinha a base para fazer o declutter, mas o que mais me incomoda é fazer aos poucos, pois eu estava acostumada a pegar uma tarde e detonar o clutter de um armário todo. Sem falar que na minha rotina puxada não dá pra incluir o declutter diariamente, fica só pro sábado mesmo, por 1 hora.


Vamos às dicas da Fly Lady para o declutter, essa é minha versão reduzida do texto, da tradução da Fly Rô.
"Decida com que frequência você fará o declutter de uma zona. Faça um pouco a cada dia, usando um timer.
Comece pela entrada do cômodo e siga no sentido horário.
Escreva em uma caixa: Doação, na outra Lixo e numa terceira Guardar. Forre a caixa “Lixo” com um saco de lixo.
Faça o serviço o mais rápido que puder e não retire do local mais coisas do que você pode arrumar neste tempo.
Comece limpando e se livrando das coisas que não pertencem àquele cômodo, colocando na caixa "Guardar".
Faça as seguintes perguntas a si mesma para identificar suas tralhas:
- Eu amo esse objeto?
- Eu o usei no ultimo ano?
- Isso é realmente lixo?
- Eu tenho outro igual que é melhor?
- Eu devo realmente ter dois?
- Tem valor sentimental ou só me sinto culpada e fico triste quando eu o vejo?
Quando a caixa “Lixo” ficar cheia, retire o saco de lixo, feche e coloque direto na lata de lixo, na lixeira do prédio. Coloque um novo saco na caixa “Lixo” e continue voando até que o tempo se acabe.
Quando a caixa “Guardar” ficar cheia, pegue-a nos braços e percorra a sua casa colocando os itens nos seus respectivos cômodos.
Quando a caixa de Doações estiver cheia, feche-a e a coloque no seu carro. A próxima vez que você sair, você poderá doá-la.
Quando o tempo acabar, você deve colocar as caixas de lado, mas primeiro você precisa esvaziá-las. Vá o mais rápido que puder!"

Gosto muito da forma da Fly Lady de fazer declutter. Nada muito exagerado ou extremista, sem culpa, sem sem milagre e simples.
Agora é hora de agir e detonar com a tralha. Bom declutter!




Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/a-minha-adaptacao-da-rotina-semanal.html?m=1

Um comentário:

  1. O metodo esta me ajudando demais. Sempre odiei cuidar da casa, mas agora que aprendi a organizar, estou até me divertindo. Ainda tenho uma certa dificuldade, mas vou continuar.

    ResponderExcluir