Vou seguir contando essa aventura que é o Fly Lady e a organização das rotinas pro meu caso, que trabalho fora o dia todo.
Eu tive muita dificuldade em incluir essa rotina, já que eu não estou em casa de tarde. Tentei tirar uma ideia do que incluir na minha com uns exemplos de rotinas da tarde, mas o que eu vi me deu um ódio mortal da minha vida. Sério. Coisa de quem está com o jantar pronto no fim da tarde, com a mesa montada e velas acessas. Na minha primeira impressão, só tem rotina da tarde quem não trabalha nesse horário, e resolvi elimina-la.
Como pela manhã eu funciono 50% e meu foco é não perder (muito) a hora, a rotina da manhã não tem quase nenhuma tarefa de limpeza e organização. E não consigo fazer a rotina antes do trabalho, pois acordo cedo e não sobra tempo de manhã. Ai eu socava o essencial na rotina da noite, criando uma lista gigante e impossível de cumprir, comprometendo as atividades de suporte para a manhã. Depois de algum tempo no grupo Flybabies Brasil, acabou rolando esse assunto e uma flymiga revelou que deu um novo nome para a rotina da tarde, colocou o nome de Rotina após o trabalho, o que me fez visualizar a necessidade de separar a rotina após o trabalho e a rotina da noite, pra ficar fácil saber o que eu preciso fazer assim que eu chego em casa e não deixar a rotina da noite sem fazer.
Abaixo, a minha rotina após o trabalho:
•Dar banho nos meninos - a melhor coisa é dar banho neles ao chegar. Nada de correr o risco de eles dormirem sujos.
•Ver cadernos e colocar os meninos para fazer lição - as vezes olho os cadernos no carro, no caminho pra casa, pra chegar em casa e já administrar a lição. Criança com sono e lição por fazer é muito chato.
•Colocar uma carga de roupa na maquina de lavar - não é todo dia que eu lavo roupa, mas tem que colocar na rotina pra ver o balde de roupa suja e não deixar acumular.
•15 minutos dedicados à Zona da semana - se você faz aos poucos, consegue deixar seu fim de semana livre. Faça sua lista detalhada de limpeza desmembrando as tarefas.
•15 minutos de declutter - confesso que os 15 minutos de declutter estão no plano, não em ação, já que estou acostumada a fazer declutter por armário, ou cômodo. Mas de vez em quando eu consigo. O declutter é extremamente importante para facilitar a limpeza e organização, então estou decidida a voltar a fazer com regularidade.
•atividade da rotina semanal - tem algumas limpezas que precisam ser feitas, e não são rotinas da manhã, tarde e noite, então vou fazendo um planejamento de semanal e dividindo aos poucos, durante a semana. Falarei mais sobre essa rotina em outra postagem.
•Preparar o jantar - outro problema na minha vida. Ainda não implantei o planejamento de cardápio semanal (shame on me!), então essa tarefa causa problemas e precisa ser melhorada.
•Jantar - depois de anos de casada, consegui estabelecer essa rotina em família! Só falta desligar a tv nesse momento...
•Lavar a louça - a louça é outro sofrimento na minha vida de odeio não estar na casa da minha mãe: Tem louça todo dia, toda hora! Eu que tenho rinite espirro loucamente por causa do frio e é difícil lidar com a louça a noite. Estou pensando seriamente em comprar uma lava-louças, pois a louça da janta ferra o café da manhã e te atrasa pro trabalho.
•Varrer um cômodo - normalmente é sala de jantar ou a cozinha que precisam ser varridos, quem tem criança pequena ou marido na cozinha vai entender.
•Eliminar os hot spots - estamos bem mais disciplinados e guardando as coisas em seu lugar quando chegamos, então eliminar os hot spots vai ficando mais fácil. Antes de dormir limpo a bancada da cozinha, mesa de jantar, guardo as coisas que estão espalhadas.
•Estender a roupa - sim, porque aqui em casa lavamos roupa e não penduramos. Um pecado, eu sei, tem acontecido menos, mas ainda precisa ser frisado.
A rotina apos o trabalho é matadora! Só ela já dá um grande suporte para a limpeza da casa! Faz uma boa manutenção na limpeza da casa. Eu inclui nela a limpeza da zona de limpeza detalhada e a rotina semanal só pra encaixar no dia, pois se eu não visualizar, não faço! Tenho tudo separado no papel, mas no dia preciso ter tudo junto pra encaixar no meu horário disponível, pra ter uma sequencia e menos rotinas. Começo a rotina depois do trabalho (ou da tarde) às 19:30, e paro às 22hs.
No próximo post vou falar da rotina da noite (ou de antes de dormir), não perca!
skip to main |
skip to sidebar
A minha ideia inicial era falar sobre artesanato e organização, mas atualmente tem mais planner mesmo, já que são lindos, nos ajudam a organizar o nosso dia e a nossa vida e tem aquele quê de DIY, scrapbook e papelaria fina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
A coisa mais legal de ter um planner tipo fichário é incluir inserts pra se organizar e que estão de acordo com o seu estilo de vida. Neste ...
-
Quando se fala em organização, normalmente se pensa em uma casa limpa e organizada. Mas a verdade é que a casa é o nosso maior desafio de o...
-
Eu acho um absurdo uma pessoa não ter uma agenda. Como essa pessoa vive? Como tem as informações necessárias ao seu alcance? Tem matéria do ...
-
2016 começou na maior correria. O trabalho está puxado, a vida pessoal exigindo mais atenção, então está difícil atualizar o blog com a freq...
-
E aí pessoas, tudo bem? Eu demoro mas faço o post que prometo, hoje é sobre as divisórias da minha Filofax Finsbury Cherry, os íntimos pod...
-
Vamos falar da customização da agenda planner fichário nova? Falei dela no post anterior, a minha Macaron tamanho A5 cor rosa escuro. Eu a...
-
Quando você inicia o método e faz os baby steps percebe que falta fazer aquela faxina pesada na casa: lavar azulejos, janelas, forno, em cim...
-
Olá pessoas! Hoje vim mostrar algo que tenho usado: adesivos com data feitos em adesivo transparente. Essa é super simples mas pode te ...
-
Vamos tocar em outro calo na vida de quem imprime seus próprios inserts: a impressão frente e verso. Imprimir frente e verso pode ser o inf...
-
Desde que eu tenho meu planner argolado, as divisórias foram insatisfatórias. As primeiras eu fiz com um papel duplex com uma gramatura bo...
Marcadores
- acessórios para planners (12)
- agendar a semana (1)
- baby steps (22)
- caixas de papelão (4)
- compras (6)
- configurando impressora (2)
- cortar folhas (1)
- cuidado com planner (1)
- decoração mensal (21)
- decoração semanal (69)
- diâmetro dos anéis (4)
- divisórias para planner (5)
- DIY (20)
- Fly lady (35)
- Freebie (30)
- Guardar adesivos (2)
- impressão frente e verso manual (1)
- pintar planner argolado (1)
- plastificação caseira (1)
- review (8)
- setup (3)
Blog Archive
- março 2024 (1)
- fevereiro 2024 (2)
- janeiro 2024 (3)
- dezembro 2023 (2)
- setembro 2019 (2)
- janeiro 2019 (2)
- dezembro 2018 (3)
- novembro 2018 (1)
- outubro 2018 (5)
- setembro 2018 (3)
- agosto 2018 (4)
- julho 2018 (5)
- junho 2018 (4)
- maio 2018 (6)
- abril 2018 (4)
- março 2018 (5)
- fevereiro 2018 (4)
- janeiro 2018 (5)
- dezembro 2017 (11)
- novembro 2017 (8)
- outubro 2017 (6)
- setembro 2017 (4)
- agosto 2017 (6)
- julho 2017 (8)
- junho 2017 (7)
- maio 2017 (8)
- abril 2017 (8)
- março 2017 (25)
- fevereiro 2017 (13)
- janeiro 2017 (9)
- dezembro 2016 (11)
- novembro 2016 (1)
- outubro 2016 (2)
- setembro 2016 (2)
- agosto 2016 (2)
- julho 2016 (1)
- junho 2016 (1)
- maio 2016 (1)
- março 2016 (2)
- fevereiro 2016 (3)
- janeiro 2016 (4)
- dezembro 2015 (4)
- novembro 2015 (4)
- outubro 2015 (9)
- setembro 2015 (5)
- agosto 2015 (2)
- julho 2015 (2)
- maio 2015 (4)
- fevereiro 2015 (1)
- outubro 2014 (2)
Que delícia ver um post tão de acordo com a vida real.Colocando seu blog agora no meu feedly.
ResponderExcluirProcurando na internet sobre fly lady para quem trabalha , encontrei o seu post, e como fiquei feliz de ver algo que tem a ver com a vida real da maioria da mulheres de hj. obg
ResponderExcluir