terça-feira, 30 de agosto de 2016

Atualizações do meu planner macaron A5

Desde que tomei a difícil decisão de voltar para o planner A6 e não usar meu planner A5, por conta da dificuldade em carregar ele na bolsa, peso e etc, fiquei insatisfeita em deixar esse lindão parado e não conseguir colocar tudo o que eu queria no planner A6. Resolvi deixar no A5 o que dava pra fica em casa e o que eu preciso levar comigo na bolsa deixei no A6.

Mesmo após essa alteração no uso rolou um arrependimento sério pela escolha desse planner por causa da largura das argolas, mas eu resolvi superar as dificuldades como fiz com a minha Maiofax A6. Eu tinha a ferragem de um fichário A5 com 4 anéis, então fui ao sapateiro e pedi que trocasse a ferragem! Simples assim! Ele descosturou uma parte de cima da lombada, retirou a ferragem de 6 anéis, colocou a ferragem de 4 anéis e costurou novamente. Também fez uma nova casa para o botão que fecha o planner pois ele era muito justo e com mais folhas não ia fechar.

Eu tinha feito a dashboard com a capa daquele caderno colorido e as divisórias cada uma de uma cor, seguindo meu color code, mas enjoei. Então fiz divisórias com papel scrap, dessa vez escolhi uma estampa floral rosa e fundo claro, clipes com as flores desse papel, além de uns laços. Tenho uns projetos de imprimir meus próprios inserts, já que fiz tudo a mão com as folhas que vieram no planner, não fiz nada até agora, com tempo vai acontecer.



Por hoje é só, na próxima semana quero falar sobre o uso de vários planners, como eu tenho visto isso e como tenho colocado em prática.

Até a próxima!

domingo, 7 de agosto de 2016

Modificações no meu planner

Começar no mundo dos planners é sempre sinônimo  de susto com o preço. Todos os famosos são caros. Quando eu comecei cheguei a pensar que os planners espiral ou wire-o fosse mais baratos e levei outro susto ao ver os preços de algo que você usa por apenas um ano (o tamanho deles também me assustou). Pra quem começa a dica é comprar algo barato, pra ver se vai se adaptar ao uso, depois pesquisar bem para investir em um que você ame, se encaixe no seu propósito e que você consiga pagar sem se apertar.
Quando eu comecei esse blog tinha acabado de comprar minha Maiofax a6 de 50 reais, que não me deixava feliz como carteira, nem com o tamanho das folhas. Comprei uma Macaron a5 e depois percebi que, apesar do tamanho incrível das folhas, o tamanho A5 não era o melhor tamanho pra usar como carteira (lesada eu, né?). Já coloquei muitas argoladas no carrinho de muitas lojas online, mas não comprei por falta de dinheiro e por descontentamento em comprar mais uma se já tenho 2. Continuei com a minha argolada e fiz tantas mudanças nela que vocês não acreditam.




Como era meu planner na primeira semana de uso.





Vou contar resumidamente as mudanças no meu planner argolado, já que muitas delas tem post especifico. Com quatro meses de uso eu pintei ele de vermelho, ele era rosa bebê e encardiu com um mês de uso. Depois fiz 3 bolsos para cartões na frente, (tem um post aqui sobre como fiz bolsos no planner do meu marido, mas lembre-se: não vale a pena o risco de fazer em uma agenda cara). Imprimi inserts simples na folha 90gr e consegui usar minhas stabilo. Comprei adesivos e washi tapes. Fiz mil clips decorados. Comprei umas réguas estêncil marotas que me ajudam com pequenos desenhos e a decorar a borda das páginas. Mas a maior maluquice de todas: Tirei os bolsos que havia feito e coloquei um bolso com zíper! Usei um bolso já costurado e com zíper, que se adequava ao tamanho disponível na agenda, papel cartão e fitinhas pra tampar os cortes anteriores. Fiz novos bolsos na parte de cima. Deu medo, achei que tinha estragado  meu planner, mas ficou muito prático esses bolsos, os anteriores  eram onde ficaram as fitas pretas e era bem difícil pegar o cartão, com essa mudança até conseguia tirar o primeiro cartão sem abrir a agenda. Me animei tanto que testei a plastificação com ferro de passar e fiz lindas divisórias! Depois fiz o shaker e ai fiquei completamente in love por ela!



Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho!





Quem está começando agora pode não conseguir comprar seu planner dos sonhos, mas fazer o seu ficar a sua cara faz você amar ele mais do que qualquer outro planner importado e chique que você venha a ter. Eu arrisquei alto nas modificações, mas divisórias legais, clips decorados e cards já fazem uma grande diferença!

Fico por aqui e no próximo post vou mostrar como está meu planner macaron A5, que tenho usado como uma versão do control journal ou planner de casa.

Até a próxima!



domingo, 17 de julho de 2016

Fazendo shaker sem a fuse

Eu sempre quis ter um shaker no meu planner. Pra quem não sabe, shaker é um dashboard (ou a primeira divisória sem aba), feito com saco plástico e que tem paetê, glitter, lantejoulas e outros itens dentro, que ficam soltos, se mexem e até fazem barulhinho ao mexer a página. Você já deve ter visto no Pinterest, não é algo tão simples de encontrar no Brasil graças a ferramenta utilizada para selar o plástico, a Fuse da We K memories.
Olhando a fuse ela parece muito com uma caneta de solda, mas ela tem duas pontas de encaixe: Uma que corta e parece com a ponta mais comum da caneta de solda e outra que é bem diferente, é uma roldana com dentes e é essa a utilizada para selar o plástico. Na foto também aparece a régua de metal.
Eu estava testando um shaker feito com plástico para plastificação, mas ainda não consegui nada muito legal, mas aprendi algo: Quando se trata de plástico e calor, você precisa aprender a controlar quanto calor e pressão cada plástico suporta.
Eu peguei três sacos plásticos e fui testando. Quanto mais fino o plástico, menor a resistência ao calor, então fui ligando e desligando a caneta de solda até aprender a resistência de cada plástico, como a caneta não tem um visor informando a temperatura, fazia um teste num pedaço de plástico a parte.
O plástico da Chez foi o melhor, por ter mais resistência ao calor e não precisa ligar e desligar a tomada o tempo todo. O meu era o plástico para cartão, o que  me levou para  a Kalunga para comprar o saco plástico A4. Depois de um tempo pesquisando, digo que você deve procurar por sacos que tenha na embalagem as palavras polipropileno, pp, cristal ou transparente, com espessura 0,10. Esse tipo de plástico tem brilho, não necessariamente precisa ser o da Chez, eu não achei uma embalagem com poucas unidades, então comprei um da Plastpark.


Além da caneta de solda e do plástico, você vai precisar de uma régua de metal, estilete glitter, lantejoulas, e outras coisas para decorar, papel cortado com a largura de1,5 cm e a altura das paginas do seu planner.

Antes de começar, a primeira coisa que você deve fazer é treinar um traço uniforme no plástico, com a caneta de solda ligada e com o auxílio da régua. A pressão que você faz tem que ser por igual, ou haverá partes que não derreterão e remendar pode deixar o acabamento feio.

Comece pelo papel lateral, que eu usei esse Poá vermelho. Coloque dentro do plástico e use a régua e a caneta de solda de lado, fazendo um risco bem ao lado do papel. Sempre comece o risco antes de onde começa o shaker, pois o primeiro contato da caneta normalmente é forte e derrete demais o plástico. De uma olhada em como saiu o risco, se ficou uniforme e se derreteu o plástico o suficiente, sem derreter de mais mas colando as duas partes do saco. Para evitar aberturas, sugiro que faça cada risco nos dois lados do plástico, exatamente em cima do primeiro risco. Ajuste o papel para que fique bem próximo ao risco e faça o segundo risco na lateral, bem ao lado do papel.


Usando uma folha do seu planner e a régua, faça o risco de baixo e o lateral, lembrando sempre de começar o risco um pouco antes e terminando depois. Observe os riscos e veja se colou as duas folhas do plástico.


Agora que falta apenas a parte de cima, vamos colocar as lantejoulas, paetês e outros itens de decoração (se você vai colocar o papel inteiro no fundo essa é a hora) e faça o risco de cima. Use os itens de enfeite para testar a resistência do plástico, se não tem furos na vedação. Se tiver vire a folha e faça um novo risco bem em cima do risco já feito, dos dois lados do plástico. Faça o risco começando antes e terminando depois, não tente vedar apenas onde esta solto ou apenas no tamanho da folha, pois vai ficar desigual, derretendo demais uma parte e outra não.

Para cortar os excedentes, use o estilete e a régua e faça o corte o mais próximo possível do risco que você fez com a caneta de solda.
Update: você pode cortar usando uma base dura, como uma pedra ou um vidro acrílico, e pressionando com força a caneta de solda. Onde não quiser cortar, use uma base mais macia.


Fiz muitos testes usando o conteúdo do shaker como peso, revelando pequenos furos e corrigindo, pois eu não quero que ele abra na minha bolsa ou em outro lugar.
Aqui está ela, acima do meu dashboard. Eu queria colocar essa imagem dentro do shaker, mas não queria comprometer o que já estava pronto e plastificado, por isso deixei o shaker sem fundo. Estou usando essa a um mês, começou a abrir um furinhos e eu usei novamente a caneta de solda. Se você forçar consegue abrir, mas se mantiver no shaker ela segura bem e quando abriu foi um furinho pequeno que nem deu pra sair a estrelinha.
 

Essa foi a minha dica de hoje, espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fazendo divisórias legais pro seu planner

Desde que eu tenho meu planner argolado, as divisórias foram insatisfatórias. As primeiras eu fiz com um papel duplex com uma gramatura boa, uma cor por divisória e pronto. Depois tentei dar uma alegrada com washi tapes e decotapes, mas era só abrir o pinterest que eu odiava as minhas divisórias. Depois de um ano de uso, resolvi dar um upgrade nelas.

• Definindo as imagens:
Você tem muitas opções: Imprimir uma imagem legal da internet, fazer uma montagem com diversas imagens, comprar um papel de scrapbook legal ou um papel simples e bonito, como o de presente ou decoupagem, basta plastificar para deixar resistente. Também vale decorar com whasi tape, adesivos, imagens.

Como eu queria imagens que fizessem um jogo, apostei na compra de papel já impresso e fui na rua 25 de março comprar meus papéis, pois como as folhas de scrapbook tem 30,5 x 30,5, não dá pra ter certeza se aquele desenho lindo vai caber no tamanho da agenda. Eu não queria repetir o desenho, queria pelo menos um desenho inteiro pro dashboard e desenhos que formassem um conjunto. Pra agenda A5 não foi muito difícil encontrar, mas pra agenda A6 foi uma missão impossível. Não encontrei em lugar nenhum um desenho que coubesse inteiro nos 10,5 x 15 cm. O único desenho que coube foi o de um papel decoupagem, que tem vários quadros. Levei e pensei em colar num outro papel para alguns desenhos que eram um pouco menores que a A5.





• As abas das divisórias

As abas das divisórias parecem complicadas de fazer, mas temos muitas opções: Usar as divisórias que vieram no planner como molde, fazer abas a parte e colando, usar um molde diferente (como um laço, circulos, corações), cortando do tamanho que você quiser ou usando os multividivisores autocolantes.
Depois de recortar os desenhos e definir as divisórias, preferi fazer de tamanho diferente, que se adapte a quantidade de divisórias que vou usar.

Como eu fiz: Marquei ao tamanho das folhas e adicionei 1,5 cm adicional na lateral, marcando onde acabava o tamanho das folhas. 1,5 será a largura das abas.





Fiz um calculo de quantas abas queria, escolhi 7 divisões e dividindo pela altura da folha cada aba teria 2cm de altura por 1,5cm de largura. O resto foi simples, comecei medindo a primeira aba (2 cm de altura) e cortando o restante da lateral de 1,5cm. E assim, pela ordem das divisórias e com essas medidas, fui cortando a parte das outras abas. Você também pode fazer uma com todos os cortes e usar como molde.

O próximo passo foi simples: colar as imagens do papel escolhido. Quem imprime da internet ou usa folhas de scrapbook não tem nada pra colar.




• Dando nome às divisórias:
 
Em geral imprime-se os nomes num papel adesivo ou escreve diretamente nas abas. Eu colei papel adesivo branco nas abas, mas não escrevi o nome das divisões, pois queria plastificar e escrever (ou desenhar icones) por cima da plastificação com caneta permanente.

• Plastificar:

No começo eu não achava útil plastificar as divisórias, bastava colocar um papel com boa gramatura e ele ia aguentar o trampo. Mas eles ficam sujos com o uso, com marcas de dedos, as abas começam a entortar ou amassar. Dessa vez eu tinha de fazer, por causa da gramatura do único papel  que tinha o tema que eu queria. 
Eu não tenho plastificadora e não queria pagar R$ 7,00 por divisória para plastificar, então usei a idéia desse vídeo da Déia Dietrich: comprei o plástico pra laminação e usei o meu ferro! Idéia genial, que abre possibilidade para outras mil idéias, vocês precisam testar! Acessem o link e curtam essa utilidade pública! https://youtu.be/Ve8NjvhPq_8https://youtu.be/Ve8NjvhPq_8
Super funciona essa plastificação, de começo pode não ficar perfeita, mas com praticar vai chegando lá.

Olha elas prontas! 😍
Essas são para a Maiofax A6, depois mostro as divisórias para a Macaron A5.

Bom, vou ficando por aqui, nem vou fazer promessa de quando será o próximo psost pra não ficar feio, posso adiantar os próximos assuntos relacionados a planners: bolsos para papéis, shakers, réguas marcadoras e clipes plastificados.

Bjs e até mais!


domingo, 22 de maio de 2016

Macaron A5 na prática: argolas estreitas, o tamanho A5 e a troca do grampo de fichário

Estou meio ausente do blog nos últimos meses, mas tenho muitas coisas legais pra contar. Primeiro, preciso fazer um relato que pode ajudar a pensar sobre o tamanho perfeito pro seu planner argolado.

Eu comprei meu planner A5 e estava muito feliz, mas desde o começo eu identifiquei alguns problemas. Entre os planners lovers existe a dificuldade em encontrar o tamanho perfeito, é quase como descobrir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. É dito que o A5 é muito grande e pesado para levar na bolsa, mas alguns dizem que dá pra levar. O personal tem folhas menores, mas é melhor pra transportar. Já o pocket é do tamanho de uma carteira, as folhas são pequenas e o uso é um mistério para a minha pessoa, parece que funciona mais como agenda e lista de tarefas, com um segundo planner que fica em casa.
Algumas marcas são conhecidas por qualidade e maior capacidade de folhas, outras nem tanto. As chinesinhas tipo Macaron, como a que eu comprei, são conhecidas por terem anéis estreitos, com algumas exceções.
Essas foram as coisas que eu ignorei/desconhecia/não compreendia. Uma droga a vida. Eu já tinha falado sobre algumas coisas quando ela chegou, mas o uso me deu outras idéias para uso e outras dificuldades.


Quais problemas tive com o meu argolado tipo Macaron A5?

1- A dimensão das argolas. Eu nunca pensei nisso, até entrar num grupo de planners e ver uma moça comentando que as argolas do planner Macaron eram estreitas.O meu não havia chegado ainda, então corri ao anúncio e notei que não havia nada sobre o tamanho das argolas, ai já percebi que omitiram por não ter argolas de um tamanho legal. Quando chegou constatei que as argolas tinham apenas 1,5 de diametro, o meu A6 da Maiofax tinha 2,5 de diâmetro e eu achava pouco, como faria isso funcionar? Eu tentei de todas as formas emagrecer meu planner sem mexer nas abas, mantendo apenas o mês corrente em uma página (adeus, insert semanal perfeito...), um planejamento mensal de uma folha para todos os meses do ano e apenas uma folha de telefones (só os que preciso em caso de urgência e sem bateria no celular), tirei folhas de contas a pagar de meses que passaram, mantive poucas folhas em branco. Mesmo assim tinha de pensar bem em como abrir e fechar os anéis, que cuspia folhas quando eu abria e eu saia na mão com o planner na hora de fechar a agenda.
Obs: Eu tenho muita coisa pra controlar e sou esquecida, acredito que uma pessoa com poucas áreas pra controlar ou com uma memória melhor possa se organizar com esse argolado de 1,5 de diâmetro. Analise honestamente qual é o seu caso.


2- O botão e a alça de fechamento. Mesmo se eu trocasse as argolas, teria problemas. A aba de fechamento, com botão de pressão, estava justa e não fecharia com mais folhas, seria necessário fazer uma segunda casa na frente, mas próxima da lateral, e conviver com uma casa vazia. Oh Good!

3- A lombada lateral estreita. O planner foi feito para aquelas argolas pequenas, estaria no limite de uma argola de 2,5 de diâmetro, Existia a possibilidade de trocar o grampo com os anéis e ele deformar a arte de dentro da capa.

Apesar de tudo isso, me enchi de coragem e pedi ao meu marido que levasse a agenda argolada no sapateiro e ele fez a troca do grampo e o botão. Notei que ele teve de abrir a costura em cima, na lombada lateral, mas refez a costura e ficou bom. Estou pensando em o que fazer com a casa do botão que ficou fazia, ele não tinha botões iguais e ficou diferente. Um horror pra quem gosta de tudo certinho e combinando. Se ele tivesse me falado, eu sairia pra comprar um botão igual ou semelhando. Quando fui colocar as folhas, outro problema: com os aneis mais largos, as folhas avançaram para a lateral e não caberia as abas das divisórias e o pen holder. Lá fui eu mexer nas divisórias.

4- O tamanho A5. Em algumas bolsas o argolado não cabia, em outras entrava mas não dava pra fechar em outras, acabei com apenas 2 bolsas que realmente dava pra levar.  Tinha de pensar em o que levar, pois as coisas já não cabiam com a mesma facilidade. O tamanho era a vantagem, mas na prática, para levar na bolsa, virou desvantagem. Era inviável usar como carteira.

5- O peso. Andei com ela um mês e reajustei todas as minhas coisas pra andar com a agenda maior na bolsa. Passei a deixar a necessaire no trabalho e coloquei uma sombrinha mais vagaba e leve na bolsa. O peso quebrou uma bolsa mais frágil que eu tinha. Comecei a sentir dores no ombro e pescoço, pois ando com bolsa de lado e mesmo revesando eu sentia o peso. Fiquei uns 5 dias sem andar com a agenda, pois foram dois dias pro marido levar (leia-se: ele esqueceu por 2 dias), a agenda ficou 2 dias lá na espera e mais um dia, pois o marido esqueceu do botão. Nesses 5 dias, passaram as dores nos ombros.
Obs: Eu não estou acostumada a levar cadernos universitários, uso apenas bolsas de carregar no ombro e vou e volto do trabalho de transporte publico. Se você trabalha em casa ou já está acostumada a levar cadernos grandes e anda de mochila, pode não sentir dificuldade com o tamanho e o peso. Talvez essa seja a diferença com quem consegue levar uma A5 e eu.

Até parece que ela é totalmente ruim, mas os comentários que fiz sobre ela quando recebi eram todos verdadeiros, sem a experiência de uso. A cor é linda, tem bolsos pra cartões, que eu amo, o material é bom, a costura está perfeita e o tamanho das folhas é muito bom pra escrever! Eu gosto muito dela, mas pra mim não é pratica pra levar diariamente.

Acabei voltando para a Maiofax A6 e ao pensar com os problemas dela, entendi qual era meu problema: eu estava centralizando tudo em um único lugar, Não que seja um problema centralizar, pelo contrário. é mais fácil pra se achar. Mas quem tem muita coisa para gerenciar não vai conseguir fazer tudo em um único lugar, nem mesmo usando um grampo grande de pasta A-Z, pois não tem como algo ser grande pra escrever, caber tudo o que você precisa e ainda ser leve pra transportar.

No próximo post vou falar sobre como tenho usado os dois planners.


Até a próxima!

domingo, 27 de março de 2016

Fazendo bolsos para cartão no meu planner fichário

A louca dos card pockets ataca novamente! Dessa vez fiz bolsos para cartões em um planner fichário!

Esse é o segundo planner que eu coloco bolsos, mas só esse que eu fiz as fotos do processo todo. Eu comprei esse pequeno pro meu marido, pra ele usar como carteira, mas faltavam bolsos. Trouxe esse refil de porta cartões já pensando em fazer os bolsos, mas já fiz o bolso interno com papel duplex e cola de cartonagem, até achei melhor, a ideia é a mesma.
Eu vou colocar os cartões ali naquela parte interna de couro, tem o tamanho do cartão em pé e uma pequena sobra antes da costura.



A primeira parte é fazer a parte interna dos bolsos, eu fiz os meus recortando o refil do porta cartões para apenas um bolso.


Meça onde começa o cartão, meça um dedo e faça uma segunda marca. O cartão tem que ficar um pouco pra fora, pra ficar fácil de tirar, então os bolsos tem que ser menor do que o cartão. A exceção é para o bolso de cima, que deve ter a frente menor do que o cartão como os outros, mas a parte de trás deve ter o tamanho do cartão, pois será o bolso de cima.


Faça quantos bolsos quiser e quantos bolsos couberem na agenda. Sobreponha os bolsos, com um espaço de um dedo de distância de cada, para que a parte que sobra pra fora do cartão não fique em cima da parte que sobra do próximo cartão, ou seja, use a medida de um dedo que usou para cortar o bolso. É só medir e ver se tudo cabe na parte de couro. Após medir e definir quantos bolsos cabem, cole os bolsos um em cima do outro, com a distância já definida, deixando o bolso com as costas do tamanho do cartão como o de cima. Fica assim:


Acho que pode ser usada a mesma ideia colando os bolsos um de cada vez no couro, em vez de montar toda a parte externa, mas imagino que precise cortar todos os bolsos como o bolso de cima. Eu preferi fazer assim pra manusear menos o planner com a mão com cola.
Ah, usei essa cola pra colar os bolsos. Quando eu fiz três bolsos lado a lado com esse plástico em uma agenda de tecido não deu muito certo, a cola ficou meio crocante depois de seca e descolou do contato com o tecido. Estou avaliando como fica ao colar no couro, pois quando mexo dentro do bolsos ouço como se a cola quebrasse. Se usar o papel duplex (ou outro tipo cartolina, de gramatura 180), use a cola de cartonagem tranquilamente, mas ponha peso e fita crepe para fixar enquanto cola.


Agora é a hora de fazer os cortes no couro! Medo! O segredo é medir com a estrutura dos bolsos, marcar onde vai cortar com caneta que não manche, usar régua e estilete, não cortar muito e tentar manter o tecido que fica costurado atrás do couro sem corte. Esse planner, por ter o couro liso, ficou com os cortes com um acabamento melhor do que o couro texturizado da Maiofax.


Com a estrutura interna dos bolsos pronta e o couro cortado, eu coloquei toda a estrutura dos bolsos para cartões dentro, passando tudo pelo corte do bolso de cima. Coloquei cartões nos bolsos pra deixar eles firmes, mas você também pode colar um papel cartão na parte de trás. Assim fica fácil de passar todos os bolsos pelo corte de cima do couro e empurrar até embaixo, escondendo toda a estrutura interna. Você verá que os cortes do couro vão ficar bem em cima da abertura interna que fizemos para os bolsos, se ficarem pra fora do corte talvez seja melhor rever a parte interna, até refazer pra casar com o couro, pois mesmo colando vai ficar algo meio puxado.
Vamos a cola: começando pelo bolso de baixo, cole a parte de dentro do corte do couro com a parte de fora do bolso de plástico. A parte de acima do corte do couro, naquele 1 dedo de distância que demos entre cada abertura do porta cartões, também deve ser colada, vai ser colada com o plástico de dentro e vai colar a abertura do bolso de cima. Por fim, chegaremos ao bolso de cima, usei essa abertura para colocar um pouco de cola em toda a parte de plástico, na parte que ficou sem as aberturas dos bolsos, depois coloquei a parte que deixamos como sobra pra baixo do couro e colei.
A minha dica para essa parte da cola é: faça cada parte de uma vez, primeiro a parte de cima, depois a de baixo, passe a cola e segure, ou use um prendedor que não marque o couro. Tome cuidado para deixar a abertura para o cartão aberta, sem cola. Se fizer com papel e cola de cartonagem tem de prender com clips que não marque o couro e esperar a cola secar. Se fizer com a Araldite, misture o suficiente para cada parte e só solte depois de colar. Depois de tudo pronto, dá uma conferida nas aberturas, veja se ficou bem colada, sem aberturas ou pontinhas pra dar uma arredondada.
Essa parte, tensa, ficou sem fotos, mas está bem explicadinha.
Assim ficou os bolsos:

Gostei pois o corte combinou com o acabamento cru da agenda.

Meu marido tem usado esse planner tamanho pocket como carteira faz dois meses, fiz os bolsos assim que compramos. Eu não dei uma caprichada na cola do acabamento e um deles soltou, mas apenas passei cola novamente e dei uma verificada nos demais bolsos e tudo resolvido. Por isso deixo a dica de dar uma revisada após a secagem, pra isso não acontecer. Ele tem amado a carteira planner, apesar de não ter personalizado e usar apenas as folhas do dia, tem usado como uma agenda para compromissos e tarefas, mas já está mais organizado. Se usasse uma agenda normal já estaria no armário.

Eu fiz bolsos na minha Maiofax, lembra que eu sempre reclamei dos bolsos dela? Usei os bolsos de tecido de uma carteira que não uso, fiz os cortes no couro sintético e usei a cola de cartonagem pra colar. Não deu pra deixar os bolsos pra cima por conta do tamanho do espaço que tinha, ficou pra baixo e fiz com os bolsos voltados pra dentro, mas ficou bom pra usar, graças ao tamanho do planner. Fico devendo uma foto dela agora, com clips e divisórias lindas.
Com esse upgrade da Maiofax, estou usado meus dois planners, mantendo a Macaron A5 em casa, para as coisas que precisam de mais espaço para escrever ou um Control Journal, usando a Maiofax A6 como um planner pessoal e agenda, com coisas que preciso durante o tempo que estou fora de casa. Estou mega atrasada com o blog, esse post longo e detalhado deu uma travada e a vida continua a mil, em breve conto esse uso dos dois planner, as divisórias que fiz e outras coisas.

Até a próxima!

domingo, 6 de março de 2016

Fly Lady: dá pra trabalhar o dia todo e fazer a benção do lar na segunda!

Eu trabalho fora o dia todo e sei o quanto é difícil organizar a casa sem comprometer o fim de semana. O Fly Lady ajuda muito, mas sempre achei que ele não tem uma abordagem direta pra quem trabalha fora. Quando comecei gastava boa parte do meu sábado limpando a zona da semana conforme a lista detalhada e gastava boa parte do domingo com a benção do lar, ou seja, eu não descansava. Foi bem difícil ceder, mas acabei cedendo quando sai com a família no fim se semana e foi na dor mesmo que aprendi a dar valor ao tempo que passamos em casa após o trabalho. É uma questão de logica tbm: Se quando eu estudava eu tinha 3 horas de aula, como hoje eu não tenho 1 hora por dia pra limpar a minha casa a noite?
Mas dá mesmo pra fazer a benção do lar após um dia inteiro de trabalho? Sim, mas tem que ter a ajuda dos coleguinhas, ser ligeira e não procrastinar.
Pra você não pensar que sou uma dondoca me fazendo de ocupada, vou contar como foi minha última segunda: Acordei as 06hs, aí de casa as 08:10 e cheguei as 10hs no trabalho, pois houve um problema com a linha de trem que utilizo. :( Sai do trabalho mais tarde, as 18:45, passei numa loja correndo e cheguei em casa as 20:15hs, cansada, mas com a cabeça em ordem, pois vim lendo um livro que gosto muito.
Meu marido me buscou na estação e no carro eu já vinha planejando como fazer: Chegar em casa, colocar a bolsa no guarda roupa sem olhar o celular, trocar de roupa, abrir meu planner, beber um suco e comer uns biscoitos, colocar água e produtos no balde do mop e detonar! Nada de checar a rede social, o jornal, o whatsapp ou a tv! Nada de esticar as pernas antes de começar, e olha que eu passei o dia de salto e as pernas queriam repouso!


Aqui a benção do lar é familiar: Enquanto eu passo pano e tiro pó dos quartos, o filho pequeno guarda todos os brinquedos, o mais velho tira pó da sala e o marido providencia algo para comermos. A casa estava bem suja, então dei uma caprichada e passei mop na cozinha também, normalmente deixo a cozinha para quarta-feira. Foi só o mop, sem vassoura, arrastei os moveis pois a situação da casa era grave. Fui por cômodo, guardando tudo que estava fora do lugar. Também iniciei a zona da semana: Limpei as paredes, o rodapé, as tomadas, interruptores e o piso, conforme a minha lista de limpeza detalhada. Fiz duas pausas, vi o caderno dos meninos e tomei suco. As 22 horas eu já tinha terminado a benção do lar, os meninos já tinham comido e estavam escovando os dentes, então fui ler uma história para eles. Eu comi, tomei banho e fiz minha rotina noturna, estava deitada as 11hs, acessando a rede social e lendo.
Esse é o dia que eu mais trabalho, então é muito util deixar a janta já preparada no domingo.

Essa foi a minha ultima segunda-feira, ela dá uma boa organizada na casa e tento varro um cômodo por dia, normalmente a sala e a cozinha por sujar mais, visto que passamos o dia fora de casa. Para as donas de casa que trabalham fora, invistam na hora semanal de abençoar o lar, é possível e vale a pena ter seu fim de semana mais livre.

Amanhã é segunda, lá vou eu de novo!

Até o próximo post!