domingo, 22 de maio de 2016

Macaron A5 na prática: argolas estreitas, o tamanho A5 e a troca do grampo de fichário

Estou meio ausente do blog nos últimos meses, mas tenho muitas coisas legais pra contar. Primeiro, preciso fazer um relato que pode ajudar a pensar sobre o tamanho perfeito pro seu planner argolado.

Eu comprei meu planner A5 e estava muito feliz, mas desde o começo eu identifiquei alguns problemas. Entre os planners lovers existe a dificuldade em encontrar o tamanho perfeito, é quase como descobrir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. É dito que o A5 é muito grande e pesado para levar na bolsa, mas alguns dizem que dá pra levar. O personal tem folhas menores, mas é melhor pra transportar. Já o pocket é do tamanho de uma carteira, as folhas são pequenas e o uso é um mistério para a minha pessoa, parece que funciona mais como agenda e lista de tarefas, com um segundo planner que fica em casa.
Algumas marcas são conhecidas por qualidade e maior capacidade de folhas, outras nem tanto. As chinesinhas tipo Macaron, como a que eu comprei, são conhecidas por terem anéis estreitos, com algumas exceções.
Essas foram as coisas que eu ignorei/desconhecia/não compreendia. Uma droga a vida. Eu já tinha falado sobre algumas coisas quando ela chegou, mas o uso me deu outras idéias para uso e outras dificuldades.


Quais problemas tive com o meu argolado tipo Macaron A5?

1- A dimensão das argolas. Eu nunca pensei nisso, até entrar num grupo de planners e ver uma moça comentando que as argolas do planner Macaron eram estreitas.O meu não havia chegado ainda, então corri ao anúncio e notei que não havia nada sobre o tamanho das argolas, ai já percebi que omitiram por não ter argolas de um tamanho legal. Quando chegou constatei que as argolas tinham apenas 1,5 de diametro, o meu A6 da Maiofax tinha 2,5 de diâmetro e eu achava pouco, como faria isso funcionar? Eu tentei de todas as formas emagrecer meu planner sem mexer nas abas, mantendo apenas o mês corrente em uma página (adeus, insert semanal perfeito...), um planejamento mensal de uma folha para todos os meses do ano e apenas uma folha de telefones (só os que preciso em caso de urgência e sem bateria no celular), tirei folhas de contas a pagar de meses que passaram, mantive poucas folhas em branco. Mesmo assim tinha de pensar bem em como abrir e fechar os anéis, que cuspia folhas quando eu abria e eu saia na mão com o planner na hora de fechar a agenda.
Obs: Eu tenho muita coisa pra controlar e sou esquecida, acredito que uma pessoa com poucas áreas pra controlar ou com uma memória melhor possa se organizar com esse argolado de 1,5 de diâmetro. Analise honestamente qual é o seu caso.


2- O botão e a alça de fechamento. Mesmo se eu trocasse as argolas, teria problemas. A aba de fechamento, com botão de pressão, estava justa e não fecharia com mais folhas, seria necessário fazer uma segunda casa na frente, mas próxima da lateral, e conviver com uma casa vazia. Oh Good!

3- A lombada lateral estreita. O planner foi feito para aquelas argolas pequenas, estaria no limite de uma argola de 2,5 de diâmetro, Existia a possibilidade de trocar o grampo com os anéis e ele deformar a arte de dentro da capa.

Apesar de tudo isso, me enchi de coragem e pedi ao meu marido que levasse a agenda argolada no sapateiro e ele fez a troca do grampo e o botão. Notei que ele teve de abrir a costura em cima, na lombada lateral, mas refez a costura e ficou bom. Estou pensando em o que fazer com a casa do botão que ficou fazia, ele não tinha botões iguais e ficou diferente. Um horror pra quem gosta de tudo certinho e combinando. Se ele tivesse me falado, eu sairia pra comprar um botão igual ou semelhando. Quando fui colocar as folhas, outro problema: com os aneis mais largos, as folhas avançaram para a lateral e não caberia as abas das divisórias e o pen holder. Lá fui eu mexer nas divisórias.

4- O tamanho A5. Em algumas bolsas o argolado não cabia, em outras entrava mas não dava pra fechar em outras, acabei com apenas 2 bolsas que realmente dava pra levar.  Tinha de pensar em o que levar, pois as coisas já não cabiam com a mesma facilidade. O tamanho era a vantagem, mas na prática, para levar na bolsa, virou desvantagem. Era inviável usar como carteira.

5- O peso. Andei com ela um mês e reajustei todas as minhas coisas pra andar com a agenda maior na bolsa. Passei a deixar a necessaire no trabalho e coloquei uma sombrinha mais vagaba e leve na bolsa. O peso quebrou uma bolsa mais frágil que eu tinha. Comecei a sentir dores no ombro e pescoço, pois ando com bolsa de lado e mesmo revesando eu sentia o peso. Fiquei uns 5 dias sem andar com a agenda, pois foram dois dias pro marido levar (leia-se: ele esqueceu por 2 dias), a agenda ficou 2 dias lá na espera e mais um dia, pois o marido esqueceu do botão. Nesses 5 dias, passaram as dores nos ombros.
Obs: Eu não estou acostumada a levar cadernos universitários, uso apenas bolsas de carregar no ombro e vou e volto do trabalho de transporte publico. Se você trabalha em casa ou já está acostumada a levar cadernos grandes e anda de mochila, pode não sentir dificuldade com o tamanho e o peso. Talvez essa seja a diferença com quem consegue levar uma A5 e eu.

Até parece que ela é totalmente ruim, mas os comentários que fiz sobre ela quando recebi eram todos verdadeiros, sem a experiência de uso. A cor é linda, tem bolsos pra cartões, que eu amo, o material é bom, a costura está perfeita e o tamanho das folhas é muito bom pra escrever! Eu gosto muito dela, mas pra mim não é pratica pra levar diariamente.

Acabei voltando para a Maiofax A6 e ao pensar com os problemas dela, entendi qual era meu problema: eu estava centralizando tudo em um único lugar, Não que seja um problema centralizar, pelo contrário. é mais fácil pra se achar. Mas quem tem muita coisa para gerenciar não vai conseguir fazer tudo em um único lugar, nem mesmo usando um grampo grande de pasta A-Z, pois não tem como algo ser grande pra escrever, caber tudo o que você precisa e ainda ser leve pra transportar.

No próximo post vou falar sobre como tenho usado os dois planners.


Até a próxima!

domingo, 27 de março de 2016

Fazendo bolsos para cartão no meu planner fichário

A louca dos card pockets ataca novamente! Dessa vez fiz bolsos para cartões em um planner fichário!

Esse é o segundo planner que eu coloco bolsos, mas só esse que eu fiz as fotos do processo todo. Eu comprei esse pequeno pro meu marido, pra ele usar como carteira, mas faltavam bolsos. Trouxe esse refil de porta cartões já pensando em fazer os bolsos, mas já fiz o bolso interno com papel duplex e cola de cartonagem, até achei melhor, a ideia é a mesma.
Eu vou colocar os cartões ali naquela parte interna de couro, tem o tamanho do cartão em pé e uma pequena sobra antes da costura.



A primeira parte é fazer a parte interna dos bolsos, eu fiz os meus recortando o refil do porta cartões para apenas um bolso.


Meça onde começa o cartão, meça um dedo e faça uma segunda marca. O cartão tem que ficar um pouco pra fora, pra ficar fácil de tirar, então os bolsos tem que ser menor do que o cartão. A exceção é para o bolso de cima, que deve ter a frente menor do que o cartão como os outros, mas a parte de trás deve ter o tamanho do cartão, pois será o bolso de cima.


Faça quantos bolsos quiser e quantos bolsos couberem na agenda. Sobreponha os bolsos, com um espaço de um dedo de distância de cada, para que a parte que sobra pra fora do cartão não fique em cima da parte que sobra do próximo cartão, ou seja, use a medida de um dedo que usou para cortar o bolso. É só medir e ver se tudo cabe na parte de couro. Após medir e definir quantos bolsos cabem, cole os bolsos um em cima do outro, com a distância já definida, deixando o bolso com as costas do tamanho do cartão como o de cima. Fica assim:


Acho que pode ser usada a mesma ideia colando os bolsos um de cada vez no couro, em vez de montar toda a parte externa, mas imagino que precise cortar todos os bolsos como o bolso de cima. Eu preferi fazer assim pra manusear menos o planner com a mão com cola.
Ah, usei essa cola pra colar os bolsos. Quando eu fiz três bolsos lado a lado com esse plástico em uma agenda de tecido não deu muito certo, a cola ficou meio crocante depois de seca e descolou do contato com o tecido. Estou avaliando como fica ao colar no couro, pois quando mexo dentro do bolsos ouço como se a cola quebrasse. Se usar o papel duplex (ou outro tipo cartolina, de gramatura 180), use a cola de cartonagem tranquilamente, mas ponha peso e fita crepe para fixar enquanto cola.


Agora é a hora de fazer os cortes no couro! Medo! O segredo é medir com a estrutura dos bolsos, marcar onde vai cortar com caneta que não manche, usar régua e estilete, não cortar muito e tentar manter o tecido que fica costurado atrás do couro sem corte. Esse planner, por ter o couro liso, ficou com os cortes com um acabamento melhor do que o couro texturizado da Maiofax.


Com a estrutura interna dos bolsos pronta e o couro cortado, eu coloquei toda a estrutura dos bolsos para cartões dentro, passando tudo pelo corte do bolso de cima. Coloquei cartões nos bolsos pra deixar eles firmes, mas você também pode colar um papel cartão na parte de trás. Assim fica fácil de passar todos os bolsos pelo corte de cima do couro e empurrar até embaixo, escondendo toda a estrutura interna. Você verá que os cortes do couro vão ficar bem em cima da abertura interna que fizemos para os bolsos, se ficarem pra fora do corte talvez seja melhor rever a parte interna, até refazer pra casar com o couro, pois mesmo colando vai ficar algo meio puxado.
Vamos a cola: começando pelo bolso de baixo, cole a parte de dentro do corte do couro com a parte de fora do bolso de plástico. A parte de acima do corte do couro, naquele 1 dedo de distância que demos entre cada abertura do porta cartões, também deve ser colada, vai ser colada com o plástico de dentro e vai colar a abertura do bolso de cima. Por fim, chegaremos ao bolso de cima, usei essa abertura para colocar um pouco de cola em toda a parte de plástico, na parte que ficou sem as aberturas dos bolsos, depois coloquei a parte que deixamos como sobra pra baixo do couro e colei.
A minha dica para essa parte da cola é: faça cada parte de uma vez, primeiro a parte de cima, depois a de baixo, passe a cola e segure, ou use um prendedor que não marque o couro. Tome cuidado para deixar a abertura para o cartão aberta, sem cola. Se fizer com papel e cola de cartonagem tem de prender com clips que não marque o couro e esperar a cola secar. Se fizer com a Araldite, misture o suficiente para cada parte e só solte depois de colar. Depois de tudo pronto, dá uma conferida nas aberturas, veja se ficou bem colada, sem aberturas ou pontinhas pra dar uma arredondada.
Essa parte, tensa, ficou sem fotos, mas está bem explicadinha.
Assim ficou os bolsos:

Gostei pois o corte combinou com o acabamento cru da agenda.

Meu marido tem usado esse planner tamanho pocket como carteira faz dois meses, fiz os bolsos assim que compramos. Eu não dei uma caprichada na cola do acabamento e um deles soltou, mas apenas passei cola novamente e dei uma verificada nos demais bolsos e tudo resolvido. Por isso deixo a dica de dar uma revisada após a secagem, pra isso não acontecer. Ele tem amado a carteira planner, apesar de não ter personalizado e usar apenas as folhas do dia, tem usado como uma agenda para compromissos e tarefas, mas já está mais organizado. Se usasse uma agenda normal já estaria no armário.

Eu fiz bolsos na minha Maiofax, lembra que eu sempre reclamei dos bolsos dela? Usei os bolsos de tecido de uma carteira que não uso, fiz os cortes no couro sintético e usei a cola de cartonagem pra colar. Não deu pra deixar os bolsos pra cima por conta do tamanho do espaço que tinha, ficou pra baixo e fiz com os bolsos voltados pra dentro, mas ficou bom pra usar, graças ao tamanho do planner. Fico devendo uma foto dela agora, com clips e divisórias lindas.
Com esse upgrade da Maiofax, estou usado meus dois planners, mantendo a Macaron A5 em casa, para as coisas que precisam de mais espaço para escrever ou um Control Journal, usando a Maiofax A6 como um planner pessoal e agenda, com coisas que preciso durante o tempo que estou fora de casa. Estou mega atrasada com o blog, esse post longo e detalhado deu uma travada e a vida continua a mil, em breve conto esse uso dos dois planner, as divisórias que fiz e outras coisas.

Até a próxima!

domingo, 6 de março de 2016

Fly Lady: dá pra trabalhar o dia todo e fazer a benção do lar na segunda!

Eu trabalho fora o dia todo e sei o quanto é difícil organizar a casa sem comprometer o fim de semana. O Fly Lady ajuda muito, mas sempre achei que ele não tem uma abordagem direta pra quem trabalha fora. Quando comecei gastava boa parte do meu sábado limpando a zona da semana conforme a lista detalhada e gastava boa parte do domingo com a benção do lar, ou seja, eu não descansava. Foi bem difícil ceder, mas acabei cedendo quando sai com a família no fim se semana e foi na dor mesmo que aprendi a dar valor ao tempo que passamos em casa após o trabalho. É uma questão de logica tbm: Se quando eu estudava eu tinha 3 horas de aula, como hoje eu não tenho 1 hora por dia pra limpar a minha casa a noite?
Mas dá mesmo pra fazer a benção do lar após um dia inteiro de trabalho? Sim, mas tem que ter a ajuda dos coleguinhas, ser ligeira e não procrastinar.
Pra você não pensar que sou uma dondoca me fazendo de ocupada, vou contar como foi minha última segunda: Acordei as 06hs, aí de casa as 08:10 e cheguei as 10hs no trabalho, pois houve um problema com a linha de trem que utilizo. :( Sai do trabalho mais tarde, as 18:45, passei numa loja correndo e cheguei em casa as 20:15hs, cansada, mas com a cabeça em ordem, pois vim lendo um livro que gosto muito.
Meu marido me buscou na estação e no carro eu já vinha planejando como fazer: Chegar em casa, colocar a bolsa no guarda roupa sem olhar o celular, trocar de roupa, abrir meu planner, beber um suco e comer uns biscoitos, colocar água e produtos no balde do mop e detonar! Nada de checar a rede social, o jornal, o whatsapp ou a tv! Nada de esticar as pernas antes de começar, e olha que eu passei o dia de salto e as pernas queriam repouso!


Aqui a benção do lar é familiar: Enquanto eu passo pano e tiro pó dos quartos, o filho pequeno guarda todos os brinquedos, o mais velho tira pó da sala e o marido providencia algo para comermos. A casa estava bem suja, então dei uma caprichada e passei mop na cozinha também, normalmente deixo a cozinha para quarta-feira. Foi só o mop, sem vassoura, arrastei os moveis pois a situação da casa era grave. Fui por cômodo, guardando tudo que estava fora do lugar. Também iniciei a zona da semana: Limpei as paredes, o rodapé, as tomadas, interruptores e o piso, conforme a minha lista de limpeza detalhada. Fiz duas pausas, vi o caderno dos meninos e tomei suco. As 22 horas eu já tinha terminado a benção do lar, os meninos já tinham comido e estavam escovando os dentes, então fui ler uma história para eles. Eu comi, tomei banho e fiz minha rotina noturna, estava deitada as 11hs, acessando a rede social e lendo.
Esse é o dia que eu mais trabalho, então é muito util deixar a janta já preparada no domingo.

Essa foi a minha ultima segunda-feira, ela dá uma boa organizada na casa e tento varro um cômodo por dia, normalmente a sala e a cozinha por sujar mais, visto que passamos o dia fora de casa. Para as donas de casa que trabalham fora, invistam na hora semanal de abençoar o lar, é possível e vale a pena ter seu fim de semana mais livre.

Amanhã é segunda, lá vou eu de novo!

Até o próximo post!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Como eu agendo a semana no meu planner


Eu quero contar detalhadamente como agendo a minha semana a quase um ano, pois tem sido super tranquilo pra mim e faz a maior diferença na minha ansiedade.
Normalmente eu faço a programação da semana no domingo a noite, umas 20-22 horas, aquela hora que você sente que o fim de semana acabou e que acabamos fazendo nada, de tão na fossa que estamos pois a segunda-feira é iminente.
Começo com uma leitura das minhas metas para o ano e vejo o que posso fazer agora e como posso implementar as demais. Com isso em mente, faço uma análise da semana anterior, analisando o que não está dando certo e penso no que posso melhorar. Com o trancking mensal dá pra ter uma boa visão de como estou seguindo a rotina diariamente olhando a semana anterior, visto que marco o que foi ou não feito lá. Atualmente as rotinas da manhã, tarde e noite Fly Lady estão sendo controladas por aqui, mas estou pensando em mudar.


Já com uma visão do que funcionou ou não, vou para a primeira parte do meu insert semanal, uma coluna chamada Compromissos, onde também incluo tarefas que preciso me locomover. Essa normalmente é fácil: Confiro no insert semanal e mensal tudo que anotei para essa semana: Consultas marcadas com antecedência, reunião, trabalho, alguma compra especifica, uma visita a um amigo ou familiar. Todos os compromissos que surgem entram na agenda quase que imediatamente, me policio bastante pra isso acontecer, então não tenho de recorrer a muitas fontes. O bom de começar pelos compromisso é que adequo as tarefas com o que me sobrar de tempo, ou acrescento tarefas relacionadas aos compromissos, como separar documentos para uma reunião, etc.

Visão do meu insert hand made em folha com pontos

A segunda coluna do meu insert semanal é tarefas, nela coloco a rotina semanal Fly Lady, coloco o vencimento de contas, dia que passa lixeiro, dia de cozinhar, alguma ligação que preciso fazer. Para essa parte eu sempre consulto as abas casa, alimentação e finanças.

Na terceira parte do insert chamada Projetos eu incluo meu cronograma capilar, o dia de fazer unhas, a sobrancelha, mascara facial, meus estudos da Bíblia, dia de postar no blog e meus projetos de artesanato e pintura. Consulto a aba Blog e Projetos, aproveito pra dar uma atualizada, anotar algo novo ou marcar algo concluído.

Para finalizar, vejo os compromissos que já estão anotados para a próxima semana, se preciso fazer ou planejar algo.

Vocês viram como eu uso as áreas das divisórias para atualizar a semana? É importante gastar um tempo nelas, planejar, atualizar e rever. Mesmo que não ache um insert lindo e colorido, o importante é ter as suas anotações e planejamentos.

Eu gosto deste modelo de insert, pois só tem 5 linhas por dia, limitando e fazendo eu distribuir bem as tarefas nos outros dias da semana, afinal de contas não adianta encher o planejamento se não vai dar pra fazer tudo. Mas eu sinto muita falta de anotar as rotinas em cada dia, sinto que não me comprometo mais em cumprir ao pé da letra como antes, que esqueço o que faz parte da rotina e ela não funciona mais no automático como funcionava, aparentemente esse não é o modelo de insert ideal. O bom de não imprimir o ano todo é que posso fazer mudanças sem peso na consciência.
 
Quem tem ideias de insert pra me sugerir?
 





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Upgrades no planner: pocket para Stabilo e muitos clips decorados


Brasileiro sofre! Se ama planner sofre com a falta de produtos legais para customização! Não achamos quase nada do que vemos no Pinterest pra vender aqui e temos de comprar tudo de fora ou fazer nós mesmos. Vou dar umas dicas de coisas que eu fiz pro meu planner pra te inspirar a por a mão na massa!

Estojo de Stabilo:
As gringas sempre tem um pocket de canetas e me causavam grande inveja. Quando comprei meu kit de Stabilo idealizei mante-las dentro do planner, mas não cabia pois a embalagem que vem o kit de 10 canetas era maior e não tinha espaço pra fazer os furos. Só recentemente olhei pra embalagem e pras whasi tapes, fui construindo uma lateral com três faixas de whasi tapes presas na lateral da embalagem e deu nessa lindeza!


Paper Clips
Passeando pelo Pinterest você vê que as gringas tem um monte de paper clips lindos! Mas não é difícil fazer o seu: Imprima e recorte um desenho, você pode plastificar ou colar num papel cartão, pra dar firmeza. Use a cola quente para colar o clips e cole um papel colorido atrás para dar acabamento.


Clips decorados
Se você não curte muito clips de papel, pode usar missangas ou partes de bijuterias para fazer lindos clips decorados!


É só passar a missanga pelo clip e colar a lateral da missanga.
Para as partes de bijuteria sempre procuro um ponto para prender ou apoiar o clip antes de colar, pois metal não é muito bom de colar. Se não tiver nenhum apoio, colo toda a parte de cima do clips para fixar melhor. Cole um papel sobre a cola para dar acabamento.

Clips feitos com botões:
Olha que idéia legal! Aqueles botões lindinhos virando clips estilosos e fofos para o seu planner!



Não tem segredo, basta cortar o excesso desse furo, pois ele é muito largo para o clipe, colocar cola nesse furo, colocar o clipe e aplicar só um pouquinho de cola em cima e colocar um pequeno pedaço de papel para dar acabamento.



Esses foram upgrades recentes que dei no meu planner, daqui a pouco posto mais. Meu próximo upgrade será as divisórias.

Bjs e até a próxima!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Bullet Journal

Quando eu estava pesquisando sobre os planners, achei essa ideia incrível. Ryder Carroll, um designer americano, desenvolveu o Bullet Journal, um método de organização super simples, que exige uma caderneta e uma caneta. Num mundo em que cada vez se fala mais em economia e simplicidade, taí uma alternativa interessante àquele planner caríssimo! Olha a descrição:  “É um sistema analógico da Era Digital que vai te ajudar a organizar o presente, recordar o passado e planejar o futuro.” É uma lista de tarefas, diário, caderno e rascunho, super flexível às suas necessidades, diferente das agendas impressas.
Pra entender do assunto, indico o vídeo do próprio Ryder Carroll, está em inglês mas o bullet jounal é tão simples que você vai entender apenas pelas imagens!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Customização da agenda planner fichário

Vamos falar da customização da agenda planner fichário nova?

Falei dela no post anterior, a minha Macaron tamanho A5 cor rosa escuro. Eu achei a cor da capa muito séria e queria usar as folhas que vieram e acrescentar folhas do caderno Neon Kori, que eu nunca tinha usado e estava parado na minha estante. Comecei pela capa do caderno, que é linda e de papel couché 180 gr. Usei um estilete e régua para cortar a parte furada, que dava o tamanho certinho das folhas que vieram com a agenda.

 
Atrás da capa usei como dashboard, para colocar os post-it's e flags. Tem flag e post it da Spiral e flags de papel da 25 de março.

 
Eu removi as abas das divisória que vieram com a agenda, pois ficavam em cima e atrapalhavam o uso da régua Today, coloquei as abas na lateral com esses divisores adesivos da Yes, preciso de mais, pois os meus acabaram. Eu estou usando elas sem decoração, pois estou esperando as minhas whasi tapes e adesivos chegarem.

 
 
A primeira parte do meu planner são as divisões por área de interesse, tenho família, casa, alimentação, finanças, estudos da Bíblia e projetos. Para cada um uso uma cor específica de divisória e, quando possível, de folhas, assim fica fácil identificar as coisas com uma olhada rápida. Algumas também tem folhas que vieram na agenda, como a parte de alimentação e a financeira, em outras divisões eu acrescentei apenas algumas folhas da agenda, para mesclar um pouco o uso das folhas.


 
A ideia é usar livremente essas folhas para escrever a mão, já que a cor delas já é um destaque incrível! Vi uma pessoa que após recortar as folhas fez a impressão só em preto nessas folhas, mas eu não tinha idéia do que precisava de cada área e folha, então vou escrever tudo. As folhas do caderno tem 75 gr, mas parecem reter mais a tinta do que o esperado.


 
Vamos agora falar da parte de customização das folhas que vieram no planner. Usei as canetas abaixo e uma régua para as folhas pautadas, to-do, grid e quadriculadas. Essas canetinhas só são recomendadas em papel com gramatura acima de 100, pois vazam pro outro lado.

 
Eu comecei com a parte financeira não sei bem o motivo, mas deu aquele click e eu aproveitei! Usei folhas To-Do e folhas com linhas.

 
Depois eu fiz foi a parte de contatos, gostei muito do uso da marca texto.

 
Usei uma imagem do Pinterest como inspiração e fiz o mês com a folha na horizontal. Como o grampo do fichário tem capacidade para poucas folhas, vou manter todas as folhas com os meses no planner, para marcar os compromissos futuros e manter apenas as folhas semanais do mês corrente.

 
Na parte de trás do mês coloquei aqui no track monthly as minhas rotinas Fly Lady e outras coisas.

 
A semana foi difícil de definir! A minha idéia era usar um semanal em duas páginas, mas com o controle do número de folhas não dá pra exigir demais. Iniciei com a semana em 1 página, com três colunas, que define bem o conceito de prioridade dos compromissos e tarefas, com um plus para meus projetos, cronograma capilar, leituras e etc. Não tem muito espaço, tenho de ser bem sucinta e se necessário usar um post it para mais coisas.

 
Eu também tive de rever o uso dos acessórios em PVC, que eu falei em um outro post. No Ziploc, que eu ia guardar as canetas, coloquei atrás dos cartões e estou usando como um bolso de carteira, com pequenos papéis, moedas e quanto preciso ter dinheiro em espécie. O porta cartões foi utilizado para guardar uma cópia dos documentos dos meninos, para que eu possa andar com eles sem aquela neura de sempre ver onde estão os documentos deles quando saem comigo. As duas placas fosca de PVC ficaram no começo e no fim, pra proteger essas folhas que sempre acabam rasgando ou sujando. O envelope foi pra parte das finanças, onde gosto de colocar as contas que vou pagar, mas estou pensando em fazer um com uma pasta A-Z que tenho.

É assim que estou com o planner nesse momento. Estou conseguindo usar diariamente, só não levo pro almoço, onde preciso de um lugar pro celular e dois cartões. O meu planner não é pesado como dizem sobre o A5, mas eu tomo cuidado e revi o que preciso ter na bolsa, ando sempre revezando o lado que carrego a bolsa, essas coisas. Me incomodo com o espaço que ocupa na mesa, já que a minha é pequena, acabo deixando ela aberta em cima da cama. Eu não uso ele no trabalho, só abro se preciso resolver algo pessoal durante o dia, mas a mesa lá é bem maior. Estou em fase de adaptação e sempre me pego com dúvidas, se devo usar a agenda fichário A5, mas a ideia é usar ela desse jeito em 2016.
Como estou usando ele como um bullet journal, estou pensando em outros layouts para a página semanal, até rever algumas coisas das abas e fazer algo mais devorado. Acho que o bullet journal é perfeito para uso em fichário, pois se aquela página não ficou legal é só tirar e fazer outra, colocar em outra ordem, ou imprimir algo e fazer os furos. Pra quem não conhece muito sobre control journal, vou falar disso na próxima postagem.

Bjs e até mais!