quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Idéias para vencer o cansaço e ir à luta

A vida é uma constante luta e não adianta fugir dessa regra. Tudo exige esforço e motivação, seja para manter a sua casa limpa e organizada, fazer uma faculdade, colocar um projeto em funcionamento. Eu venho me sentido muito cansada ultimamente e tenho um desanimo muito forte em dias acinzentados e chuvosos, então venho recorrendo aos macetes abaixo para fazer algo.

Ao acordar:
1- Levantar e se vestir com roupas adequadas à temperatura: Noto que sempre dá aquela vontade de voltar pra cama se eu não estou agasalhada o suficiente, blusa, calça, meias e sapatos confortáveis ajudam e muito a evitar voltar pra cama.
2- Arrumar a cama e abrir as janelas também ajuda, pois a claridade fará seu relógio biológico te despertar e você já arrumou a cama pensa duas vezes antes de bagunçar.
3- lavar o rosto e escovar os dentes em seguida, nada de economizar agua e limpar só os cantos dos olhos. Ajuda a despertar e iniciar o dia.
4- café da manhã pra colocar o corpo pra funcionar. Você já ficou 8 horas sem se alimentar e precisa renovar suas energia. Nada de procrastinar no pc e tomar café às 10:30 da manhã.
5- ver as tarefas e rotinas na agenda ou control jornal é essencial para entrar no ritmo da produtividade.

Ao chegar em casa:
1- não sente ou deite. Se o seu corpo esfriar, o cansaço vai te abater. Deixe para sentar ou deitar na hora da janta ou na hot de dormir. A possibilidade daquela sentada no sofá confortável te fazer perder todo o seu tempo é muito grande.
2- esquecer o celular e computador. Use-os como premiação quando você concluir uma parte das tarefas, cronometrando o tempo a ser usado.
3- trocar de roupa pro seu corpo identificar a sua rotina doméstica e você arregaçar as mangas e trabalhar.
4- lavar o rosto e as mãos ajuda a dar aquela animada necessária depois de um dia de trabalho. Também pode ser util uma bebida refrescante ou um café.
5- abrir a agenda/control jornal e seguir as rotinas. Com tudo anotado, você conclui uma tarefa e se anima pra fazer mais uma. Mesmo que o cansaço bata, se esforce pra cumprir ai menos duas tarefas.
6- comece por tarefas que você não odeie tanto. Encarar o que você mais odeia ao chegar em casa é um passo mais perto da procrastinação. Comece com algo mais simples e já no clima de trabalho ataque seu ponto fraco.
A regra de não engessar a sua rotina vale ouro aqui, dividir as tarefas grandes em pequenas e esquecer as duas coisas que detonam todas as rotinas e projetos: Perfeccionismo e procrastinação. Chô ! É uma luta constante condicionar a mente e o corpo para fazer tarefas que não se tem vontade. Mas se disciplinar para vencer sua falta de vontade e um passo necessário para o sucesso. Vença a si mesmo.

sábado, 31 de outubro de 2015

Organizando a mente para passar por situações difíceis




Essa semana eu lembrei de uma época bem difícil da minha vida, depois que sai da depressão e tentava me reerguer, sem saber se estava realmente boa pra encarar a vida, mas a vida não espera você melhorar. Sem perceber, criei um mecanismo de defesa pra sobreviver sem voltar pro buraco, nem alimentar o big black dog. É um trabalho contínuo de condicionar a mente pra trabalhar a seu favor, substituir a ansiedade/tristeza/nervoso por coisas amenas e se programar para pensar e tomar decisões para ter controle sobre sua própria vida e não viver refém das emoções.
  • Não me permitir passar muito tempo triste, pois nessa você acaba alimentando o desanimo e tristeza. Me proíbo mesmo, e vou ocupando a mente com outras coisas. Eu leio muito.
  • Tento ser uma pessoa mais positiva, se um pensamento negativo brote na mente eu procuro um positivo pra equilibrar a mente.
  • Me esforço pra ver o quanto as coisas que faço tem diferença na nossa vida. Não é algo natural, exige esforço, mas é algo que faz bem, mesmo que veja pouca diferença.
  • Fazer algo pra melhorar o ânimo. Eu pinto, faço artesanato ou passeio.
  • Faço uma lista das coisas que preciso fazer hoje e me esforço em fazer elas e não perder tempo. Cada dia tem suas preocupações, nada de sobrecarregar a mente com coisas desanimadoras que não precisam ser feitas hoje.
  • Ter um momento certo para me organizar e me programar. Como eu tento não sobrecarregar a mente desnecessariamente, preciso reservar um momento para pensar no que fazer amanhã e na próxima semana, rever compromissos importantes, revisar meus alvos para o ano e analisar se estou agindo de acordo com eles, definir prioridades, etc.
  • Centralizar as minhas informações, lembretes, tarefas e agenda. Se você centraliza tudo, precisa consultar apenas uma fonte. Menos stress com coisas a fazer, a agendar ou sumiço de informações. Isso liberta a sua mente das ansiedades.
  • Evitar longas reflexões sobre a vida ou o que tenho de fazer, o que quero fazer quando estou desanimada. Reflexões são ótimas, mas quando você está com uma visão correta e não a embaçada visão da tristeza.
  • Nos momentos mais negros eu repito um mantra: tenho de controlar a minha mente, ela trabalha pra mim, e não o contrário.
  • Outra frase que sempre repito pra mim mesma é: não permita que o externo tire a sua paz interna. Não é uma questão de não se importar e sim de não perder a cabeça.
  • Acreditar em algo além dessa vida é essencial, visto que existem situações que penas a fé é suficiente para nos impedir de desabar.
Esse é o meu esquema para colocar a mente para trabalhar a meu favor e blindar a mente o máximo possível contra as pressões diárias, a ansiedade, preocupações, inseguranças, frustrações, ideias que não viram planos e só sobrecarregam a mente.
 
Tranquilidade é bom e eu gosto!
 

 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como usei minha agenda para me ajudar a incluir rotinas diárias

Se você já pesquisou como usar agenda, já se deparou com conceitos como "A agenda não é lugar de incluir tarefas, a menos que seja impreterível a realização naquele dia; agenda é pra compromissos." Honestamente eu tenho pouquíssimos compromissos, então seguindo a regra nem seria útil ter uma agenda. Sem saber dessa regra, usava a agenda assim e ela nunca era realmente usada e eu continuava desorganizada e esquecendo os poucos compromissos que eu tinha e lembrava de anotar na agenda.
O Fly Lady tem o control jornal, uma espécie de fichário com diversas rotinas de limpeza e coisas do gênero e uma agenda de 1 mês bem simples. Quando comecei no Fly Lady, tentei usar o Evernote para montar meu control jornal e ao abrir o celular pra ver minhas rotinas eu me distraia com as notificação do celular, do email, do joguinho, do Facebook , entrava no app e acabava sem fazer as rotinas. Depois passei as rotinas para o meu planner, onde tenho uma aba para o Fly Lady e as paginas para cada rotinas, mas confesso que a separação por paginas me atrapalhava, ter as rotinas em uma seção diferente da agenda diária me dava margem pra me distrair e não fazer tarefas da rotina.

Ainda procurando uma forma eficiente de usar a agenda e incluir hábitos na minha rotina, pesquisei e vi várias formas diferentes de usar a agenda, pensei em usar um printable bem legal com espaço para rotinas, mas o tamanho A6 limita bem o tipo de printable, tem que mandar imprimir, tem que comprar folha no tamanho mais difícil de se encontrar, uma dificuldade toda. Como não era algo rápido e eu estava com pressa pra começar a me organizar, escrevi as rotinas a mão, aproveitando o miolo de 1 pagina por dia (exceto sábado e domingo) que veio na agenda. Esse foi um marco, uma das grandes mudanças que vi na minha rotina.




Passei a reservar uns 20 minutinhos no domingo para programar a próxima semana e incluir as tarefas das rotinas em cada dia da agenda, além de ter as paginas do control jornal. Inclui também alguns projetos e cuidados pessoais que quero incluir na minha rotina. Pode parecer uma paranoia copiar sete vezes praticamente a mesma coisa, mas eu vou relatar como essa forma de registro diário me ajudou no começo do Fly Lady a fixar as rotinas na minha vida:
  •  Gasto um tempo escrevendo a rotina, compromissos e tarefas de toda a semana, o que me dá aquele sentimento de comprometimento, que se eu não seguir a rotina apenas gastei meu tempo copiando ela 7 vezes. 
  • A repetição me fez decorar o que tenho programado, facilitando a fazer as rotinas no automático. 
  • Minha agenda tem aqueles marcadores de página Hoje, então abro ela no dia e vejo tudo que tenho pra fazer naquele dia: Rotinas, tarefas e compromissos. Mantenho ela sempre aberta em casa, pra eliminar o máximo de tarefas que anotei. 
  • Coloco um check pra marcar aquilo que fiz, assim não perco tempo revendo a lista (ou pensando na morte da bezerra) e fico super feliz quando consigo cumprir toda a programação.  
  • Marcar o que fiz ou não é bom pois me permite fazer uma analise semanal do que preciso melhorar ou se preciso fazer mudanças na minha programação para chegar a algo realista.  
  • Toda noite eu revejo o dia de hoje e quando eu não sigo a programação um dia, penso no trabalho que tive escrevendo tudo daquela semana e em como eu pensei que aquilo mudaria minha vida, essa reflexão me obriga a me esforçar no dia seguinte. 
  • Escrever as rotinas na mão me permitiu chegar a um modelo de rotina personalizado, que será usado para para impressão no próximo ano.
Eu fui incluindo as rotinas aos poucos, em baby steps mesmo. Meu único cuidado era escrever na ordem que eu gostaria de fazer e separei cores pra cada divisão: Fly Lady, projetos, família, alimentação, etc. Como a organização é algo que está em constante mudança e evolui, com o tempo esse trabalho de escrever várias e várias vezes não será tão necessário, quando as rotinas já estiverem no automático. Estou testando uma forma de incluir as rotinas no marcador de página para consulta, ou usar um printable personalizado que tenha as minhas rotinas. Mas esse esquema de anotar me disciplinou tão bem que tenho medo de perder o ritmo se alterar.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projetinhos de fim de ano para decorar a casa


Fim de ano vem ai e muitas pessoas querem deixar a casa nos trinques para as festas, já eu quero aproveitar o 13o pra dar uma ajeitada na casa. Pesquisas feitas, eis aqui meus projetos que espero concluir até 01 de janeiro de 2016.



1- capa de sofá: Meu projeto inicial era forrar o sofá, que é de courinho e está com o assento muito rachado. Mas, analisando bem, como tenho filhos pequenos e eles detonam o sofá com um monte de brinquedos e sujam com biscoitos, achei melhor fazer uma capa pela facilidade de retirar para lavar. Meu sofá é com o ombro de madeira vazado, então não consigo simplesmente comprar uma capa. Mas achei um molde para cadeira que serve para o meu sofá, só preciso adaptar as medidas.



2- apoio de cama - aqui não temos criado mudo desde que nos mudamos pra apartamento, faz tempo mas ainda sinto muita falta. Achei essa ideia e amei, não ocupa espaço e é muito útil, mas não consegui uma pessoa pra fazer pra mim. Então lá vou eu! Me desejem sorte.



3- forração para o box da cama - eu odeio aquelas saias de cama, primeiro porque são caras, segundo porque nunca combinam com a roupa de cama e terceiro porque a minha cama tem um tamanho diferente, é uma cama de viúvo, e é difícil achar lençóis, imagine saias. Mas pra piorar eu tive um gatinho que jurou o box de morte e afiava ruidosamente suas unhas nele, então o que já não era bonito ficou pior. Ai achei essa idéia de forrar o box e achei muito prática, resolvendo a questão e decorando. Essa estampa seria perfeita pro meu quarto.




4- forrar caixas de papelão: Falei no começo do ano que mudei e tinha umas caixas boas que eu ia forrar. Você forrou? Não? Nem eu! Pois é, ainda tenho 5 no maleiro vazio sem uso, tem duas que foram pra lavanderia e 2 que foram pra estante da minha mesa, mas ainda estão com o rotulo de capacetes, já que as caixas eram reaproveitadas.



5 - Quadros: Quero imprimir algumas imagens que venho selecionando pra decorar as paredes. Quero colocar uma imagem diferente no banheiro e talvez alguns organizadores pequenos pra dar uma cor. Tenho uma parede na sala que precisa de uns quadros e o quarto dos meninos que precisa de um algo mais.




Pensar agora no que pretende fazer em dezembro é bom pra você providenciar os materiais necessários, ou solicitar orçamentos, caso você prefira pagar alguém pra fazer. Eu vou precisar de tecido, grampo de tapeçaria, uma costureira pra fazer o acabamento da capa e do apoio de cama, comprar molduras de quadros, alguns organizadores e imprimir as imagens em uma gráfica.

Mãos à obra!

domingo, 25 de outubro de 2015

Caindo da carroça - Fly Lady




Cair da carroça é o termo usado pela Fly Lady para quando você deixa de seguir as rotinas. Mesmo quem segue a muito tempo o método tem esses momentos, pois a vida é algo bem inconstante. Eu já cai da carroça por diversos motivos, crise de enxaqueca, filhos ou marido doentes, feriado prolongado ou desanimo.



Quanto mais você demora a voltar, mais difícil fica, já que a sua casa fica mais bagunçada. A Fly Lady tem um esquema de limpeza de emergência, mas é uma coisa meio louca, 15 minutos aqui, pare tudo e faça mais 15 ali, faz outra coisa e vai e volta, me parece uma maratona louca e corrida. Eu não sei se nunca cheguei a um nível de desorganização alto que justificasse essa rotina, só sei que não cheguei a usa-la e não sei dizer se funciona sem me deixar doida, mas preciso testar.

Nas caídas da carroça eu acabo sempre seguindo as rotinas e aos poucos a casa volta ao eixo. Arrumar as camas, limpar a privada e a pia do banheiro, recolher as coisas fora do lugar e eliminar hot spots, colocar uma carga de roupa na maquina e lavar a louça já dá pra colocar a mente no lugar. Se tiver como dedicar uma hora para a limpeza dos pisos e tirar o pó tudo parece no lugar. Eu coloco a família toda nessa empreitada, crianças pra guardar os brinquedos, tirar o pó dos móveis, eu e o marido revezamos para limpar o chão, colocar uma carga de roupa na maquina, faz a pia brilhar, dividindo as tarefas fica mais fácil. Nada de se matar sozinha de tanto trabalhar ou ficar maluca.

Eu sempre percebo que uma queda da carroça está para chegar quando não faço a zona da semana. Ou quando falta animo até pra ver a agenda. O ideal é identificar esse momento inicial de desamino/cansaço e se esforçar ainda mais para não cair da carroça, pois se cair de vez fica mais difícil retomar as rotinas e organização da casa. Se eu não seguir as rotinas no começo da semana, ai os dias de descanso vão ser dias de limpeza.

O timer ajuda muito nesse momento inicial de caída, quando estamos desanimadas ou não temos tempo ou força suficiente. Diga a sí mesma: "farei o meu melhor em 15 minutos" e além do seu trabalho fazer a diferença, pode te motivar a fazer mais. Experimente colocar um timer e faça o mais rápido que puder uma limpeza na cozinha, você verá que não é muito tempo e que não é tanto esforço, provavelmente você vai colocar mais 15 minutos, se colocar ou não ficará satisfeita com tudo o que fez. É incrível como você consegue ganhar tempo com o uso de um timer e 15 minutos direcionados a uma única coisa por vez!


Eu escrevi esse texto com base na minha experiência e fui pesquisar sobre esse célebre momento que é cair da carroça e encontro esse texto da Fly Lady traduzido pelas meninas do Flytradução, Não é que fala bem aquilo que eu disse? Ok, mais ou menos. Segue o link pra se inspirar; http://flytraducao.blogspot.com.br/2012/12/licoes-da-flylady-dicas-para-nao-cair.html

E lá vamos nós subir de novo na carroça!

 
 
 
Veja os outros posts da série Fly lady:

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Hora de definir o planner de 2015 - Filofax, Redfax ou China?

2015 está acabando, entramos no ultimo semestre (graças a Deus, ôh ano difícil de aguentar...). Essa é uma boa hora para pensar na agenda 2016, especialmente se for comprar algo fora do Brasil. Também é uma boa hora pra definir o refil de seu planner, pois existem tantas opções, você pode comprar, mandar imprimir ou imprimir em sua própria impressora, e tudo isso exige um papel no tamanho certo.
Eu tenho uma Maiofax, mas é no tamanho A6 e ando sentindo falta de folhas maiores, já que a agenda tende a engordar conforme você vai colocando mais folhas. Tem modelos da Maiofax em A5, mas estou a procura de bolsos e ela não tem muitos.

Meu sonho é uma Filofax Finsbury roxa, sonho esse cada dia mais impossível com a alta do Dolar. Pior é que a loja wordwide da Filofax que faz entrega pro Brasil fica na Inglaterra, ou seja, você vai comprar com o preço do Euro. Ai meu bolso!



Ví num blog que a Kikki k usa o dollar australiano para compra, mas não me apaixonei pelos modelos, apenas pelo grampo de fichário dourado. Também falta bolsos.

LEMBRETE: Quem está pensando em comprar fora a agenda também deve contar com a taxa de importação de 60% do valor da compra, pois a probabilidade de taxação em pacotes com rótulos de empresa é altíssima.

Minha terceira opção é a Redfax e já venho a um bom tempo namorando a Microfibra Soho vermelha no tamanho grande, mas não estava disponibilizando em novas cores e tamanhos, entrei em contato pelo site e me informaram que o modelo Soho não está mais sendo produzido. Me apaixonei por esse bolso que incrível, fiquei esperando que agora tivesse mais cores disponíveis e dancei. Mais um sonho que se acaba antes de eu poder comprar...

Imagem do entrepapéis.com.br
A China tem opções legais, com preços em bem em conta, mas fico em duvida da qualidade ou quando vai chegar, visto que as minhas últimas compras lá demoraram até 4 meses pra chegar (obrigado, Receita Federal). Os modelos bem legais custam entre 70-150 reais, com divisórias e alguns inserts. Sempre que comprarem vejam a nota que dão para aquele produto e se tem fotos de quem já recebeu, além da nota do vendedor.


Só  faltou aquele zíper legal da Filofax Finsbury pra ser uma réplica. 

A Tilifax também está sendo considerada, apesar das cores não empolgarem tanto, e o tamanho não ser A5...

Nada resolvido e com mil dúvidas na cabeça, então vou decidir na moeda mesmo. A próxima coisa a decidir são os inserts para usar em 2016.

Até a próxima!



Você também poderá gostar de:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/05/como-personalizar-sua-agenda.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/05/a-minha-agenda-nao-e-filofax.html?m=1

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Lista detalhada e limpeza por zonas - Fly Lady

Quando você inicia o método e faz os baby steps percebe que falta fazer aquela faxina pesada na casa: lavar azulejos, janelas, forno, em cima e dentro dos armários. Gente, as rotinas diárias são ótimas, mas não são tudo, são o início. Nos baby steps você aprende a deixar a sua casa minimamente limpa e organizada e inicia o declutter, ao finalizar os baby steps já pode iniciar a rotina semanal, criar seu check list semanal de limpeza e somente depois de concluir o declutter em uma zona você inicia a limpeza detalhada por zona. Você inclui na sua rotina o básico e vai avançando com a ajuda das tarefas diárias. Isso de esperar irrita, mas limpar detalhadamente após o declutter é muito mais fácil e rápido.
O método Fly Lady nos ensina a dividir a casa em 5 zonas e trabalhar elas por semana. E qual a diferença de fazer a limpeza da zona depois do declutter? Você não vai ter um monte de tralha no caminho, as coisas estarão em seu lugar e a limpeza detalhada será feita sem traumas, nem durará um dia inteiro.

O que são as zonas? Eis a divisão e o período de cada uma:
Zona 1: Entrada/ porta da frente/ sala de jantar - Primeiros dias do mês até o próximo domingo
Zona 2: Cozinha/ porta dos fundos/ lavanderia/ despensa - Primeira semana completa do mês
Zona 3: Banheiro principal/ quarto extra/ quartos das crianças/ sala de artesanato - Segunda semana completa do mês
Zona 4: Quarto principal/ banheiro/ closet - Terceira semana completa do mês
Zona 5: Sala de visitas/ sala da família / sala da TV - Os últimos dias do mês, de segunda até o primeiro dia do mês seguinte

Para limpar detalhadamente, faça uma lista de todos os itens pra limpar: Desde paredes, lustres, tomadas e interruptores, a todos os móveis por dentro e por fora. É legal dividir as tarefas em pequenas tarefas, em vez de colocar "limpar o guarda-roupa", desmembre a grande tarefa em tarefas menores:"-limpar em cima do guarda roupa, -limpar e organizar gavetas do guarda-roupa, -organizar sapatos e bolsas". Essa divisão em tarefas menores facilita a visualização do que você pode fazer em pouco tempo, separando por dia.

Abaixo tem links legais de modelos de lista de limpeza detalhada para você usar como base para desenvolver a sua lista do blog Organizar Minha Casa, basta incluir e excluir itens de acordo com a sua casa.

Zona 1 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-1.html
Zona 2 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-2.html
Zona 3 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-3.html
Zona 4 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-4.html
Zona 5 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-5.html

Você monta as suas listas de limpeza e começa a seguir a limpeza de cada zona, uma tarefa por vez. Faça aos poucos, 15 minutos ou em 2 seções de 15 minutos, inclua em sua rotina fazer uma ou duas tarefas da zona por dia. Seguindo esse esquema é possível limpar toda a sua casa em 1 mês. Noto que quando você tem uma boa lista detalhada as espiadinhas da semana já estão lá, visto que as espiadinhas nada mais são do que pequenas tarefas da zona.

Bora lá limpar toda a sua casa em 1 mês de forma organizada e sem escravidão? Bons vôos!



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/a-minha-adaptacao-da-rotina-semanal.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/declutter-fly-lady.html?m=1