terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projetinhos de fim de ano para decorar a casa


Fim de ano vem ai e muitas pessoas querem deixar a casa nos trinques para as festas, já eu quero aproveitar o 13o pra dar uma ajeitada na casa. Pesquisas feitas, eis aqui meus projetos que espero concluir até 01 de janeiro de 2016.



1- capa de sofá: Meu projeto inicial era forrar o sofá, que é de courinho e está com o assento muito rachado. Mas, analisando bem, como tenho filhos pequenos e eles detonam o sofá com um monte de brinquedos e sujam com biscoitos, achei melhor fazer uma capa pela facilidade de retirar para lavar. Meu sofá é com o ombro de madeira vazado, então não consigo simplesmente comprar uma capa. Mas achei um molde para cadeira que serve para o meu sofá, só preciso adaptar as medidas.



2- apoio de cama - aqui não temos criado mudo desde que nos mudamos pra apartamento, faz tempo mas ainda sinto muita falta. Achei essa ideia e amei, não ocupa espaço e é muito útil, mas não consegui uma pessoa pra fazer pra mim. Então lá vou eu! Me desejem sorte.



3- forração para o box da cama - eu odeio aquelas saias de cama, primeiro porque são caras, segundo porque nunca combinam com a roupa de cama e terceiro porque a minha cama tem um tamanho diferente, é uma cama de viúvo, e é difícil achar lençóis, imagine saias. Mas pra piorar eu tive um gatinho que jurou o box de morte e afiava ruidosamente suas unhas nele, então o que já não era bonito ficou pior. Ai achei essa idéia de forrar o box e achei muito prática, resolvendo a questão e decorando. Essa estampa seria perfeita pro meu quarto.




4- forrar caixas de papelão: Falei no começo do ano que mudei e tinha umas caixas boas que eu ia forrar. Você forrou? Não? Nem eu! Pois é, ainda tenho 5 no maleiro vazio sem uso, tem duas que foram pra lavanderia e 2 que foram pra estante da minha mesa, mas ainda estão com o rotulo de capacetes, já que as caixas eram reaproveitadas.



5 - Quadros: Quero imprimir algumas imagens que venho selecionando pra decorar as paredes. Quero colocar uma imagem diferente no banheiro e talvez alguns organizadores pequenos pra dar uma cor. Tenho uma parede na sala que precisa de uns quadros e o quarto dos meninos que precisa de um algo mais.




Pensar agora no que pretende fazer em dezembro é bom pra você providenciar os materiais necessários, ou solicitar orçamentos, caso você prefira pagar alguém pra fazer. Eu vou precisar de tecido, grampo de tapeçaria, uma costureira pra fazer o acabamento da capa e do apoio de cama, comprar molduras de quadros, alguns organizadores e imprimir as imagens em uma gráfica.

Mãos à obra!

domingo, 25 de outubro de 2015

Caindo da carroça - Fly Lady




Cair da carroça é o termo usado pela Fly Lady para quando você deixa de seguir as rotinas. Mesmo quem segue a muito tempo o método tem esses momentos, pois a vida é algo bem inconstante. Eu já cai da carroça por diversos motivos, crise de enxaqueca, filhos ou marido doentes, feriado prolongado ou desanimo.



Quanto mais você demora a voltar, mais difícil fica, já que a sua casa fica mais bagunçada. A Fly Lady tem um esquema de limpeza de emergência, mas é uma coisa meio louca, 15 minutos aqui, pare tudo e faça mais 15 ali, faz outra coisa e vai e volta, me parece uma maratona louca e corrida. Eu não sei se nunca cheguei a um nível de desorganização alto que justificasse essa rotina, só sei que não cheguei a usa-la e não sei dizer se funciona sem me deixar doida, mas preciso testar.

Nas caídas da carroça eu acabo sempre seguindo as rotinas e aos poucos a casa volta ao eixo. Arrumar as camas, limpar a privada e a pia do banheiro, recolher as coisas fora do lugar e eliminar hot spots, colocar uma carga de roupa na maquina e lavar a louça já dá pra colocar a mente no lugar. Se tiver como dedicar uma hora para a limpeza dos pisos e tirar o pó tudo parece no lugar. Eu coloco a família toda nessa empreitada, crianças pra guardar os brinquedos, tirar o pó dos móveis, eu e o marido revezamos para limpar o chão, colocar uma carga de roupa na maquina, faz a pia brilhar, dividindo as tarefas fica mais fácil. Nada de se matar sozinha de tanto trabalhar ou ficar maluca.

Eu sempre percebo que uma queda da carroça está para chegar quando não faço a zona da semana. Ou quando falta animo até pra ver a agenda. O ideal é identificar esse momento inicial de desamino/cansaço e se esforçar ainda mais para não cair da carroça, pois se cair de vez fica mais difícil retomar as rotinas e organização da casa. Se eu não seguir as rotinas no começo da semana, ai os dias de descanso vão ser dias de limpeza.

O timer ajuda muito nesse momento inicial de caída, quando estamos desanimadas ou não temos tempo ou força suficiente. Diga a sí mesma: "farei o meu melhor em 15 minutos" e além do seu trabalho fazer a diferença, pode te motivar a fazer mais. Experimente colocar um timer e faça o mais rápido que puder uma limpeza na cozinha, você verá que não é muito tempo e que não é tanto esforço, provavelmente você vai colocar mais 15 minutos, se colocar ou não ficará satisfeita com tudo o que fez. É incrível como você consegue ganhar tempo com o uso de um timer e 15 minutos direcionados a uma única coisa por vez!


Eu escrevi esse texto com base na minha experiência e fui pesquisar sobre esse célebre momento que é cair da carroça e encontro esse texto da Fly Lady traduzido pelas meninas do Flytradução, Não é que fala bem aquilo que eu disse? Ok, mais ou menos. Segue o link pra se inspirar; http://flytraducao.blogspot.com.br/2012/12/licoes-da-flylady-dicas-para-nao-cair.html

E lá vamos nós subir de novo na carroça!

 
 
 
Veja os outros posts da série Fly lady:

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Hora de definir o planner de 2015 - Filofax, Redfax ou China?

2015 está acabando, entramos no ultimo semestre (graças a Deus, ôh ano difícil de aguentar...). Essa é uma boa hora para pensar na agenda 2016, especialmente se for comprar algo fora do Brasil. Também é uma boa hora pra definir o refil de seu planner, pois existem tantas opções, você pode comprar, mandar imprimir ou imprimir em sua própria impressora, e tudo isso exige um papel no tamanho certo.
Eu tenho uma Maiofax, mas é no tamanho A6 e ando sentindo falta de folhas maiores, já que a agenda tende a engordar conforme você vai colocando mais folhas. Tem modelos da Maiofax em A5, mas estou a procura de bolsos e ela não tem muitos.

Meu sonho é uma Filofax Finsbury roxa, sonho esse cada dia mais impossível com a alta do Dolar. Pior é que a loja wordwide da Filofax que faz entrega pro Brasil fica na Inglaterra, ou seja, você vai comprar com o preço do Euro. Ai meu bolso!



Ví num blog que a Kikki k usa o dollar australiano para compra, mas não me apaixonei pelos modelos, apenas pelo grampo de fichário dourado. Também falta bolsos.

LEMBRETE: Quem está pensando em comprar fora a agenda também deve contar com a taxa de importação de 60% do valor da compra, pois a probabilidade de taxação em pacotes com rótulos de empresa é altíssima.

Minha terceira opção é a Redfax e já venho a um bom tempo namorando a Microfibra Soho vermelha no tamanho grande, mas não estava disponibilizando em novas cores e tamanhos, entrei em contato pelo site e me informaram que o modelo Soho não está mais sendo produzido. Me apaixonei por esse bolso que incrível, fiquei esperando que agora tivesse mais cores disponíveis e dancei. Mais um sonho que se acaba antes de eu poder comprar...

Imagem do entrepapéis.com.br
A China tem opções legais, com preços em bem em conta, mas fico em duvida da qualidade ou quando vai chegar, visto que as minhas últimas compras lá demoraram até 4 meses pra chegar (obrigado, Receita Federal). Os modelos bem legais custam entre 70-150 reais, com divisórias e alguns inserts. Sempre que comprarem vejam a nota que dão para aquele produto e se tem fotos de quem já recebeu, além da nota do vendedor.


Só  faltou aquele zíper legal da Filofax Finsbury pra ser uma réplica. 

A Tilifax também está sendo considerada, apesar das cores não empolgarem tanto, e o tamanho não ser A5...

Nada resolvido e com mil dúvidas na cabeça, então vou decidir na moeda mesmo. A próxima coisa a decidir são os inserts para usar em 2016.

Até a próxima!



Você também poderá gostar de:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/05/como-personalizar-sua-agenda.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/05/a-minha-agenda-nao-e-filofax.html?m=1

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Lista detalhada e limpeza por zonas - Fly Lady

Quando você inicia o método e faz os baby steps percebe que falta fazer aquela faxina pesada na casa: lavar azulejos, janelas, forno, em cima e dentro dos armários. Gente, as rotinas diárias são ótimas, mas não são tudo, são o início. Nos baby steps você aprende a deixar a sua casa minimamente limpa e organizada e inicia o declutter, ao finalizar os baby steps já pode iniciar a rotina semanal, criar seu check list semanal de limpeza e somente depois de concluir o declutter em uma zona você inicia a limpeza detalhada por zona. Você inclui na sua rotina o básico e vai avançando com a ajuda das tarefas diárias. Isso de esperar irrita, mas limpar detalhadamente após o declutter é muito mais fácil e rápido.
O método Fly Lady nos ensina a dividir a casa em 5 zonas e trabalhar elas por semana. E qual a diferença de fazer a limpeza da zona depois do declutter? Você não vai ter um monte de tralha no caminho, as coisas estarão em seu lugar e a limpeza detalhada será feita sem traumas, nem durará um dia inteiro.

O que são as zonas? Eis a divisão e o período de cada uma:
Zona 1: Entrada/ porta da frente/ sala de jantar - Primeiros dias do mês até o próximo domingo
Zona 2: Cozinha/ porta dos fundos/ lavanderia/ despensa - Primeira semana completa do mês
Zona 3: Banheiro principal/ quarto extra/ quartos das crianças/ sala de artesanato - Segunda semana completa do mês
Zona 4: Quarto principal/ banheiro/ closet - Terceira semana completa do mês
Zona 5: Sala de visitas/ sala da família / sala da TV - Os últimos dias do mês, de segunda até o primeiro dia do mês seguinte

Para limpar detalhadamente, faça uma lista de todos os itens pra limpar: Desde paredes, lustres, tomadas e interruptores, a todos os móveis por dentro e por fora. É legal dividir as tarefas em pequenas tarefas, em vez de colocar "limpar o guarda-roupa", desmembre a grande tarefa em tarefas menores:"-limpar em cima do guarda roupa, -limpar e organizar gavetas do guarda-roupa, -organizar sapatos e bolsas". Essa divisão em tarefas menores facilita a visualização do que você pode fazer em pouco tempo, separando por dia.

Abaixo tem links legais de modelos de lista de limpeza detalhada para você usar como base para desenvolver a sua lista do blog Organizar Minha Casa, basta incluir e excluir itens de acordo com a sua casa.

Zona 1 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-1.html
Zona 2 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-2.html
Zona 3 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-3.html
Zona 4 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-4.html
Zona 5 – http://organizarminhacasa.blogspot.com/2010/05/limpeza-detalhada-da-zona-5.html

Você monta as suas listas de limpeza e começa a seguir a limpeza de cada zona, uma tarefa por vez. Faça aos poucos, 15 minutos ou em 2 seções de 15 minutos, inclua em sua rotina fazer uma ou duas tarefas da zona por dia. Seguindo esse esquema é possível limpar toda a sua casa em 1 mês. Noto que quando você tem uma boa lista detalhada as espiadinhas da semana já estão lá, visto que as espiadinhas nada mais são do que pequenas tarefas da zona.

Bora lá limpar toda a sua casa em 1 mês de forma organizada e sem escravidão? Bons vôos!



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/a-minha-adaptacao-da-rotina-semanal.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/declutter-fly-lady.html?m=1

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Idéias para guardar bijus



Com problemas pra guardar bijus? Vem comigo que eu te mostro um mundo de opções!

Móveis:


Essa é perfeita para quem não tem muito espaço e tem muita biju. Eu, que vivo mudando de apartamento, acho muito prática para locais com pouco espaço. Na frente tem um espelho, que todos precisamos num quarto, então é tudo de bom. Achei no Pinterest, mas acho que é algo que qualquer marceneiro faz.

Esse é o que eu tenho, mas como é muito grande removi as divisões de uma gaveta pra guardar maquiagem e na de cima coloco meus produtinhos maiores .


MDF:

Não é exatamente de MDF, mas é tão útil como os abaixo. Esse é uma gaveta pendurada, com ganchos e caixinhas. 

Olha que fofo esses de MDF! Tem muitos modelos para escolher, certeza que em lojas de MDF você acha algo ideal pra você. 


Organizadores: para organizar o espaço que virou uma zona.


Para guardar bijus com tudo organizado, bonitinho, aproveitando bem o espaço. 

  
Pra quem quer organizar mas não acha os organizadores, quer economizar, reutilizar as forminhas de gelo e aproveitar o espaço.

Sustentável, pratico e praticamente sem custo = não tem mais desculpa pra zona das bijus.

 Reutilizando aquelas forminhas de doces..

Esse eu já ví no Aliexpress e amei! Cabe tudo nele: Colar, brinco e pulseira. Ideal pra quem não tem espaço, pois pode colocar no cabide do guarda roupa.

Usando EVA e cola você faz esses organizadores de anéis e brincos. Ideia de gênio! 

Essas caixas organizadoras são muito práticas, organizam tudo, e são muito boas pra guardar bijus menores e médias. 

Essa deve ser algo artesanal, mas parece muito prático. Já pensei em ela meio aberta na escrivaninha, quando precisar de usar a mesa é só fechar e guardar.


Expositores: para deixar naquela cômoda ou penteadeira e deixar tudo ainda mais lindo.

Outro achado do Aliexpress. Amo!

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Reciclagem está na moda e pode ser muito útil:

Essa é pra quem tem pouca bijus e quer elas a vista: expositor de doces.

Esse lindo organizador deve ficar bem exposto em sua penteadeira! De cartonagem,

Idéia inusitada: Galhos para pendurar colares


De parede Para quem quer investir na verticalização e aproveitar o espaço.

Outra idéia inusitada: pendurar colares num suporte de toalhas. E adeus colares enrolados!
Um novo uso para as molduras e quadros!
 
Cabides de madeira com ganchinhos para pendurar brincos!

Uma variação do cabide: Nesse cabide de plástico é só pregar esses arrebitador.

Idéia muito original: organizar e decorar.
  
Reutilizando caixote e garrafas = ❤

E ai? Já decidiu como dar uma boa organizada na sua biju? Boa organização!

sábado, 10 de outubro de 2015

Declutter - Fly lady

Declutter me parece algo tão natural que achei até estranho textos e livros sobre o assunto. Me lembro que era pequena e via minha mãe esvaziar os armários, separar coisas pra doação e lixo, depois organizar tudo que ela manteria. Quando era adolescente fazia declutter nas minhas coisas e no armário da sala. Minha mãe sempre viveu em casas pequenas e mesmo quando tivemos uma casa maior ela dizia que tinha de reduzir a quantidade de coisas pra facilitar a limpeza. Obviamente não usava esse nome arrojado em inglês, era simplesmente arrumar o armário e nos desfazer das coisas que não usamos mais.
Quando casei tive de lidar com outros conceitos que me marido tinha e a família dele gosta de acumular tralha. Juntou a realidade de ter de trabalhar, cuidar de filho, da vida e da casa e acabei sem tempo pra lidar com o clutter. Até fiz declutter, mas foram algumas vezes nesses 9 anos, nem nas mudanças consegui fazer um declutter na casa toda.
Quando descobri o Fly foi ótimo ver que eu já tinha a base para fazer o declutter, mas o que mais me incomoda é fazer aos poucos, pois eu estava acostumada a pegar uma tarde e detonar o clutter de um armário todo. Sem falar que na minha rotina puxada não dá pra incluir o declutter diariamente, fica só pro sábado mesmo, por 1 hora.


Vamos às dicas da Fly Lady para o declutter, essa é minha versão reduzida do texto, da tradução da Fly Rô.
"Decida com que frequência você fará o declutter de uma zona. Faça um pouco a cada dia, usando um timer.
Comece pela entrada do cômodo e siga no sentido horário.
Escreva em uma caixa: Doação, na outra Lixo e numa terceira Guardar. Forre a caixa “Lixo” com um saco de lixo.
Faça o serviço o mais rápido que puder e não retire do local mais coisas do que você pode arrumar neste tempo.
Comece limpando e se livrando das coisas que não pertencem àquele cômodo, colocando na caixa "Guardar".
Faça as seguintes perguntas a si mesma para identificar suas tralhas:
- Eu amo esse objeto?
- Eu o usei no ultimo ano?
- Isso é realmente lixo?
- Eu tenho outro igual que é melhor?
- Eu devo realmente ter dois?
- Tem valor sentimental ou só me sinto culpada e fico triste quando eu o vejo?
Quando a caixa “Lixo” ficar cheia, retire o saco de lixo, feche e coloque direto na lata de lixo, na lixeira do prédio. Coloque um novo saco na caixa “Lixo” e continue voando até que o tempo se acabe.
Quando a caixa “Guardar” ficar cheia, pegue-a nos braços e percorra a sua casa colocando os itens nos seus respectivos cômodos.
Quando a caixa de Doações estiver cheia, feche-a e a coloque no seu carro. A próxima vez que você sair, você poderá doá-la.
Quando o tempo acabar, você deve colocar as caixas de lado, mas primeiro você precisa esvaziá-las. Vá o mais rápido que puder!"

Gosto muito da forma da Fly Lady de fazer declutter. Nada muito exagerado ou extremista, sem culpa, sem sem milagre e simples.
Agora é hora de agir e detonar com a tralha. Bom declutter!




Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/a-minha-adaptacao-da-rotina-semanal.html?m=1

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A minha adaptação da rotina semanal para quem trabalha fora

Vou contar como tenho adaptado a rotina semanal da Fly Lady e o check list à minha realidade e dividido essas tarefas por dia da semana. Essa é a minha adaptação do sistema, não a forma como ele sugere, é o que eu achei melhor pra minha rotina (tenho dois filhos de 4 e 9 anos, trabalho o dia todo fora de casa, tenho um marido que me ajuda e moro num apartamento pequeno).
Voa fadinha, voa...

Toda segunda eu consigo seguir a rotina semanal Fly Lady, ou seja, é dia de Bênção do lar. A minha é ainda mais básica do que a sugerida, é apenas passar pano, tirar o pó dos móveis e trocar a roupa de cama. Esse é um dia ideal para já ter a janta pronta, bem encaminhada ou fazer um lanche nesse dia, pra não ficar tarde e todos reclamarem. Eu gasto 1 hora e meia na minha bênção do lar resumida (sou muito devagar) então fica difícil fazer a janta do zero e o restante.
Na terça meu foco é lavar o banheiro, lavo a pia, a privada e o piso, passo limpa limo nos azulejos e box e dou uma esfregada, esvazio o lixo e limpo os espelhos, só o básico e que não dá pra esperar pela limpeza da zona. Terça é o dia do mimo no sistema Fly Lady, então aproveito para fazer uma hidratação nos cabelos e máscara de argila no rosto.
Na quarta faço uma limpeza básica da cozinha e também cozinho. Tenho feito um pouco a mais de comida e fazemos uma adaptação ou complemento para variar, mas na quarta eu tenho mesmo de cozinhar. Aproveito minha estadia na cozinha para limpar o fogão, microondas e geladeira, varrer o chão da cozinha e lavanderia.
Na quinta e sexta eu faço só as rotinas diárias e olhe lá. Eu já estou bem cansada nessa altura da semana e não adianta fazer promessa que já se sabe que não será cumprida, então me dedico apenas às rotinas diárias ou pequenas tarefas da zona.
No sábado me dedico a finalizar a zona e as coisas que mais falho durante a semana. Tem algumas tarefas que não dá pra fazer a noite num apartamento (como lavar a janela), então uma parte da limpeza da zona sempre fica pro sábado. Eu dedico uma pequena parte do meu dia, duas horas apenas, estou tentando incluir esses hálitos na minha rotina. Após, faço as unhas, sobrancelha e hidratação. Acaba sendo esporadicamente o dia em que resolvo poucas incumbências, como ir em certas lojas que não abrem de domingo.
O domingo virou o dia da Bênção da família, então tento fazer algum passeio em família. Também é dia de planejar a semana, planejar o cardápio, fazer compras e cozinhar.
Vejam que eu flexibilizei bem o método, pois quando engessamos demais as coisas param de funcionarem, então é melhor se programar para algo que realmente funcione. Algumas mulheres deixam a benção do lar pro fim de semana, mas eu acho que quem trabalha fora merece ter uma folga de verdade, eu deixei ela mais simples e distribui o resto com as tarefas necessárias. O dia das incumbências pode funcionar até certo ponto, como eu resolvo algumas coisas no meu horário de almoço, mas tudo acontece em dia de pagamento, não semanalmente como sugerido pela Fly Lady.
Viu como dá pra seguir os princípios do método mesmo trabalhando fora em período integral? Analise a sua rotina e monte um programa semanal para estar com a casa sempre limpa e organizada.



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/declutter-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/lista-detalhada-e-limpeza-por-zonas-fly.html?m=1