sábado, 10 de outubro de 2015

Declutter - Fly lady

Declutter me parece algo tão natural que achei até estranho textos e livros sobre o assunto. Me lembro que era pequena e via minha mãe esvaziar os armários, separar coisas pra doação e lixo, depois organizar tudo que ela manteria. Quando era adolescente fazia declutter nas minhas coisas e no armário da sala. Minha mãe sempre viveu em casas pequenas e mesmo quando tivemos uma casa maior ela dizia que tinha de reduzir a quantidade de coisas pra facilitar a limpeza. Obviamente não usava esse nome arrojado em inglês, era simplesmente arrumar o armário e nos desfazer das coisas que não usamos mais.
Quando casei tive de lidar com outros conceitos que me marido tinha e a família dele gosta de acumular tralha. Juntou a realidade de ter de trabalhar, cuidar de filho, da vida e da casa e acabei sem tempo pra lidar com o clutter. Até fiz declutter, mas foram algumas vezes nesses 9 anos, nem nas mudanças consegui fazer um declutter na casa toda.
Quando descobri o Fly foi ótimo ver que eu já tinha a base para fazer o declutter, mas o que mais me incomoda é fazer aos poucos, pois eu estava acostumada a pegar uma tarde e detonar o clutter de um armário todo. Sem falar que na minha rotina puxada não dá pra incluir o declutter diariamente, fica só pro sábado mesmo, por 1 hora.


Vamos às dicas da Fly Lady para o declutter, essa é minha versão reduzida do texto, da tradução da Fly Rô.
"Decida com que frequência você fará o declutter de uma zona. Faça um pouco a cada dia, usando um timer.
Comece pela entrada do cômodo e siga no sentido horário.
Escreva em uma caixa: Doação, na outra Lixo e numa terceira Guardar. Forre a caixa “Lixo” com um saco de lixo.
Faça o serviço o mais rápido que puder e não retire do local mais coisas do que você pode arrumar neste tempo.
Comece limpando e se livrando das coisas que não pertencem àquele cômodo, colocando na caixa "Guardar".
Faça as seguintes perguntas a si mesma para identificar suas tralhas:
- Eu amo esse objeto?
- Eu o usei no ultimo ano?
- Isso é realmente lixo?
- Eu tenho outro igual que é melhor?
- Eu devo realmente ter dois?
- Tem valor sentimental ou só me sinto culpada e fico triste quando eu o vejo?
Quando a caixa “Lixo” ficar cheia, retire o saco de lixo, feche e coloque direto na lata de lixo, na lixeira do prédio. Coloque um novo saco na caixa “Lixo” e continue voando até que o tempo se acabe.
Quando a caixa “Guardar” ficar cheia, pegue-a nos braços e percorra a sua casa colocando os itens nos seus respectivos cômodos.
Quando a caixa de Doações estiver cheia, feche-a e a coloque no seu carro. A próxima vez que você sair, você poderá doá-la.
Quando o tempo acabar, você deve colocar as caixas de lado, mas primeiro você precisa esvaziá-las. Vá o mais rápido que puder!"

Gosto muito da forma da Fly Lady de fazer declutter. Nada muito exagerado ou extremista, sem culpa, sem sem milagre e simples.
Agora é hora de agir e detonar com a tralha. Bom declutter!




Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/a-minha-adaptacao-da-rotina-semanal.html?m=1

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A minha adaptação da rotina semanal para quem trabalha fora

Vou contar como tenho adaptado a rotina semanal da Fly Lady e o check list à minha realidade e dividido essas tarefas por dia da semana. Essa é a minha adaptação do sistema, não a forma como ele sugere, é o que eu achei melhor pra minha rotina (tenho dois filhos de 4 e 9 anos, trabalho o dia todo fora de casa, tenho um marido que me ajuda e moro num apartamento pequeno).
Voa fadinha, voa...

Toda segunda eu consigo seguir a rotina semanal Fly Lady, ou seja, é dia de Bênção do lar. A minha é ainda mais básica do que a sugerida, é apenas passar pano, tirar o pó dos móveis e trocar a roupa de cama. Esse é um dia ideal para já ter a janta pronta, bem encaminhada ou fazer um lanche nesse dia, pra não ficar tarde e todos reclamarem. Eu gasto 1 hora e meia na minha bênção do lar resumida (sou muito devagar) então fica difícil fazer a janta do zero e o restante.
Na terça meu foco é lavar o banheiro, lavo a pia, a privada e o piso, passo limpa limo nos azulejos e box e dou uma esfregada, esvazio o lixo e limpo os espelhos, só o básico e que não dá pra esperar pela limpeza da zona. Terça é o dia do mimo no sistema Fly Lady, então aproveito para fazer uma hidratação nos cabelos e máscara de argila no rosto.
Na quarta faço uma limpeza básica da cozinha e também cozinho. Tenho feito um pouco a mais de comida e fazemos uma adaptação ou complemento para variar, mas na quarta eu tenho mesmo de cozinhar. Aproveito minha estadia na cozinha para limpar o fogão, microondas e geladeira, varrer o chão da cozinha e lavanderia.
Na quinta e sexta eu faço só as rotinas diárias e olhe lá. Eu já estou bem cansada nessa altura da semana e não adianta fazer promessa que já se sabe que não será cumprida, então me dedico apenas às rotinas diárias ou pequenas tarefas da zona.
No sábado me dedico a finalizar a zona e as coisas que mais falho durante a semana. Tem algumas tarefas que não dá pra fazer a noite num apartamento (como lavar a janela), então uma parte da limpeza da zona sempre fica pro sábado. Eu dedico uma pequena parte do meu dia, duas horas apenas, estou tentando incluir esses hálitos na minha rotina. Após, faço as unhas, sobrancelha e hidratação. Acaba sendo esporadicamente o dia em que resolvo poucas incumbências, como ir em certas lojas que não abrem de domingo.
O domingo virou o dia da Bênção da família, então tento fazer algum passeio em família. Também é dia de planejar a semana, planejar o cardápio, fazer compras e cozinhar.
Vejam que eu flexibilizei bem o método, pois quando engessamos demais as coisas param de funcionarem, então é melhor se programar para algo que realmente funcione. Algumas mulheres deixam a benção do lar pro fim de semana, mas eu acho que quem trabalha fora merece ter uma folga de verdade, eu deixei ela mais simples e distribui o resto com as tarefas necessárias. O dia das incumbências pode funcionar até certo ponto, como eu resolvo algumas coisas no meu horário de almoço, mas tudo acontece em dia de pagamento, não semanalmente como sugerido pela Fly Lady.
Viu como dá pra seguir os princípios do método mesmo trabalhando fora em período integral? Analise a sua rotina e monte um programa semanal para estar com a casa sempre limpa e organizada.



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/declutter-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/lista-detalhada-e-limpeza-por-zonas-fly.html?m=1

domingo, 27 de setembro de 2015

Rotina semanal - Fly Lady

 
A Fly Lady tem o seguinte planejamento semanal:

- Segunda-feira: Dia Semanal de Abençoar a Casa - Nome estranho, mas trata-se de Passar aspirador de pó, Tirar o pó com um pano de pó/espanador, Passar o MOP ESFREGÃO molhado no Banheiro e na Cozinha, Limpar espelhos e portas, Reciclar revistas ou Jornais, Trocar as Roupas de Cama e Esvaziar todos os cestos de lixo.
- Terça-Feira: Dia de planejamento e mimo - Dia de planejar o cardápio, programar as saídas a lojas, bancos, e também é o dia do mimo, que nada mais é do que me cuidar/se mimar.
- Quarta-feira: Limpeza da Zona e Trabalho de Escritório
- Quinta-Feira: Supermercado e Dia de Fazer as Saídas da Semana e Serviço de Rua - Você já está com tudo programado pra esse dia.
- Sexta-feira: Declutter na bolsa, no carro, tratar dos pets e cuidados com as roupas e Noite de Encontro
- Sábado é dia de Divertimento em Família
- Domingo é Dia de Renovar o Espírito - Seja por ir à igreja, fazer algo de acordo com suas crenças, meditar, não importa o que você siga, esse é o dia de você fazer aquilo que é de maior importância para você.
CHECKLIST Semanal
Checklist semanal nada mais é do que uma lista de limpezas necessárias para a sua casa ficar limpa e organizada. Entendo que são coisas que não entram na programação na frequência necessária, então voce faz a lista dessas atividades semanais e agenda para realizar durante a  semana, aliadas às rotinas diárias. Exemplo: Não dá pra lavar o banheiro uma vez por mês, mesmo limpando a pia e a privada diariamente. Essa rotina é bem pessoal, você fica bem livre para montar de acordo com a sua casa, necessidade e disponibilidade.

Considerações:
O método foi criado por uma americana, então segue alguns costumes de onde ela vive. Sabemos que os costumes americanos são diferentes dos nossos, então algumas coisas precisam ser adaptadas à nossa realidade. Também temos rotinas próprias, famílias e casas que tem estruturas diferentes, ou seja, precisamos fazer adaptações, especialmente quando você trabalha fora.

Esse esquema é feito após a conclusão dos Baby Steps, então ele é um acréscimo ass rotinas já implantadas. Independente do quanto você avançar na limpeza da sua casa, nunca abandone as rotinas da manhã, tarde e noite, se essas rotinas estiverem sendo feitas, qualquer limpeza será mais fácil de fazer.



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pintura e decoração de lata de Achocolatado

Olha que coisa simples e fofa.
Em um domingo sozinha em casa, lá estava eu pensando em fazer alguma artice. Ai me deparo com uma lata vazia de Nescau.
Parece apenas uma lata...





até que ela se encontrou com essa tinta



e uma fita decorativa.
Ficou assim:



O tom do dourado ficou muito legal. A aplicação da tinta foi tranquila. Aproveitei para dar uma outra cara em dois porta-retratos que a antiga escola dos meninos deu de lembrança do dia dos pais e a tinta fixou no vidro.

Dicas: Como toda tinta spray, forre o chão ou coloque o objeto a ser pintado em uma caixa. Faça movimentos de zigzag, dê preferencia a duas ou três mãos com uma camada fina de tinta, com intervalos para cada mão secar, para evitar que a tinta escorra.
Nesses projetos não utilizei primer, pois fiz tinta sobre tinta. Mas é importante avaliar se a primeira tinta está descascando, e se o tipo de tinta se ela é o correto para a superfície ser pintada. Nos porta-retratos foi mais um teste, eles são de vidro e deu certo, para a nossa alegria a tinta fixou bem. Na duvida, utilize primer, pois não causa danos e é barato. E um verniz, para garantir que a tinta não saia aos poucos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pintando planner argolado de couro sintético

Quando eu decidi comprar o meu planner, a cor quase me fez desistir. Mas com eu estava sem opções, eu queria uma cor feminina e já tinha visto algumas agendas daquela cor no Pinterest, por isso acabei comprando o planner meio sem pensar nos possíveis problemas com a cor. O problema não é nem a cor, o problema é o tom rosa bebê, pois sendo muito claro acaba encardindo facilmente, e não tem limpeza que dê conta.


Olha ele novinho, sem encardidos... 



Depois de três meses de uso diário, um Veja já não resolvia a sujeira e a agenda começou a ficar encardida. Ai fui correndo pro Google pesquisar como pintar couro ecológico. E não é que existe uma tinta específica chamada Pinta Couro? 
Vi comentários muito bons sobre a tinta, então decidi testar no meu planner, com dor no coração, mas do jeito que ele estava não dava. A mesma tinta é usada para o couro sintético e o couro legítimo. As cores não são muito variadas, e a minha ideia inicial era pintar de rosa choque, mas como não tenho acesso a muitas lojas de material de artesanato, acabei pegando o vermelho, que achei na primeira loja que trombei, e um verniz.

A embalagem não dá grandes informações, então recorri a internet para ver como usar a tinta. A tinta é molinha, lembra um pouco a tinta acrílica. É bem simples, você tira todas as folhas e objetos, limpa o couro, deixe ele úmido para absorver a tinta, cobre as partes metálicas com fita crepe e aplica com um pincel macio ou uma esponja. 
Como o couro sintético do planner tem uma textura diferente, usei uma esponja, daquelas de cozinha, mas usando o lado macio. Virava o pote da tinta no lado macio da tinta e carimbava o couro sintético. Fui cobrindo a frente primeiro, esperei secar "ao toque" e depois fiz a parte de dentro da agenda. Nesse momento bateu uma insegurança, tipo: gente, será que uma segunda mão vai conseguir dar cor? Esperei secar "ao toque" e fiz a segunda mão, ai vi o resultado final! Um vermelhão! Usei um pincel macio e fiz os cantinhos, as laterais e partes com costura, ai ficou legal! Esperei de novo secar e passei o verniz para couro com o pincel macio, em movimentos na horizontal. Esse verniz seca rápido, ai deu mais trabalho, pois grudou um pouco na barra da calça, grudou um pouco na mão, endureceu o pincel. Deixei secando um dia todo, preso no varal pela peça de metal.
Taí o resultado:



Ficou poderoso!


Eu amei. O vermelho é lindo, o planner ganhou vida, brilho. Ficou com um cheiro de tinta nos primeiros dias, mas nada insuportável, já fazem dois meses que pintei e não tem mais cheiro de tinta. A única vez que tive problema com a tinta foi quando a cabeçuda aqui resolveu tirar o esmalte das unhas enquanto verificava a agenda e o removedor de esmalte começou a remover o verniz. Eu também usei a tinta para pintar a capa do meu e-reader e esse sim deu uma descascada, mas só na parte que dobra uns 360 graus, e a parte dobrada se encosta.
Na net vi gente que usou essa tinta em jaqueta, em sapato e amou. Quero testar em mais lugares, mas vou evitar lugares que não tem dobra, pra evitar que descasque.

Bom, essa foi a minha artice de férias. #saudadesferias

domingo, 13 de setembro de 2015

Rotina de antes de dormir - Fly Lady

A mentora do Fly Lady considera a rotina de antes de dormir a mais poderosa para dar andamento ao método. Eu também, mas confesso que essa rotina é muitas vezes negligenciada, custando atrasos no dia seguinte. 

A rotina de antes de dormir é bem simples:
  • Lavar a louça: Sempre tem uma louça a ser lavada. Sempre. Mesmo que você tenha acabado de lavar. E existe coisa pior do que acordar atrasado, com a pia cheia de louça, e não conseguir fazer um café por não achar o suporte do filtro de café? Ou se atrasar por ter lavado toda a louça da janta? É uma droga, te tira do eixo, te coloca pra baixo, te deixa irritada com a vida.
  • Ver agenda: Temos de saber o que está agendado para o dia seguinte com antecedência, pra separar a roupa e os documentos e cartões necessários para o dia seguinte.
  • Separar a roupa do dia seguinte: Eu não sei vocês, mas eu levo uma vida inteira procurando uma roupa pra ir trabalhar de manhã. Penso em vestir uma blusa, mas a saia que fica legal não está no guarda-roupa, vou no varal ver se está lá e não está, volto e travo, deito, pego o celular, entro no Facebook e do nada já é hora de sair e nem vestida estou, pegou uma roupa qualquer e não me sinto bem durante o dia. Esses são momentos em que sinto falta de usar uniforme. Mas se eu separo a roupa, deixo no cabide do lado de fora do guarda-roupa, me arrumo super rápido! Economia de tempo, sem o risco de travar, me atrasar e me irritar. Eu tento incluir na rotina de antes de dormir: arrumar as bolsas, fazer a marmita e lancheiras, mas confesso que isso vem sendo um fracasso.
  • Arrumar a bolsa: A bolsa é mais as das crianças (fazer a lancheira, colocar roupas na mochila), mas as vezes temos de incluir coisas na nossa bolsa também. Também é legal pra fazer a marmita de amanhã, eu gosto de fazer quando retiro a mesa do jantar.
  • Escove os dentes e vá para a cama: Aqui eu incluo na minha rotina de cuidados: Tomar banho, escovar os dentes, passar um creme noturno e um hidratante no corpo. Ir dormir numa hora decente é extremamente importante pra garantir uma manhã tranquila. Eu nunca inicio essa rotina antes das 10 horas, então por volta das 11 horas já estou pronta para ir dormir, o que eu considero uma hora razoável.


Essa rotina é um suporte para a manhã, te deixando mais tranquila e facilitando a saída para o trabalho e/ou escola. Pode dar uma preguiça fazer tudo isso a noite, mas uma manhã tranquila e sem atrasos é tudo o que você precisa para ter um dia mais tranquilo e produzir mais! Sem falar no sentimento de dever cumprido ao ir dormir.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Rotina após o trabalho (ou da tarde) - Fly Lady

Vou seguir contando essa aventura que é o Fly Lady e a organização das rotinas pro meu caso, que trabalho fora o dia todo.
Eu tive muita dificuldade em incluir essa rotina, já que eu não estou em casa de tarde. Tentei tirar uma ideia do que incluir na minha com uns exemplos de rotinas da tarde, mas o que eu vi me deu um ódio mortal da minha vida. Sério. Coisa de quem está com o jantar pronto no fim da tarde, com a mesa montada e velas acessas. Na minha primeira impressão, só tem rotina da tarde quem não trabalha nesse horário, e resolvi elimina-la.


Como pela manhã eu funciono 50% e meu foco é não perder (muito) a hora, a rotina da manhã não tem quase nenhuma tarefa de limpeza e organização. E não consigo fazer a rotina antes do trabalho, pois acordo cedo e não sobra tempo de manhã. Ai eu socava o essencial na rotina da noite, criando uma lista gigante e impossível de cumprir, comprometendo as atividades de suporte para a manhã. Depois de algum tempo no grupo Flybabies Brasil, acabou rolando esse assunto e uma flymiga revelou que deu um novo nome para a rotina da tarde, colocou o nome de Rotina após o trabalho, o que me fez visualizar a necessidade de separar a rotina após o trabalho e a rotina da noite, pra ficar fácil saber o que eu preciso fazer assim que eu chego em casa e não deixar a rotina da noite sem fazer.
Abaixo, a minha rotina após o trabalho:
•Dar banho nos meninos - a melhor coisa é dar banho neles ao chegar. Nada de correr o risco de eles dormirem sujos.
•Ver cadernos e colocar os meninos para fazer lição - as vezes olho os cadernos no carro, no caminho pra casa, pra chegar em casa e já administrar a lição. Criança com sono e lição por fazer é muito chato.
•Colocar uma carga de roupa na maquina de lavar - não é todo dia que eu lavo roupa, mas tem que colocar na rotina pra ver o balde de roupa suja e não deixar acumular.
•15 minutos dedicados à Zona da semana - se você faz aos poucos, consegue deixar seu fim de semana livre. Faça sua lista detalhada de limpeza desmembrando as tarefas.
•15 minutos de declutter - confesso que os 15 minutos de declutter estão no plano, não em ação, já que estou acostumada a fazer declutter por armário, ou cômodo. Mas de vez em quando eu consigo. O declutter é extremamente importante para facilitar a limpeza e organização, então estou decidida a voltar a fazer com regularidade.
•atividade da rotina semanal - tem algumas limpezas que precisam ser feitas, e não são rotinas da manhã, tarde e noite, então vou fazendo um planejamento de semanal e dividindo aos poucos, durante a semana. Falarei mais sobre essa rotina em outra postagem.
•Preparar o jantar - outro problema na minha vida. Ainda não implantei o planejamento de cardápio semanal (shame on me!), então essa tarefa causa problemas e precisa ser melhorada.
•Jantar - depois de anos de casada, consegui estabelecer essa rotina em família! Só falta desligar a tv nesse momento...
•Lavar a louça - a louça é outro sofrimento na minha vida de odeio não estar na casa da minha mãe: Tem louça todo dia, toda hora! Eu que tenho rinite espirro loucamente por causa do frio e é difícil lidar com a louça a noite. Estou pensando seriamente em comprar uma lava-louças, pois a louça da janta ferra o café da manhã e te atrasa pro trabalho.
•Varrer um cômodo - normalmente é sala de jantar ou a cozinha que precisam ser varridos, quem tem criança pequena ou marido na cozinha vai entender.
•Eliminar os hot spots - estamos bem mais disciplinados e guardando as coisas em seu lugar quando chegamos, então eliminar os hot spots vai ficando mais fácil. Antes de dormir limpo a bancada da cozinha, mesa de jantar, guardo as coisas que estão espalhadas.
•Estender a roupa - sim, porque aqui em casa lavamos roupa e não penduramos. Um pecado, eu sei, tem acontecido menos, mas ainda precisa ser frisado.
A rotina apos o trabalho é matadora! Só ela já dá um grande suporte para a limpeza da casa! Faz uma boa manutenção na limpeza da casa. Eu inclui nela a limpeza da zona de limpeza detalhada e a rotina semanal só pra encaixar no dia, pois se eu não visualizar, não faço! Tenho tudo separado no papel, mas no dia preciso ter tudo junto pra encaixar no meu horário disponível, pra ter uma sequencia e menos rotinas. Começo a rotina depois do trabalho (ou da tarde) às 19:30, e paro às 22hs.

No próximo post vou falar da rotina da noite (ou de antes de dormir), não perca!