quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pintando planner argolado de couro sintético

Quando eu decidi comprar o meu planner, a cor quase me fez desistir. Mas com eu estava sem opções, eu queria uma cor feminina e já tinha visto algumas agendas daquela cor no Pinterest, por isso acabei comprando o planner meio sem pensar nos possíveis problemas com a cor. O problema não é nem a cor, o problema é o tom rosa bebê, pois sendo muito claro acaba encardindo facilmente, e não tem limpeza que dê conta.


Olha ele novinho, sem encardidos... 



Depois de três meses de uso diário, um Veja já não resolvia a sujeira e a agenda começou a ficar encardida. Ai fui correndo pro Google pesquisar como pintar couro ecológico. E não é que existe uma tinta específica chamada Pinta Couro? 
Vi comentários muito bons sobre a tinta, então decidi testar no meu planner, com dor no coração, mas do jeito que ele estava não dava. A mesma tinta é usada para o couro sintético e o couro legítimo. As cores não são muito variadas, e a minha ideia inicial era pintar de rosa choque, mas como não tenho acesso a muitas lojas de material de artesanato, acabei pegando o vermelho, que achei na primeira loja que trombei, e um verniz.

A embalagem não dá grandes informações, então recorri a internet para ver como usar a tinta. A tinta é molinha, lembra um pouco a tinta acrílica. É bem simples, você tira todas as folhas e objetos, limpa o couro, deixe ele úmido para absorver a tinta, cobre as partes metálicas com fita crepe e aplica com um pincel macio ou uma esponja. 
Como o couro sintético do planner tem uma textura diferente, usei uma esponja, daquelas de cozinha, mas usando o lado macio. Virava o pote da tinta no lado macio da tinta e carimbava o couro sintético. Fui cobrindo a frente primeiro, esperei secar "ao toque" e depois fiz a parte de dentro da agenda. Nesse momento bateu uma insegurança, tipo: gente, será que uma segunda mão vai conseguir dar cor? Esperei secar "ao toque" e fiz a segunda mão, ai vi o resultado final! Um vermelhão! Usei um pincel macio e fiz os cantinhos, as laterais e partes com costura, ai ficou legal! Esperei de novo secar e passei o verniz para couro com o pincel macio, em movimentos na horizontal. Esse verniz seca rápido, ai deu mais trabalho, pois grudou um pouco na barra da calça, grudou um pouco na mão, endureceu o pincel. Deixei secando um dia todo, preso no varal pela peça de metal.
Taí o resultado:



Ficou poderoso!


Eu amei. O vermelho é lindo, o planner ganhou vida, brilho. Ficou com um cheiro de tinta nos primeiros dias, mas nada insuportável, já fazem dois meses que pintei e não tem mais cheiro de tinta. A única vez que tive problema com a tinta foi quando a cabeçuda aqui resolveu tirar o esmalte das unhas enquanto verificava a agenda e o removedor de esmalte começou a remover o verniz. Eu também usei a tinta para pintar a capa do meu e-reader e esse sim deu uma descascada, mas só na parte que dobra uns 360 graus, e a parte dobrada se encosta.
Na net vi gente que usou essa tinta em jaqueta, em sapato e amou. Quero testar em mais lugares, mas vou evitar lugares que não tem dobra, pra evitar que descasque.

Bom, essa foi a minha artice de férias. #saudadesferias

domingo, 13 de setembro de 2015

Rotina de antes de dormir - Fly Lady

A mentora do Fly Lady considera a rotina de antes de dormir a mais poderosa para dar andamento ao método. Eu também, mas confesso que essa rotina é muitas vezes negligenciada, custando atrasos no dia seguinte. 

A rotina de antes de dormir é bem simples:
  • Lavar a louça: Sempre tem uma louça a ser lavada. Sempre. Mesmo que você tenha acabado de lavar. E existe coisa pior do que acordar atrasado, com a pia cheia de louça, e não conseguir fazer um café por não achar o suporte do filtro de café? Ou se atrasar por ter lavado toda a louça da janta? É uma droga, te tira do eixo, te coloca pra baixo, te deixa irritada com a vida.
  • Ver agenda: Temos de saber o que está agendado para o dia seguinte com antecedência, pra separar a roupa e os documentos e cartões necessários para o dia seguinte.
  • Separar a roupa do dia seguinte: Eu não sei vocês, mas eu levo uma vida inteira procurando uma roupa pra ir trabalhar de manhã. Penso em vestir uma blusa, mas a saia que fica legal não está no guarda-roupa, vou no varal ver se está lá e não está, volto e travo, deito, pego o celular, entro no Facebook e do nada já é hora de sair e nem vestida estou, pegou uma roupa qualquer e não me sinto bem durante o dia. Esses são momentos em que sinto falta de usar uniforme. Mas se eu separo a roupa, deixo no cabide do lado de fora do guarda-roupa, me arrumo super rápido! Economia de tempo, sem o risco de travar, me atrasar e me irritar. Eu tento incluir na rotina de antes de dormir: arrumar as bolsas, fazer a marmita e lancheiras, mas confesso que isso vem sendo um fracasso.
  • Arrumar a bolsa: A bolsa é mais as das crianças (fazer a lancheira, colocar roupas na mochila), mas as vezes temos de incluir coisas na nossa bolsa também. Também é legal pra fazer a marmita de amanhã, eu gosto de fazer quando retiro a mesa do jantar.
  • Escove os dentes e vá para a cama: Aqui eu incluo na minha rotina de cuidados: Tomar banho, escovar os dentes, passar um creme noturno e um hidratante no corpo. Ir dormir numa hora decente é extremamente importante pra garantir uma manhã tranquila. Eu nunca inicio essa rotina antes das 10 horas, então por volta das 11 horas já estou pronta para ir dormir, o que eu considero uma hora razoável.


Essa rotina é um suporte para a manhã, te deixando mais tranquila e facilitando a saída para o trabalho e/ou escola. Pode dar uma preguiça fazer tudo isso a noite, mas uma manhã tranquila e sem atrasos é tudo o que você precisa para ter um dia mais tranquilo e produzir mais! Sem falar no sentimento de dever cumprido ao ir dormir.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Rotina após o trabalho (ou da tarde) - Fly Lady

Vou seguir contando essa aventura que é o Fly Lady e a organização das rotinas pro meu caso, que trabalho fora o dia todo.
Eu tive muita dificuldade em incluir essa rotina, já que eu não estou em casa de tarde. Tentei tirar uma ideia do que incluir na minha com uns exemplos de rotinas da tarde, mas o que eu vi me deu um ódio mortal da minha vida. Sério. Coisa de quem está com o jantar pronto no fim da tarde, com a mesa montada e velas acessas. Na minha primeira impressão, só tem rotina da tarde quem não trabalha nesse horário, e resolvi elimina-la.


Como pela manhã eu funciono 50% e meu foco é não perder (muito) a hora, a rotina da manhã não tem quase nenhuma tarefa de limpeza e organização. E não consigo fazer a rotina antes do trabalho, pois acordo cedo e não sobra tempo de manhã. Ai eu socava o essencial na rotina da noite, criando uma lista gigante e impossível de cumprir, comprometendo as atividades de suporte para a manhã. Depois de algum tempo no grupo Flybabies Brasil, acabou rolando esse assunto e uma flymiga revelou que deu um novo nome para a rotina da tarde, colocou o nome de Rotina após o trabalho, o que me fez visualizar a necessidade de separar a rotina após o trabalho e a rotina da noite, pra ficar fácil saber o que eu preciso fazer assim que eu chego em casa e não deixar a rotina da noite sem fazer.
Abaixo, a minha rotina após o trabalho:
•Dar banho nos meninos - a melhor coisa é dar banho neles ao chegar. Nada de correr o risco de eles dormirem sujos.
•Ver cadernos e colocar os meninos para fazer lição - as vezes olho os cadernos no carro, no caminho pra casa, pra chegar em casa e já administrar a lição. Criança com sono e lição por fazer é muito chato.
•Colocar uma carga de roupa na maquina de lavar - não é todo dia que eu lavo roupa, mas tem que colocar na rotina pra ver o balde de roupa suja e não deixar acumular.
•15 minutos dedicados à Zona da semana - se você faz aos poucos, consegue deixar seu fim de semana livre. Faça sua lista detalhada de limpeza desmembrando as tarefas.
•15 minutos de declutter - confesso que os 15 minutos de declutter estão no plano, não em ação, já que estou acostumada a fazer declutter por armário, ou cômodo. Mas de vez em quando eu consigo. O declutter é extremamente importante para facilitar a limpeza e organização, então estou decidida a voltar a fazer com regularidade.
•atividade da rotina semanal - tem algumas limpezas que precisam ser feitas, e não são rotinas da manhã, tarde e noite, então vou fazendo um planejamento de semanal e dividindo aos poucos, durante a semana. Falarei mais sobre essa rotina em outra postagem.
•Preparar o jantar - outro problema na minha vida. Ainda não implantei o planejamento de cardápio semanal (shame on me!), então essa tarefa causa problemas e precisa ser melhorada.
•Jantar - depois de anos de casada, consegui estabelecer essa rotina em família! Só falta desligar a tv nesse momento...
•Lavar a louça - a louça é outro sofrimento na minha vida de odeio não estar na casa da minha mãe: Tem louça todo dia, toda hora! Eu que tenho rinite espirro loucamente por causa do frio e é difícil lidar com a louça a noite. Estou pensando seriamente em comprar uma lava-louças, pois a louça da janta ferra o café da manhã e te atrasa pro trabalho.
•Varrer um cômodo - normalmente é sala de jantar ou a cozinha que precisam ser varridos, quem tem criança pequena ou marido na cozinha vai entender.
•Eliminar os hot spots - estamos bem mais disciplinados e guardando as coisas em seu lugar quando chegamos, então eliminar os hot spots vai ficando mais fácil. Antes de dormir limpo a bancada da cozinha, mesa de jantar, guardo as coisas que estão espalhadas.
•Estender a roupa - sim, porque aqui em casa lavamos roupa e não penduramos. Um pecado, eu sei, tem acontecido menos, mas ainda precisa ser frisado.
A rotina apos o trabalho é matadora! Só ela já dá um grande suporte para a limpeza da casa! Faz uma boa manutenção na limpeza da casa. Eu inclui nela a limpeza da zona de limpeza detalhada e a rotina semanal só pra encaixar no dia, pois se eu não visualizar, não faço! Tenho tudo separado no papel, mas no dia preciso ter tudo junto pra encaixar no meu horário disponível, pra ter uma sequencia e menos rotinas. Começo a rotina depois do trabalho (ou da tarde) às 19:30, e paro às 22hs.

No próximo post vou falar da rotina da noite (ou de antes de dormir), não perca!

sábado, 22 de agosto de 2015

Rotina da manhã - Fly Lady


Hoje vou dar um exemplo da Rotina da Manhã: 
  • Fazer a cama - minha mãe sempre me disse pra fazer a cama ao acordar, e só passei a fazer isso recentemente. É rapidinho, se você faz disso uma rotina não corre o risco de esquecer.
  • Tomar banho.
  • Limpar e desinfetar o WC. Limpar a pia e a privada todo dia é sinal de que não terá de correr se chegar uma visita a noite. E o banheiro vai estar sempre perfumado.
  • Vestir-se completamente, incluindo os sapatos. Mesmo que não saia de casa, é importante. Tira aquele sentimento de "acordei, mas já volto pra cama pra enrolar e perder a manhã". A roupa foi separada na noite anterior, então não tem desculpa que "ainda não acordou". Ajuda quem vai trabalhar a economizar tempo pela manhã, se vestir antes do café e não fazer aquela correria pois demorou a tomar café.
  • Arrumar o cabelo e maquiar-se. Nada de ficar andando igual bruxinha por ai! Nem ficar se borrando no trem/ônibus.
  • Café da manhã. Economize comendo em casa e com a família! ❤ Eu estou com planos de deixar o café mais rápido de preparar, usar a sanduicheira e a cafeteira (esses eletrodomésticos que deveriam nos poupar tempo e estão cada vez mais encostados aqui em casa), tenho um projeto de fazer salada de frutas para a semana (sem oxidar as frutas, se o projeto decolar falo disso aqui no blog), por enquanto o café tá bem básico.
  • Lavar a louça. Enquanto houver vida, haverá louça! Não faça como eu, lide com esse fato e pare de procrastinar. Não tem nada pior do que chegar a noite e ter de lidar com a pia na hora de fazer a janta, e lavar de novo depois da janta.
  • Cuidar dos animais domésticos (se os tiver). Vamos alimentar os pets e cuidar da caixa de areia antes do trabalho.
  • Verificar a agenda diária. O ideal é sempre olhar a agenda antes de sair de casa, pois verá o que precisa pro dia e não ficará na rua sem cartão, no banco sem o boleto que vence hoje, no médico sem os exames.
Essa é a minha rotina, que também inclui acordar, vestir, pentear e escova os dentes dos meninos e fazer as lancheiras. Não consigo fazer a rotina completa todo dia, tem dia que não limpo o banheiro ou lavo a louça (a louça é o meu maior desafio diário, graças à rinite). Acontece de acordar atrasado, sem falar que ninguém é perfeito e ninguém consegue ser perfeito, não é o fim do mundo se todas as tarefas não forem feitas uma vez ou. Mas é importante ser realista e mudar a rotina pra algo realista.


Que tal se inspirar e colocar no papel a sua rotina matinal?

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reflexão sobre o método Fly Lady

Eu estou a uns dois meses aplicando o método Fly Lady na minha vida, ou seja, estou engatinhando. Mesmo novata no método, gostaria de mostrar a minha percepção deste momento.Essa postagem é menos didática que a anterior e fala mais da minha visão do método durante esses dois meses.

O inicio do método é pelos Baby Steps, pra você colocar as rotinas pra funcionar aos poucos e são ideais pra quem não tem muito tempo. Em muitas delas lembrei de coisas que a minha mãe e minha vó diziam: "não deixe a pia dormir com louça suja", "separe a roupa do dia seguinte a noite", "lave a pia assim que escovar os dentes", mas sabe que hoje vejo que elas estão certas?
Os baby steps começam de forma tão simples que nem parece toda essa revolução anunciada. Pode parecer devagar pra quem faz isso com uma faxina de um dia, mas o sucesso do método é manter a casa limpa e organizada sem te deixar exausta. Você vai aos poucos, achando tão pouco o que você faz, mas chega um dia que você olha a sua rotina, olha a sua casa e diz: "hoje não tem nada de hot spots pra recolher, que coisa estranha..." A família percebe que você colocou cada coisa em seu lugar e vê você colocando diariamente as coisas no lugar e começa a não deixar objetos largados pela casa (não é um milagre diário, infelizmente). É algo que com o tempo acontece, mas você é surpreendida quando nota isso.



Assim que as rotinas se tornam automáticas e você ver a diferença em sua casa, fica animada e consegue incluir outras coisas legais na sua rotina. Você começa a ver resultado no Declutter. Você recebe dicas de limpeza do grupo e não sofre tanto, limpando do jeito mais difícil. Varrer fica mais fácil sem aquele móvel inútil que era difícil de arrastar. Sim, você vai se desfazer de algumas coisas e não vai entender o motivo que a levou a adquiri aquilo. Vai entender aquele velho conceito de que menos é mais.
Um momento especial aconteceu quando coloquei os baby steps em prática e comecei a fazer a Benção do lar nas segundas. Eu, que trabalho fora, resisti a abrir mão da minha "faxina" de fim de semana. Mas o grupo e o método falam tanto em deixar o fim de semana livre pra você e pra família, que eu acabei testando: Fiquei sem fazer a faxina no fim de semana pra me obrigar a fazer a benção do lar na segunda. O fim de semana foi legal, com direito a passeio com a família e a segunda exigiu força e determinação, mas o segundo fim de semana livre fez a minha mente produzir e pensar em quantos projetos eu poderia retomar, seguindo essa rotina. A benção do lar na segunda te liberta!!!
Conforme fui concluindo o declutter de cada zona, senti a necessidade de expandir a limpeza pra incluir aquelas limpezas chatinhas de forno, azulejos e janelas. Mas no Fly lady essas limpezas são feitas na limpeza detalhada por zonas, ou seja: Aqueles temíveis trabalhos domésticos serão feitos separadamente e numa frequência maior. E não corre o risco de você esquecer de uma, pois você vai fazer uma lista de tudo e vai fazer durante a semana, aos poucos. Fazendo a limpeza detalhada você nota que fica mais fácil, já que não tem que guardar um monte de coisas que estão fora do lugar. Fiz a minha lista e lá estou, fazendo um pouco por dia.




Outras vantagens do método Fly Lady:
•você tem total liberdade pra fazer as suas rotinas. Tem coisas que não entram nas rotinas sugeridas e que eu acho que preciso agendar com uma frequência maior. O método não consome todo o seu tempo, você consegue incluir tranqüilamente as tarefas que complementam a limpeza da sua casa.
•o método te ensina a dominar esse leão que é o perfeccionismo. Você não precisa fazer tudo ou ser uma viciada em limpeza, você precisa fazer um pouco por dia e criar rotinas de limpeza para manter tudo em ordem.
•o método ensina que você deve se cuidar. Existe o dia do mimo, o dia de renovação espiritual, o habito de se arrumar diariamente, de ser exercitar, se motivar. Quando se inclui isso num método de limpeza e organização do lar, já notamos o carinho com a dona de casa!
•o método inclui a organização de cardápios e refeições, e nos estimula a comer melhor. Criar cardápios define a lista de compras e evita a perda de tempo em sair pra comprar aquilo que faltou.
•o método também cria a rotina de lavanderia, ótima pra quem sofre com a lavagem de roupas da família.
Isso é o que eu sinto com dois meses de Fly Lady.
As minhas dicas pra quem gostou e quer começar são:
1 - Entre no grupo. Siga o conselho da Fly Lady e crie um email só para isso, e tente ler os emails uma vez por dia. Ele é um pouco assustador, tem muitos emails, muitas pessoas, mas tem ótimas dicas, e é uma grande fonte de inspiração.
2 - Comece pelos baby steps. Tente fazer aquilo que é extremamente importante pra limpeza da casa, sem perfeccionismo, mas mantenha os baby steps. Se não conseguir ir em frente com os baby steps, tente colocar os hábitos que ele ensina no seu ritmo, mas sem se perder.
Nas próximas postagens, estou pensando em compartilhar as rotinas que venho seguindo, pois esse começo é mais simples e fácil de colocar em prática.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que o metodo de organização do lar Fly Lady pode fazer por você

Quando se fala em organização, normalmente se pensa em uma casa limpa e organizada. Mas a verdade é que a casa é o nosso maior desafio de organização. A casa tem vários cômodos, para várias pessoas, e tem diversos tipos de coisas, como produtos de limpeza, roupas, alimentos, produtos de beleza, móveis, livros, aparelhos eletrônicos, sapatos, ferramentas, etc. O desafio de organização e limpeza é imenso, não preciso te lembrar do quanto, certo?

Diante desse desafio, uma mulher criou um método de organização do lar chamado Fly Lady. O método, de forma resumida, consiste em incorporar rotinas diárias de organização e limpeza, praticar o declutter (que é tirar tudo o que é tralha da casa, tudo que não é usado mais) e fazer a limpeza detalhada de cada zona, dividindo a casa em 5 zonas e limpando cada zona em uma semana, limpando toda a casa em um mês.

Olha aí as rotinas diárias básicas:



Vamos dar uma olhada nas rotinas:
Note a primeira tarefa: é como se estivessem te colocando pra trabalhar fora, mas você irá trabalhar em casa. Acontece que não se vestir adequadamente ou não usar sapatos dá aquela sensação de que você pode voltar para a cama a qualquer minuto, e queremos nossa mente focada durante o tempo que estabelecemos para a limpeza.
Brilhar a sua pia é lavar a louça e a pia, usando até mesmo cera para dar brilho. Eu nunca havia pensado em fazer isso, mas brilhar a pia te faz ver melhor o resultado do seu trabalho.
Hot Spots são aqueles pontos da casa onde acumulamos coisas que não guardamos corretamente: aquela cadeira onde você deixa um monte de roupas, aquela mesa ou cômoda onde você acumula papéis e objetos, o balcão da cozinha, a mesa de centro da sala, o criado mudo. São lugares que começam a acumular objetos e daqui a pouco estão lotados de coisas.
As quatro últimas rotinas são puro amor, e é isso que o método quer: FLY é Finaly Love Yourself.

Pode parece muita coisa, mas todas essas rotinas são implantadas em 31 dias e aos poucos, nos chamado baby steps, que são o começo do método.




E essas rotinas diárias são o verdadeiro sucesso do método: diariamente você faz as coisas mais importantes para organizar a sua casa e cuidar de si mesma.

Todos os dias da semana tem um foco, ou plano de vôo:
  • Domingo é o Dia de Renovação Espiritual: Cuido de Mim
  • Segunda é o Dia da Hora Semanal de Abençoar o Lar: Abençoo minha casa (limpeza básica, como limpar os pisos e tirar o pó) 
  • Terça é um Dia Livre: Almoço com os Amigos
  • Quarta é Dia de Anti-Procrastinação (Fazer algo que estamos adiando a tempos)
  • Quinta é Dia das incumbências "Errand Day": Supermercado e compromissos
  • Sexta é o Dia de limpeza do carro, escritório, e dia de Encontro 
  • Sábado é dia de Divertir-se com a Família: Invista seu tempo com a Família
Após a conclusão dos Baby Steps, você já estará fazendo o declutter, e após eliminar a tralha de um cômodo, você poderá iniciar a limpeza por zonas.

O método Fly Lady separa a casa em 5 zonas:
  • Zona 1: entrada / varanda / sala de jantar
  • Zona 2: cozinha
  • Zona 3: banheiro / quarto extra
  • Zona 4: quarto principal
  • Zona 5: sala de estar a
Cada semana do mês tem uma zona como foco de limpeza, tratam-se de limpezas de 15 minutos que você recebe semanalmente pelo grupo FlyLady.net (em inglês) ou pelo grupo FlybabiesBrasileiras do Yahoo (em português) no e-mail de espiadinhas da semana. Você também cria listas de limpeza detalhadas por cômodo e vai fazendo as tarefas durante a semana, conforme surgem 15 minutos para fazer algo a mais.

O que eu tenho gostado no método (sou novata) :
  • A sensação de que tudo será feito, já que temos tudo guardado em nosso control jornal. Eu venho incluindo as tarefas na minha agenda diária, e assim consigo agendar as tarefas sem sobrecarregar meu dia. 
  • Você pode adaptar o método à sua rotina, muitas mulheres que trabalham fora tem feito isso com sucesso. 
  • O método se preocupa com a pessoa, não apenas com a casa. Isso nos faz lembrar de que temos sim que nos cuidar e nos amar em vez de nos matar ao limpar a casa.
  • O grupo dá animo e dicas muito boas - quando você lê os emails de pessoas com a vida tão complicada e que se esforçam, parece que recebe um tapa da sua consciência e se levanta pra fazer algo. Sem falar nas dicas de limpeza e organização.
Estou implantando as rotinas aqui em casa faz 2 meses e tudo mudou. Eu, que sempre fui uma pessoa bagunceira e que não cuidava da casa, estou com minha casa limpa todos os dias. A pia ainda é a minha batalha pessoa, meu calcanhar de aquiles e terceirizo o trabalho sempre que possível, mas não se acovarda como antes (mas ainda estou trabalhando a ideia de comprar uma lava louças), Ainda tenho muito a colocar em pratica, como o cardápio semanal (cozinhar é o calcanhar do pé esquerdo de aquiles), mas vejo uma melhora absurda refletida na casa e na minha atitude com a tarefa de limpar a casa.

O que acha de organizar a limpeza da sua casa também?

domingo, 12 de julho de 2015

A magica da organização, de Marie Kondo

Hoje vou falar desse livro muito inspirador e muito divulgado: A mágica da arrumação, que alcançou o topo da lista de best sellers do New York Times.
A autora, Marie Kondo, uma jovem que desde muito jovem se interessou por organização, hoje é personal organizer com frequentes aparições na TV e 4 livros publicados.


O livro tem 160 paginas, e nas primeiras ela já entrega resumidamente o método de forma apaixonada: Para organizar é preciso primeiro descartar o que não nos traz alegria. conceito de eliminar para organizar não é novo, o que é novo é o padrão utilizado, já que outros métodos de organização dizem para você eliminar o que não usa. Outra diferença é o tempo: Enquanto a maioria dos métodos diz que o declutter deve ser feito aos poucos e por cômodos, a Marie ensina que deve ser em um ou dois dias, o mais rápido possível, e por tipo.
Ela pode parecer um pouco extremista. Por exemplo, até mesmo fotos ela diz que devemos eliminar, mantendo apenas uma ou duas fotos de uma viagem. Livros também devem ser descartados, nada de ter aquela estante lotada com tudo que você já leu, não lerá ou pretende ler.

Com a Marie não tem moleza...

Ela tem boas dicas de organização, e olha que o livro enfatiza mais o declutter. Dicas como: O melhor lugar para guardar uma bolsa é dentro de outra bolsa; organize na horizontal; não compre utensílios de organização, utilize caixas; organize por tipos, não por cômodos; não espalhe seus objetos para ter tudo a mão; designe um lugar para cada objeto; esvazie sua bolsa ao chegar em casa; não enrole suas meias; entre outros.

Exemplo de organização na vertical

A Marie acredita que o declutter deve ser completo e rápido, deve ser como uma mudança, pois se torna um marco na vida de seus clientes. Sua teoria é de que suas coisas contam a sua história, então você confronta o seu passado ao rever tudo o que você acumulou e pode seguir em frente, cercado apenas do que te traz alegria, sabendo quem é e para onde quer ir. Com certeza, após lidar com esse declutter radical, você pensará mais em o que compra.

Minha impressão sobre o livro: uma boa leitura, nos inspira a eliminar a tralha, tem excelentes dicas, mas nem tudo pode ser o melhor para você.

Livro: A mágica da arrumação
Autora: Marie Kondo
Editora Sextante