sábado, 22 de agosto de 2015

Rotina da manhã - Fly Lady


Hoje vou dar um exemplo da Rotina da Manhã: 
  • Fazer a cama - minha mãe sempre me disse pra fazer a cama ao acordar, e só passei a fazer isso recentemente. É rapidinho, se você faz disso uma rotina não corre o risco de esquecer.
  • Tomar banho.
  • Limpar e desinfetar o WC. Limpar a pia e a privada todo dia é sinal de que não terá de correr se chegar uma visita a noite. E o banheiro vai estar sempre perfumado.
  • Vestir-se completamente, incluindo os sapatos. Mesmo que não saia de casa, é importante. Tira aquele sentimento de "acordei, mas já volto pra cama pra enrolar e perder a manhã". A roupa foi separada na noite anterior, então não tem desculpa que "ainda não acordou". Ajuda quem vai trabalhar a economizar tempo pela manhã, se vestir antes do café e não fazer aquela correria pois demorou a tomar café.
  • Arrumar o cabelo e maquiar-se. Nada de ficar andando igual bruxinha por ai! Nem ficar se borrando no trem/ônibus.
  • Café da manhã. Economize comendo em casa e com a família! ❤ Eu estou com planos de deixar o café mais rápido de preparar, usar a sanduicheira e a cafeteira (esses eletrodomésticos que deveriam nos poupar tempo e estão cada vez mais encostados aqui em casa), tenho um projeto de fazer salada de frutas para a semana (sem oxidar as frutas, se o projeto decolar falo disso aqui no blog), por enquanto o café tá bem básico.
  • Lavar a louça. Enquanto houver vida, haverá louça! Não faça como eu, lide com esse fato e pare de procrastinar. Não tem nada pior do que chegar a noite e ter de lidar com a pia na hora de fazer a janta, e lavar de novo depois da janta.
  • Cuidar dos animais domésticos (se os tiver). Vamos alimentar os pets e cuidar da caixa de areia antes do trabalho.
  • Verificar a agenda diária. O ideal é sempre olhar a agenda antes de sair de casa, pois verá o que precisa pro dia e não ficará na rua sem cartão, no banco sem o boleto que vence hoje, no médico sem os exames.
Essa é a minha rotina, que também inclui acordar, vestir, pentear e escova os dentes dos meninos e fazer as lancheiras. Não consigo fazer a rotina completa todo dia, tem dia que não limpo o banheiro ou lavo a louça (a louça é o meu maior desafio diário, graças à rinite). Acontece de acordar atrasado, sem falar que ninguém é perfeito e ninguém consegue ser perfeito, não é o fim do mundo se todas as tarefas não forem feitas uma vez ou. Mas é importante ser realista e mudar a rotina pra algo realista.


Que tal se inspirar e colocar no papel a sua rotina matinal?

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reflexão sobre o método Fly Lady

Eu estou a uns dois meses aplicando o método Fly Lady na minha vida, ou seja, estou engatinhando. Mesmo novata no método, gostaria de mostrar a minha percepção deste momento.Essa postagem é menos didática que a anterior e fala mais da minha visão do método durante esses dois meses.

O inicio do método é pelos Baby Steps, pra você colocar as rotinas pra funcionar aos poucos e são ideais pra quem não tem muito tempo. Em muitas delas lembrei de coisas que a minha mãe e minha vó diziam: "não deixe a pia dormir com louça suja", "separe a roupa do dia seguinte a noite", "lave a pia assim que escovar os dentes", mas sabe que hoje vejo que elas estão certas?
Os baby steps começam de forma tão simples que nem parece toda essa revolução anunciada. Pode parecer devagar pra quem faz isso com uma faxina de um dia, mas o sucesso do método é manter a casa limpa e organizada sem te deixar exausta. Você vai aos poucos, achando tão pouco o que você faz, mas chega um dia que você olha a sua rotina, olha a sua casa e diz: "hoje não tem nada de hot spots pra recolher, que coisa estranha..." A família percebe que você colocou cada coisa em seu lugar e vê você colocando diariamente as coisas no lugar e começa a não deixar objetos largados pela casa (não é um milagre diário, infelizmente). É algo que com o tempo acontece, mas você é surpreendida quando nota isso.



Assim que as rotinas se tornam automáticas e você ver a diferença em sua casa, fica animada e consegue incluir outras coisas legais na sua rotina. Você começa a ver resultado no Declutter. Você recebe dicas de limpeza do grupo e não sofre tanto, limpando do jeito mais difícil. Varrer fica mais fácil sem aquele móvel inútil que era difícil de arrastar. Sim, você vai se desfazer de algumas coisas e não vai entender o motivo que a levou a adquiri aquilo. Vai entender aquele velho conceito de que menos é mais.
Um momento especial aconteceu quando coloquei os baby steps em prática e comecei a fazer a Benção do lar nas segundas. Eu, que trabalho fora, resisti a abrir mão da minha "faxina" de fim de semana. Mas o grupo e o método falam tanto em deixar o fim de semana livre pra você e pra família, que eu acabei testando: Fiquei sem fazer a faxina no fim de semana pra me obrigar a fazer a benção do lar na segunda. O fim de semana foi legal, com direito a passeio com a família e a segunda exigiu força e determinação, mas o segundo fim de semana livre fez a minha mente produzir e pensar em quantos projetos eu poderia retomar, seguindo essa rotina. A benção do lar na segunda te liberta!!!
Conforme fui concluindo o declutter de cada zona, senti a necessidade de expandir a limpeza pra incluir aquelas limpezas chatinhas de forno, azulejos e janelas. Mas no Fly lady essas limpezas são feitas na limpeza detalhada por zonas, ou seja: Aqueles temíveis trabalhos domésticos serão feitos separadamente e numa frequência maior. E não corre o risco de você esquecer de uma, pois você vai fazer uma lista de tudo e vai fazer durante a semana, aos poucos. Fazendo a limpeza detalhada você nota que fica mais fácil, já que não tem que guardar um monte de coisas que estão fora do lugar. Fiz a minha lista e lá estou, fazendo um pouco por dia.




Outras vantagens do método Fly Lady:
•você tem total liberdade pra fazer as suas rotinas. Tem coisas que não entram nas rotinas sugeridas e que eu acho que preciso agendar com uma frequência maior. O método não consome todo o seu tempo, você consegue incluir tranqüilamente as tarefas que complementam a limpeza da sua casa.
•o método te ensina a dominar esse leão que é o perfeccionismo. Você não precisa fazer tudo ou ser uma viciada em limpeza, você precisa fazer um pouco por dia e criar rotinas de limpeza para manter tudo em ordem.
•o método ensina que você deve se cuidar. Existe o dia do mimo, o dia de renovação espiritual, o habito de se arrumar diariamente, de ser exercitar, se motivar. Quando se inclui isso num método de limpeza e organização do lar, já notamos o carinho com a dona de casa!
•o método inclui a organização de cardápios e refeições, e nos estimula a comer melhor. Criar cardápios define a lista de compras e evita a perda de tempo em sair pra comprar aquilo que faltou.
•o método também cria a rotina de lavanderia, ótima pra quem sofre com a lavagem de roupas da família.
Isso é o que eu sinto com dois meses de Fly Lady.
As minhas dicas pra quem gostou e quer começar são:
1 - Entre no grupo. Siga o conselho da Fly Lady e crie um email só para isso, e tente ler os emails uma vez por dia. Ele é um pouco assustador, tem muitos emails, muitas pessoas, mas tem ótimas dicas, e é uma grande fonte de inspiração.
2 - Comece pelos baby steps. Tente fazer aquilo que é extremamente importante pra limpeza da casa, sem perfeccionismo, mas mantenha os baby steps. Se não conseguir ir em frente com os baby steps, tente colocar os hábitos que ele ensina no seu ritmo, mas sem se perder.
Nas próximas postagens, estou pensando em compartilhar as rotinas que venho seguindo, pois esse começo é mais simples e fácil de colocar em prática.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que o metodo de organização do lar Fly Lady pode fazer por você

Quando se fala em organização, normalmente se pensa em uma casa limpa e organizada. Mas a verdade é que a casa é o nosso maior desafio de organização. A casa tem vários cômodos, para várias pessoas, e tem diversos tipos de coisas, como produtos de limpeza, roupas, alimentos, produtos de beleza, móveis, livros, aparelhos eletrônicos, sapatos, ferramentas, etc. O desafio de organização e limpeza é imenso, não preciso te lembrar do quanto, certo?

Diante desse desafio, uma mulher criou um método de organização do lar chamado Fly Lady. O método, de forma resumida, consiste em incorporar rotinas diárias de organização e limpeza, praticar o declutter (que é tirar tudo o que é tralha da casa, tudo que não é usado mais) e fazer a limpeza detalhada de cada zona, dividindo a casa em 5 zonas e limpando cada zona em uma semana, limpando toda a casa em um mês.

Olha aí as rotinas diárias básicas:



Vamos dar uma olhada nas rotinas:
Note a primeira tarefa: é como se estivessem te colocando pra trabalhar fora, mas você irá trabalhar em casa. Acontece que não se vestir adequadamente ou não usar sapatos dá aquela sensação de que você pode voltar para a cama a qualquer minuto, e queremos nossa mente focada durante o tempo que estabelecemos para a limpeza.
Brilhar a sua pia é lavar a louça e a pia, usando até mesmo cera para dar brilho. Eu nunca havia pensado em fazer isso, mas brilhar a pia te faz ver melhor o resultado do seu trabalho.
Hot Spots são aqueles pontos da casa onde acumulamos coisas que não guardamos corretamente: aquela cadeira onde você deixa um monte de roupas, aquela mesa ou cômoda onde você acumula papéis e objetos, o balcão da cozinha, a mesa de centro da sala, o criado mudo. São lugares que começam a acumular objetos e daqui a pouco estão lotados de coisas.
As quatro últimas rotinas são puro amor, e é isso que o método quer: FLY é Finaly Love Yourself.

Pode parece muita coisa, mas todas essas rotinas são implantadas em 31 dias e aos poucos, nos chamado baby steps, que são o começo do método.




E essas rotinas diárias são o verdadeiro sucesso do método: diariamente você faz as coisas mais importantes para organizar a sua casa e cuidar de si mesma.

Todos os dias da semana tem um foco, ou plano de vôo:
  • Domingo é o Dia de Renovação Espiritual: Cuido de Mim
  • Segunda é o Dia da Hora Semanal de Abençoar o Lar: Abençoo minha casa (limpeza básica, como limpar os pisos e tirar o pó) 
  • Terça é um Dia Livre: Almoço com os Amigos
  • Quarta é Dia de Anti-Procrastinação (Fazer algo que estamos adiando a tempos)
  • Quinta é Dia das incumbências "Errand Day": Supermercado e compromissos
  • Sexta é o Dia de limpeza do carro, escritório, e dia de Encontro 
  • Sábado é dia de Divertir-se com a Família: Invista seu tempo com a Família
Após a conclusão dos Baby Steps, você já estará fazendo o declutter, e após eliminar a tralha de um cômodo, você poderá iniciar a limpeza por zonas.

O método Fly Lady separa a casa em 5 zonas:
  • Zona 1: entrada / varanda / sala de jantar
  • Zona 2: cozinha
  • Zona 3: banheiro / quarto extra
  • Zona 4: quarto principal
  • Zona 5: sala de estar a
Cada semana do mês tem uma zona como foco de limpeza, tratam-se de limpezas de 15 minutos que você recebe semanalmente pelo grupo FlyLady.net (em inglês) ou pelo grupo FlybabiesBrasileiras do Yahoo (em português) no e-mail de espiadinhas da semana. Você também cria listas de limpeza detalhadas por cômodo e vai fazendo as tarefas durante a semana, conforme surgem 15 minutos para fazer algo a mais.

O que eu tenho gostado no método (sou novata) :
  • A sensação de que tudo será feito, já que temos tudo guardado em nosso control jornal. Eu venho incluindo as tarefas na minha agenda diária, e assim consigo agendar as tarefas sem sobrecarregar meu dia. 
  • Você pode adaptar o método à sua rotina, muitas mulheres que trabalham fora tem feito isso com sucesso. 
  • O método se preocupa com a pessoa, não apenas com a casa. Isso nos faz lembrar de que temos sim que nos cuidar e nos amar em vez de nos matar ao limpar a casa.
  • O grupo dá animo e dicas muito boas - quando você lê os emails de pessoas com a vida tão complicada e que se esforçam, parece que recebe um tapa da sua consciência e se levanta pra fazer algo. Sem falar nas dicas de limpeza e organização.
Estou implantando as rotinas aqui em casa faz 2 meses e tudo mudou. Eu, que sempre fui uma pessoa bagunceira e que não cuidava da casa, estou com minha casa limpa todos os dias. A pia ainda é a minha batalha pessoa, meu calcanhar de aquiles e terceirizo o trabalho sempre que possível, mas não se acovarda como antes (mas ainda estou trabalhando a ideia de comprar uma lava louças), Ainda tenho muito a colocar em pratica, como o cardápio semanal (cozinhar é o calcanhar do pé esquerdo de aquiles), mas vejo uma melhora absurda refletida na casa e na minha atitude com a tarefa de limpar a casa.

O que acha de organizar a limpeza da sua casa também?

domingo, 12 de julho de 2015

A magica da organização, de Marie Kondo

Hoje vou falar desse livro muito inspirador e muito divulgado: A mágica da arrumação, que alcançou o topo da lista de best sellers do New York Times.
A autora, Marie Kondo, uma jovem que desde muito jovem se interessou por organização, hoje é personal organizer com frequentes aparições na TV e 4 livros publicados.


O livro tem 160 paginas, e nas primeiras ela já entrega resumidamente o método de forma apaixonada: Para organizar é preciso primeiro descartar o que não nos traz alegria. conceito de eliminar para organizar não é novo, o que é novo é o padrão utilizado, já que outros métodos de organização dizem para você eliminar o que não usa. Outra diferença é o tempo: Enquanto a maioria dos métodos diz que o declutter deve ser feito aos poucos e por cômodos, a Marie ensina que deve ser em um ou dois dias, o mais rápido possível, e por tipo.
Ela pode parecer um pouco extremista. Por exemplo, até mesmo fotos ela diz que devemos eliminar, mantendo apenas uma ou duas fotos de uma viagem. Livros também devem ser descartados, nada de ter aquela estante lotada com tudo que você já leu, não lerá ou pretende ler.

Com a Marie não tem moleza...

Ela tem boas dicas de organização, e olha que o livro enfatiza mais o declutter. Dicas como: O melhor lugar para guardar uma bolsa é dentro de outra bolsa; organize na horizontal; não compre utensílios de organização, utilize caixas; organize por tipos, não por cômodos; não espalhe seus objetos para ter tudo a mão; designe um lugar para cada objeto; esvazie sua bolsa ao chegar em casa; não enrole suas meias; entre outros.

Exemplo de organização na vertical

A Marie acredita que o declutter deve ser completo e rápido, deve ser como uma mudança, pois se torna um marco na vida de seus clientes. Sua teoria é de que suas coisas contam a sua história, então você confronta o seu passado ao rever tudo o que você acumulou e pode seguir em frente, cercado apenas do que te traz alegria, sabendo quem é e para onde quer ir. Com certeza, após lidar com esse declutter radical, você pensará mais em o que compra.

Minha impressão sobre o livro: uma boa leitura, nos inspira a eliminar a tralha, tem excelentes dicas, mas nem tudo pode ser o melhor para você.

Livro: A mágica da arrumação
Autora: Marie Kondo
Editora Sextante

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Um dia você descobre a importância da organização no dia-a-dia.

Todos já passamos por um momento de stress onde toda a sua vida fica de cabeça pro ar. O trabalho, os relacionamentos, a cabeça, o guarda-roupa e a casa parecem ter se coordenado para ficarem todos uma bagunça ao mesmo tempo. Na verdade, nós estamos em um momento agitado, em um momento de bagunça, e isso acaba se exteriorizando.

Eu sempre tive essa impressão de que se a vida chegou nesse estagio, você precisa começar a colocar as coisas no lugar e eu sempre começava isso pelo meu guarda-roupa. Bons tempos aqueles, em que eu me preocupava apenas com a arrumação e limpeza do meu quarto! Hoje, casada e com 2 filhos, se entro em crise TUDO fica uma zona. Mesmo com a ajuda do meu marido, parece que eu consigo contaminar todos e a casa vira uma zona completa.

Depois de 9 anos de poucos altos e muitos baixos, eu me vi novamente nessa situação. Estava num lugar onde eu não queria estar, me sentindo incomodada por todos, vivendo muitos momentos ruins, numa casa grande demais pra quantidade de tempo e habilidade que eu tinha de limpar. Todo fim de semana eu me matava de trabalhar, e no meio da semana a casa estava imunda. Ai fui desistindo, entregando os pontos, fazendo menos que o necessário, sem abrir as janelas quando estava em casa, me vendo por dias sem passar em todos os cômodos da casa. Eu trabalhava a semana toda, chegava por volta das 20hs, exausta de pegar trem, metrô e ônibus e encontrava tudo pra fazer, a vida uma zona, meus filhos totalmente fora do controle, tudo um caos.

O desespero diante dessas e outras situações foi me dominando, e por fim decidimos nos mudar. Foi como um restart: desde que decidi a mudança passei um mês preocupada em organizar a mudança, faze-la menos traumática e mais fácil de colocar a casa em ordem. E mesmo com alguns erros, consegui fazer isso sem (grandes) crises nervosas. Me programei com antecedência, comprei as caixas de papelão um mês antes de encontrar uma casa para alugar, e fui guardando o que eu não usava aos poucos, nos fins de semana mesmo. Fechamos a mudança pra próxima semana e eu me programei para esvaziar todos os armários durante a semana, ficando apenas a cozinha pro dia da mudança. Essa mudança bem planejada foi a melhor que já fiz: quase tudo em caixas identificadas, o que tornou muito mais fácil pra colocar tudo no seu lugar. Tenho alguns pontos de melhora pra próxima, quem vive de aluguel sabe que sempre existe o fantasma da mudança na nossa vida e a necessidade de viver a mudança tranquilamente.

A mudança deu certo e isso foi um indício de que eu deveria continuar me ocupando em me organizar. Como eu havia usado a internet pra fazer pesquisas e pegar dicas sobre mudança, pensei em pegar dicas sobre organização do lar e fiquei boba com a quantidade de métodos de organização pessoal, quase todos voltados para donas-de-casa! Foi assim que descobri o método Fly Lady, o que mais gostei, mas não parei por aí e pesquisei sobre agenda da família, GTD, DIY Fish e dicas sem siglas importantes.


Fui lendo e vendo muito coisa impraticável pra minha realidade: 43 pastas é algo que não funciona na minha vida, assim como certas coisas que li de destralhar a casa de uma vez só, ou um outro método de organização de agenda que precisa de 5 posts para ser explicado, entre outras coisas. No fim, estou fazendo uma mistura do que se adapta à mim e à minha vida, pois antes eu estar conseguindo fazer a minha vida funcionar do que me matar pra acabar frustrada pq não consigo seguir o método XYZ. Um dos sites que lí e mais gostei foi o Vida Organizada, pois a Thaís Godinho sempre cita que você deve fazer o que é melhor pra você, que não deve fazer algo que não é o mais prático pra sua rotina, Gostei do método Fly Lady, mas ainda não fiz todos os 30 baby steps seguindo a ordem. Não parece difícil, outras mulheres que trabalham conseguem, mas eu não tenho pique pra muita coisa no momento e se tem algo que eu aprendi é respeitar o meu limite, pra não pifar de vez. Li bastante sobre o assunto, já coloquei vários dos baby steps em prática e me ajudaram muito.

Nesse momento de início de organização, ter uma agenda apropriada foi fundamental, São tantos pontos importantes na minha vida, rotinas, projetos, controle financeiro da casa, que eu desenvolvi a obsessão por planners e pela Filofax. A agenda tem me ajudado muito, pois definindo as tarefas do dia na agenda com base nas rotinas de limpeza, projetos e obrigações, assim eu fico com aquele compromisso em realizar a tarefa, e um simples check dá aquele gostinho de dever cumprido. Quando não concluo a tarefa, ou reagendo, não piro, acontece que eu não quero perfeição, que é impossível, quero organização. Sempre faço uma avaliação do que não está sendo feito, pra tentar entender onde errei e como evitar nos próximos dias, avalio a quantidade de tarefas, pra fazer a coisa andar e não engessar tudo.


Se você nunca ouviu falar sobre métodos de organização e limpeza do lar, aconselho que você faça essa pesquisa. Mas já adianto que não é nada mágico ou inovador, na verdade quanto mais eu leio, mais eu tenho a impressão de que estão colocando de forma pratica diversas dicas que minha mãe e minha vó me deram. Começa com a minha maior frustração com a vida de domestica: faça sua pia brilhar diariamente, que nada mais é do que aquele velho "não deixe louça suja pro dia seguinte" da minha vó. Mas também não é só a mesma coisa de sempre, pois te ensina a definir quais são as prioridades diárias, a cada dois dias, semanais, quinzenais, e distribuir isso de uma forma confortável na sua vida. Tem o mágico declunter, ou destralhamento, pois tralha não se organiza e uma casa desorganizada é impossível de se limpar facilmente, não vejo a hora de concluir o meu... E depois de destralhar toda a casa, você entra na rotina de uma limpeza detalhada por cômodo, com todos os detalhes anotados pra você se organizar bem com relação à limpeza.

Pretendo aprender mais e em um futuro próximo fazer muito mais do que o pouco que consegui implantar em minha rotina. Mas tudo no meu tempo, em passinhos de bebê, pois na minha lista de prioridades da vida não ficar doida está acima de ser a dona-de-casa perfeita.

Bjs e até a próxima semana!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como personalizar a sua agenda

Você conseguiu a sua agenda, mas ela está super água sem sal? Quer deixar ela como as agendas do Pinterest e não sabe como? Não conseguiu uma agenda como queria, mas gostaria de dar uma turbinada nela? Etá usando um fichário e quer fazer adaptações? Acalme-se, ai vem as dicas!




Se a sua agenda não tem bolsos para cartões, ou tem poucos bolsos, cole pequenos envelopes numa divisória! Minha mente hábil já pensou até em envelopes sem essa aba de fechar e colados uns sobre os outros, imitando uma carteira!



Uma outra opção também é esse refil de porta-cartões, já achei até o tamanho A5.



Se a sua agenda não tem porta-caneta, esse passo-a-passo é demais! Use dois imãs de geladeira, fita whasi tape pra decorar e unir os ímãs e você tem um porta caneta magnético, que pode ser movido pra onde você quiser!



Essa dica é muito boa pra quem compra um monte de whasi tape e depois percebe que não tem como colocar os rolos na agenda (tipo eu!). Use um plástico pvc ou corte pedaços de pasta L na medida das páginas, ai é só enrolar suas whasi tapes. Na foto parece ter uma divisão bem no meio, mas pode ser aquelas whasi tapes pra vender que já vem enroladas no PVC.



Essa dica é pra quem comprou uma agenda sem bolsos grandes para papéis, ou quer mais desses bolsos. Você pega uma folha que é 4 vezes o tamanho da sua e faz essa dobragem (que não é das mais complicadas) e Ta-Dãaah!




Essa é pra transportar coisas pequenas ou importantes, e não quer correr o risco de perder ou deixar cair. Você vai precisar de um alicate aplicador de ilhós, furador, papel de scrapbook, um furador e uma mínima noção de medidas e como fazer isso em mais detalhes, pois não achei nada além disso no Pinterest, sorry!



Se não rola muita experiência no scrapbook, vamos à luta na adaptação! Compre uma pasta envelope e arrepia no furador! Olha ai como é essa pasta, é só fazer os furos!



Dá pra colocar também essas pastas ziper slide, é só fazer os furinhos.



Olha que prático: guarda caneta, adesivos, reforço pra folhas, tudo de bom!



Na internet tem de tudo, até gente ensinando a costurar o seu próprio bolso. 
Essa imagem faz a gente pensar de forma mais clara numa outra adaptação:



Pra quem não curte muito fazer o seu e prefere comprar tem algumas opções: a Redfax tem agendas tipo Filofax e quase todos os acessórios (mas se você vai usar em outra agenda tem que ver direitinho  tamanho, pra minha não tem!); no Aliexpress tem de tudo (o duro é a taxa e o tempo de entrega); o site da Filofax também tem esses acessórios (mas tem de comprar no cartão de crédito internacional, calcule a taxa de entrega e o valor do dólar pra ver se vale a pena).

Na próxima semana pretendo mostrar as minhas adaptações na minha planner, espero ter terminado tudo que quero fazer pra mostrar aqui. Bjs!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A minha agenda não é Filofax...

Eu acho um absurdo uma pessoa não ter uma agenda. Como essa pessoa vive? Como tem as informações necessárias ao seu alcance? Tem matéria do fantástico pra explicar esse tipo de gente? Nem vou comentar a necessidade, por ser óbvio. O que pode ser necessário comentar é o que se deve escrever numa agenda, mas num post futuro.

Quantas agendas! Crédito pela imagem:http://clubedoscrap.zip.net/
Eu sempre tive agendas, e todos os anos tinha a impressão de não ter encontrado a adequada. Já tentei as grandes, as pequenas, as de bolso, do ursinho Pooh, do pequeno príncipe, com um dia por pagina, com a semana em duas páginas. Mas sempre tive dois problemas: 1 - meus fins de semana sempre eram mais cheios do que os dias da semana e a agenda não cabia tudo que eu precisava; 2 - Eu sempre tinha informações que não tinham local específico para anotar e quando colocava no dia eu demorava dias pra encontrar.

No fim de 2014 eu comecei a me dedicar a uma pesquisa ampla e vi as Filofax e foi amor à primeira vista! São agendas com grampo de fichário, o que as tornam bem mais flexíveis para personalização, e a maioria dos modelos tem bolsos para cartões e documentos, bem como um porta-caneta.

Visualização de um modelo básico e todas as coisas que você pode comprar pra incrementar o seu Filofax.
Créditos pela imagem: http://www.canseideimaginar.com/

Amo artigos de papelaria e com uma agenda dessa tem tanta coisa legal pra fazer! Comprar refis e fazer abas específicas, personalizar com adesivos, whasi tapes, canetas coloridas, clips e tem 500 modelos de refis lindos e mega coloridos pra impressão, tudo colorido, personalizado, combinando, com post it... As scrapers piram no Filofax e fazem ele ainda mais lindo e prático! A única coisa que não é linda é o preço: 150 reais numa bem simples e pequena + frete numa agenda não rola, é muita grana. Olha o Dollar alto ferrando com a minha compra, sem falar nos correios que iriam fazer a entrega no meio de 2015 e ainda corre o risco de ser taxada pela Receita Federal. Somando com a despesa que eu teria para decorar ela deve dar uns 300-400 reais. Ou seja: sonho adiado.

Olha que linda! Pena que a grana não deu. Créditos: http://myfiloworld.com/
Tentei me organizar como pude com uma caderneta, mas eu realmente não conseguia ver logica naquele monte de informação que eu sabia que daria trabalho de encontrar depois. Tentei me organizar via celular, mas a agenda do Outlook não dava recado das tarefas diárias que não tinham hora, nem os apps pois tinha de ter vários, uns não sincronizavam as coisas como deveriam, outros se tornavam insuportáveis com mil alarmes, outros não davam nenhum alerta e ficavam sem as coisas em ordem. Eu tinha de ter um planner.

Se tem uma coisa com a qual estou acostumada é com a marca paralela, em especial quando começo a usar um tipo de produto. Então pensei: Compro a primeira agenda de uma marca paralela, vejo se realmente é prática pra minha rotina e só no próximo ano invisto no Filofax original, que é bem mais caro. Mas não foi fácil encontrar uma paralela com bolsos para cartões como eu queria. No Brasil temos a Redfax, que tem uma agenda pequena por 160 reais, e a Tilifax, que descartei pq não era bonita. Mesmo pesquisando muito ainda era 100 reais, e não era bonita e delicada, num site não muito confiável, então não comprei,

2015 chegou e eu continuava sem agenda. Janeiro acabou, e quando entrou em Fevereiro pensei que teria um preço menor, mas não. Nem a Redfax, estava com preço acessível (160 reais não é acessível, ainda mais pensando nas canetas, post its e whasi tape que teria de comprar). Já estava pensando em comprar uma de cartonagem ou eu mesmo fazer (mas pensar numa agenda que usaria diariamente com uma capa de tecido doía fundo). Foi quando surgiu uma possibilidade: no meio de fevereiro encontrei na net a papelaria Fonseca Presentes vendendo essa belezinha, da Maio Gráfica: Agenda Maiorca - Formato Petit II, uma agenda pequena, com folhas no tamanho 10,5x15 cm, capa rosa bebê, papéis e canetas por 50 reais. Comprei. Não tinha certeza se tinha lugar para cartões, mas já estava cansada daquela patifaria de usar uma caderneta como agenda.

A minha é rosa bebê, pois quando comprei só tinha esse tom de rosa. 
A entrega foi super rápida, em uma semana já estava recebendo a minha agenda. A minha não é esse pink, mas amei a cor, uma pena que deu uma encardida com o uso, pois é muito clarinha. Ela tem uma ferragem diferente da Filofax e similares: tem apenas 4 grampos no fichário. A Maio Gráfica tem um modelo com 6 grampos, de tamanho igual a um dos tamanhos da Filofax, mas me apaixonei por esta!
Agora as fotos da minha agenda:

Do tamanho certo! Nem grande demais ao ponto de eu não aguentar o peso dela na bolsa, e nem pequena demais pra anotar tudo o que eu preciso.


Aqui ela já estava com alguns documentos, canetas e um bolso adaptado para os post its.


Tirei os post its no mesmo dia, pois eles davam muito volume à agenda,e eu ainda tinha de incluir os inserts.


Aqui estão os tais bolsos para cartões, que acabaram se mostrando não tão úteis pois tenho de virar o bloco inteiro para pegar um cartão.
As canetas que ficam na agenda.

Eu estou amando a agenda! Está sendo super útil, e estou com todas as informações que preciso em um só lugar. Ela está sendo adaptada e consta várias coisas de uma agenda da casa, hoje tem uma aba dedicada apenas a isso. Já fiz algumas customizações nela desde as fotos acima: imprimi folhas para as minhas categorias pessoais e para o controle financeiro, fiz minhas próprias divisórias, alterei as paginas dos meses de janeiro e fevereiro para ter uma página para o sábado e outra para domingo (as folhas ficariam em branco, pois só comecei a usar a agenda começo de março), decorei com Whasi tape... Está começando a ficar do jeito que quero! No próximo post mostrarei os upgrades/customizações que dei na agenda, e outros que você pode usar pra fazer a sua. Ainda quero ter uma Filofax, mas confesso que apenas por status: essa esta está me servindo super bem e acho que vai durar bastante! 

Beijos e até mais!
 
 
 
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