sexta-feira, 29 de maio de 2015

Um dia você descobre a importância da organização no dia-a-dia.

Todos já passamos por um momento de stress onde toda a sua vida fica de cabeça pro ar. O trabalho, os relacionamentos, a cabeça, o guarda-roupa e a casa parecem ter se coordenado para ficarem todos uma bagunça ao mesmo tempo. Na verdade, nós estamos em um momento agitado, em um momento de bagunça, e isso acaba se exteriorizando.

Eu sempre tive essa impressão de que se a vida chegou nesse estagio, você precisa começar a colocar as coisas no lugar e eu sempre começava isso pelo meu guarda-roupa. Bons tempos aqueles, em que eu me preocupava apenas com a arrumação e limpeza do meu quarto! Hoje, casada e com 2 filhos, se entro em crise TUDO fica uma zona. Mesmo com a ajuda do meu marido, parece que eu consigo contaminar todos e a casa vira uma zona completa.

Depois de 9 anos de poucos altos e muitos baixos, eu me vi novamente nessa situação. Estava num lugar onde eu não queria estar, me sentindo incomodada por todos, vivendo muitos momentos ruins, numa casa grande demais pra quantidade de tempo e habilidade que eu tinha de limpar. Todo fim de semana eu me matava de trabalhar, e no meio da semana a casa estava imunda. Ai fui desistindo, entregando os pontos, fazendo menos que o necessário, sem abrir as janelas quando estava em casa, me vendo por dias sem passar em todos os cômodos da casa. Eu trabalhava a semana toda, chegava por volta das 20hs, exausta de pegar trem, metrô e ônibus e encontrava tudo pra fazer, a vida uma zona, meus filhos totalmente fora do controle, tudo um caos.

O desespero diante dessas e outras situações foi me dominando, e por fim decidimos nos mudar. Foi como um restart: desde que decidi a mudança passei um mês preocupada em organizar a mudança, faze-la menos traumática e mais fácil de colocar a casa em ordem. E mesmo com alguns erros, consegui fazer isso sem (grandes) crises nervosas. Me programei com antecedência, comprei as caixas de papelão um mês antes de encontrar uma casa para alugar, e fui guardando o que eu não usava aos poucos, nos fins de semana mesmo. Fechamos a mudança pra próxima semana e eu me programei para esvaziar todos os armários durante a semana, ficando apenas a cozinha pro dia da mudança. Essa mudança bem planejada foi a melhor que já fiz: quase tudo em caixas identificadas, o que tornou muito mais fácil pra colocar tudo no seu lugar. Tenho alguns pontos de melhora pra próxima, quem vive de aluguel sabe que sempre existe o fantasma da mudança na nossa vida e a necessidade de viver a mudança tranquilamente.

A mudança deu certo e isso foi um indício de que eu deveria continuar me ocupando em me organizar. Como eu havia usado a internet pra fazer pesquisas e pegar dicas sobre mudança, pensei em pegar dicas sobre organização do lar e fiquei boba com a quantidade de métodos de organização pessoal, quase todos voltados para donas-de-casa! Foi assim que descobri o método Fly Lady, o que mais gostei, mas não parei por aí e pesquisei sobre agenda da família, GTD, DIY Fish e dicas sem siglas importantes.


Fui lendo e vendo muito coisa impraticável pra minha realidade: 43 pastas é algo que não funciona na minha vida, assim como certas coisas que li de destralhar a casa de uma vez só, ou um outro método de organização de agenda que precisa de 5 posts para ser explicado, entre outras coisas. No fim, estou fazendo uma mistura do que se adapta à mim e à minha vida, pois antes eu estar conseguindo fazer a minha vida funcionar do que me matar pra acabar frustrada pq não consigo seguir o método XYZ. Um dos sites que lí e mais gostei foi o Vida Organizada, pois a Thaís Godinho sempre cita que você deve fazer o que é melhor pra você, que não deve fazer algo que não é o mais prático pra sua rotina, Gostei do método Fly Lady, mas ainda não fiz todos os 30 baby steps seguindo a ordem. Não parece difícil, outras mulheres que trabalham conseguem, mas eu não tenho pique pra muita coisa no momento e se tem algo que eu aprendi é respeitar o meu limite, pra não pifar de vez. Li bastante sobre o assunto, já coloquei vários dos baby steps em prática e me ajudaram muito.

Nesse momento de início de organização, ter uma agenda apropriada foi fundamental, São tantos pontos importantes na minha vida, rotinas, projetos, controle financeiro da casa, que eu desenvolvi a obsessão por planners e pela Filofax. A agenda tem me ajudado muito, pois definindo as tarefas do dia na agenda com base nas rotinas de limpeza, projetos e obrigações, assim eu fico com aquele compromisso em realizar a tarefa, e um simples check dá aquele gostinho de dever cumprido. Quando não concluo a tarefa, ou reagendo, não piro, acontece que eu não quero perfeição, que é impossível, quero organização. Sempre faço uma avaliação do que não está sendo feito, pra tentar entender onde errei e como evitar nos próximos dias, avalio a quantidade de tarefas, pra fazer a coisa andar e não engessar tudo.


Se você nunca ouviu falar sobre métodos de organização e limpeza do lar, aconselho que você faça essa pesquisa. Mas já adianto que não é nada mágico ou inovador, na verdade quanto mais eu leio, mais eu tenho a impressão de que estão colocando de forma pratica diversas dicas que minha mãe e minha vó me deram. Começa com a minha maior frustração com a vida de domestica: faça sua pia brilhar diariamente, que nada mais é do que aquele velho "não deixe louça suja pro dia seguinte" da minha vó. Mas também não é só a mesma coisa de sempre, pois te ensina a definir quais são as prioridades diárias, a cada dois dias, semanais, quinzenais, e distribuir isso de uma forma confortável na sua vida. Tem o mágico declunter, ou destralhamento, pois tralha não se organiza e uma casa desorganizada é impossível de se limpar facilmente, não vejo a hora de concluir o meu... E depois de destralhar toda a casa, você entra na rotina de uma limpeza detalhada por cômodo, com todos os detalhes anotados pra você se organizar bem com relação à limpeza.

Pretendo aprender mais e em um futuro próximo fazer muito mais do que o pouco que consegui implantar em minha rotina. Mas tudo no meu tempo, em passinhos de bebê, pois na minha lista de prioridades da vida não ficar doida está acima de ser a dona-de-casa perfeita.

Bjs e até a próxima semana!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como personalizar a sua agenda

Você conseguiu a sua agenda, mas ela está super água sem sal? Quer deixar ela como as agendas do Pinterest e não sabe como? Não conseguiu uma agenda como queria, mas gostaria de dar uma turbinada nela? Etá usando um fichário e quer fazer adaptações? Acalme-se, ai vem as dicas!




Se a sua agenda não tem bolsos para cartões, ou tem poucos bolsos, cole pequenos envelopes numa divisória! Minha mente hábil já pensou até em envelopes sem essa aba de fechar e colados uns sobre os outros, imitando uma carteira!



Uma outra opção também é esse refil de porta-cartões, já achei até o tamanho A5.



Se a sua agenda não tem porta-caneta, esse passo-a-passo é demais! Use dois imãs de geladeira, fita whasi tape pra decorar e unir os ímãs e você tem um porta caneta magnético, que pode ser movido pra onde você quiser!



Essa dica é muito boa pra quem compra um monte de whasi tape e depois percebe que não tem como colocar os rolos na agenda (tipo eu!). Use um plástico pvc ou corte pedaços de pasta L na medida das páginas, ai é só enrolar suas whasi tapes. Na foto parece ter uma divisão bem no meio, mas pode ser aquelas whasi tapes pra vender que já vem enroladas no PVC.



Essa dica é pra quem comprou uma agenda sem bolsos grandes para papéis, ou quer mais desses bolsos. Você pega uma folha que é 4 vezes o tamanho da sua e faz essa dobragem (que não é das mais complicadas) e Ta-Dãaah!




Essa é pra transportar coisas pequenas ou importantes, e não quer correr o risco de perder ou deixar cair. Você vai precisar de um alicate aplicador de ilhós, furador, papel de scrapbook, um furador e uma mínima noção de medidas e como fazer isso em mais detalhes, pois não achei nada além disso no Pinterest, sorry!



Se não rola muita experiência no scrapbook, vamos à luta na adaptação! Compre uma pasta envelope e arrepia no furador! Olha ai como é essa pasta, é só fazer os furos!



Dá pra colocar também essas pastas ziper slide, é só fazer os furinhos.



Olha que prático: guarda caneta, adesivos, reforço pra folhas, tudo de bom!



Na internet tem de tudo, até gente ensinando a costurar o seu próprio bolso. 
Essa imagem faz a gente pensar de forma mais clara numa outra adaptação:



Pra quem não curte muito fazer o seu e prefere comprar tem algumas opções: a Redfax tem agendas tipo Filofax e quase todos os acessórios (mas se você vai usar em outra agenda tem que ver direitinho  tamanho, pra minha não tem!); no Aliexpress tem de tudo (o duro é a taxa e o tempo de entrega); o site da Filofax também tem esses acessórios (mas tem de comprar no cartão de crédito internacional, calcule a taxa de entrega e o valor do dólar pra ver se vale a pena).

Na próxima semana pretendo mostrar as minhas adaptações na minha planner, espero ter terminado tudo que quero fazer pra mostrar aqui. Bjs!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A minha agenda não é Filofax...

Eu acho um absurdo uma pessoa não ter uma agenda. Como essa pessoa vive? Como tem as informações necessárias ao seu alcance? Tem matéria do fantástico pra explicar esse tipo de gente? Nem vou comentar a necessidade, por ser óbvio. O que pode ser necessário comentar é o que se deve escrever numa agenda, mas num post futuro.

Quantas agendas! Crédito pela imagem:http://clubedoscrap.zip.net/
Eu sempre tive agendas, e todos os anos tinha a impressão de não ter encontrado a adequada. Já tentei as grandes, as pequenas, as de bolso, do ursinho Pooh, do pequeno príncipe, com um dia por pagina, com a semana em duas páginas. Mas sempre tive dois problemas: 1 - meus fins de semana sempre eram mais cheios do que os dias da semana e a agenda não cabia tudo que eu precisava; 2 - Eu sempre tinha informações que não tinham local específico para anotar e quando colocava no dia eu demorava dias pra encontrar.

No fim de 2014 eu comecei a me dedicar a uma pesquisa ampla e vi as Filofax e foi amor à primeira vista! São agendas com grampo de fichário, o que as tornam bem mais flexíveis para personalização, e a maioria dos modelos tem bolsos para cartões e documentos, bem como um porta-caneta.

Visualização de um modelo básico e todas as coisas que você pode comprar pra incrementar o seu Filofax.
Créditos pela imagem: http://www.canseideimaginar.com/

Amo artigos de papelaria e com uma agenda dessa tem tanta coisa legal pra fazer! Comprar refis e fazer abas específicas, personalizar com adesivos, whasi tapes, canetas coloridas, clips e tem 500 modelos de refis lindos e mega coloridos pra impressão, tudo colorido, personalizado, combinando, com post it... As scrapers piram no Filofax e fazem ele ainda mais lindo e prático! A única coisa que não é linda é o preço: 150 reais numa bem simples e pequena + frete numa agenda não rola, é muita grana. Olha o Dollar alto ferrando com a minha compra, sem falar nos correios que iriam fazer a entrega no meio de 2015 e ainda corre o risco de ser taxada pela Receita Federal. Somando com a despesa que eu teria para decorar ela deve dar uns 300-400 reais. Ou seja: sonho adiado.

Olha que linda! Pena que a grana não deu. Créditos: http://myfiloworld.com/
Tentei me organizar como pude com uma caderneta, mas eu realmente não conseguia ver logica naquele monte de informação que eu sabia que daria trabalho de encontrar depois. Tentei me organizar via celular, mas a agenda do Outlook não dava recado das tarefas diárias que não tinham hora, nem os apps pois tinha de ter vários, uns não sincronizavam as coisas como deveriam, outros se tornavam insuportáveis com mil alarmes, outros não davam nenhum alerta e ficavam sem as coisas em ordem. Eu tinha de ter um planner.

Se tem uma coisa com a qual estou acostumada é com a marca paralela, em especial quando começo a usar um tipo de produto. Então pensei: Compro a primeira agenda de uma marca paralela, vejo se realmente é prática pra minha rotina e só no próximo ano invisto no Filofax original, que é bem mais caro. Mas não foi fácil encontrar uma paralela com bolsos para cartões como eu queria. No Brasil temos a Redfax, que tem uma agenda pequena por 160 reais, e a Tilifax, que descartei pq não era bonita. Mesmo pesquisando muito ainda era 100 reais, e não era bonita e delicada, num site não muito confiável, então não comprei,

2015 chegou e eu continuava sem agenda. Janeiro acabou, e quando entrou em Fevereiro pensei que teria um preço menor, mas não. Nem a Redfax, estava com preço acessível (160 reais não é acessível, ainda mais pensando nas canetas, post its e whasi tape que teria de comprar). Já estava pensando em comprar uma de cartonagem ou eu mesmo fazer (mas pensar numa agenda que usaria diariamente com uma capa de tecido doía fundo). Foi quando surgiu uma possibilidade: no meio de fevereiro encontrei na net a papelaria Fonseca Presentes vendendo essa belezinha, da Maio Gráfica: Agenda Maiorca - Formato Petit II, uma agenda pequena, com folhas no tamanho 10,5x15 cm, capa rosa bebê, papéis e canetas por 50 reais. Comprei. Não tinha certeza se tinha lugar para cartões, mas já estava cansada daquela patifaria de usar uma caderneta como agenda.

A minha é rosa bebê, pois quando comprei só tinha esse tom de rosa. 
A entrega foi super rápida, em uma semana já estava recebendo a minha agenda. A minha não é esse pink, mas amei a cor, uma pena que deu uma encardida com o uso, pois é muito clarinha. Ela tem uma ferragem diferente da Filofax e similares: tem apenas 4 grampos no fichário. A Maio Gráfica tem um modelo com 6 grampos, de tamanho igual a um dos tamanhos da Filofax, mas me apaixonei por esta!
Agora as fotos da minha agenda:

Do tamanho certo! Nem grande demais ao ponto de eu não aguentar o peso dela na bolsa, e nem pequena demais pra anotar tudo o que eu preciso.


Aqui ela já estava com alguns documentos, canetas e um bolso adaptado para os post its.


Tirei os post its no mesmo dia, pois eles davam muito volume à agenda,e eu ainda tinha de incluir os inserts.


Aqui estão os tais bolsos para cartões, que acabaram se mostrando não tão úteis pois tenho de virar o bloco inteiro para pegar um cartão.
As canetas que ficam na agenda.

Eu estou amando a agenda! Está sendo super útil, e estou com todas as informações que preciso em um só lugar. Ela está sendo adaptada e consta várias coisas de uma agenda da casa, hoje tem uma aba dedicada apenas a isso. Já fiz algumas customizações nela desde as fotos acima: imprimi folhas para as minhas categorias pessoais e para o controle financeiro, fiz minhas próprias divisórias, alterei as paginas dos meses de janeiro e fevereiro para ter uma página para o sábado e outra para domingo (as folhas ficariam em branco, pois só comecei a usar a agenda começo de março), decorei com Whasi tape... Está começando a ficar do jeito que quero! No próximo post mostrarei os upgrades/customizações que dei na agenda, e outros que você pode usar pra fazer a sua. Ainda quero ter uma Filofax, mas confesso que apenas por status: essa esta está me servindo super bem e acho que vai durar bastante! 

Beijos e até mais!
 
 
 
Você também poderá gostar de:
 
 
 


domingo, 10 de maio de 2015

Mudança e aquele desespero em encontrar caixas





Quando vai se mudar bate um sentimento estranho, um sinal de alerta para toda e qualquer caixa que você ver disponível. Até se a caixa está na calçada do vizinho você vai dar uma conferida pra ver se tem lixo dentro, se está limpa e se está em condições de aproveitar para a mudança. Será que Freud explica essa obsessão?



Muita gente tem por hábito pedir caixa no supermercado, e eu admiro essas pessoas pois eu nunca tenho tempo pra isso. Uma vez, no desespero do dia da mudança, cheguei a comprar caixas novas na Kalunga e elas são caras! Uma caixa grande, tipo de cesta alimentação, é 15 reais. Aqui em casa são 4 pessoas, 2 guarda roupas de casal, mais livros, itens de cozinha, precisava de umas 20-30 caixas, então não rola.

Na ultima mudança eu tentei fazer as coisas um pouco mais organizadas, comprei as caixas com um mês de antecedência. Fiz uma pesquisa séria na net que envolve preço e entrega. Procurei caixas novas com um preço melhor, encontrei, mas ia sair uns 300 reais tudo e achei caro, eu ainda tinha de providenciar a retirada. Vi caixas plásticas, muito legais, mas achei que 300 reais era um preço acima para quem ainda vai ter de pagar o caminhão, pessoal para carregar as coisas e a montagem e desmontagem. Ai vi a opção das caixas reutilizadas, que são caixas que já foram utilizadas e estão inteiras, algumas são de empresas, eles podem virar a impressão pra parte de dentro da caixa, e o bom é o preço. Aquela caixa que sairia 15 reais nova vai pra 5 reais! Eles tem kits para mudança, com papel bolha e durex grosso incluído, amei!

Mas ai surgiu o problema...



O problema:
O problema é que a maioria dos lugares que vende essas caixas reutilizadas querem que você, que vai usar apenas para mudança residencial, retirem pessoalmente a caixa de segunda a sexta das 08 às 17hs. Ai fica impossível, pois eu e meu marido trabalhamos. Vi vários lugares que vendiam essas
caixas, liguei e nada de conseguir um frete que compensasse (alguns nem faziam frete pra pouca quantidade) ou um horário no sábado pra retirar.

A solução:
Quando havia desistido, encontrei essa empresa: Brupel caixas (11) 3974-3652 / vivo (11) 99786-1354 www.brupelcaixa.com.br  Fechei o pedido por e-mail e combinei o pagamento na entrega, numa ligação combinamos a entrega às 07hs no dia seguinte (eu morava em casa) e vieram! Amei, não tive de me atrasar pro trabalho! As caixas pequenas vieram algumas a mais, as médias não eram caixas reforçadas e estavam meio amassadas no fim da mudança, as grandes eram reforçadas e aguentaram bem. As caixas pequenas são ótimas e estão guardadas para forrar com tecido e fazer organizadores.

Olha os preços bem mais acessíveis:
1- Kit mudança de R$ 120,00 , contém: 10 caixas grandes, 20 caixas médias, 5 caixas pequenas, 5 fitas 50mm x 50m e 1 plástico bolha 0,5m x 50m.
2- Kit mudança de R$ 200,00 , contém: 15 caixas grandes, 25 caixas médias, 10 caixas pequenas, 10 fitas 50mm x 50m e 1 plástico bolha 1m x 100m.
3- Kit mudança de R$ 140,00 , contém: 15 caixas grandes, 30 caixas médias, 10 caixas pequenas e 5 fitas 50mm x 50m.

Recomendo a todos!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Reaproveitando caixas de papelão

Eu estou de mudança, e sei que daqui a pouco terá um monte de caixas vazias pela casa. Já estou pesquisando como reutilizar essas caixas! Veja algumas ideias que vi pesquisando e que pretendo fazer:


Um dos projetos para 2015 é abusar dos cestos organizadores, agora não tem mais desculpa! Além de tecido, você pode utilizar papel contact colorido para forrar a caixa, que fica o máximo!


Nesse você usa caixas de papelão e caixas de leite! Toda pessoa precisa de um gaveteiro desses, seja pra organizar os itens de escritório, do ateliê ou da penteadeira.

Eu nem tenho uma menina para brincar com uma casinha de bonecas, mas preciso fazer isso!!!


Quem não gostaria de ver essa belezinha encapada e fofa? Pensei em fazer de vários tamanhos!



Dando um upgrade no conceito "caixa de costura"

Mais um exemplo do que tecido e caixas de papelão podem fazer!

Vamos botar a mão na massa pessoal!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dicas de onde encontrar passo-a-passo ou DIY

Ando super sem tempo, nem estou me dedicando ao projeto deste blog como deveria... Mas 2015 está ai, cheio de mudanças e 365 novas oportunidades.
Também estou super travada criativamente, estava sem um lugar bom pra fazer meus artesanatos... Quando estou assim, procuro me inspirar por ver artesanatos na net, ai bate aquela vontade de fazer algo... E funciona: já organizei o meu cantinho no quarto que estava ocupado por uma visita.

Eu sigo uma lista de sites e blogs, mas recentemente descobri o Pinterest. Já tinha ouvido falar, mas não cheguei a ver como era. Ai vi um post no Buzzfeed de uma mulher que dedicou uma semana fazendo tudo da forma como ela havia visto na categoria DIY do Pinterest, não que tenha sido um sucesso para ela (veja aqui), mas me mostrou muita coisa legal do site e entrei e A-ME-I!!! Hoje não passo um dia sem entrar no site, até baixei um app para meu celular para facilitar.
Tem muita coisa em inglês, eu não entendo completamente a língua mas sei me virar. E tem muita coisa com imagens que ilustram bem o PAP.

Dá uma olhada em algumas coisas incríveis que vi por lá:







Vale a pena entrar no site, se inspirar, aprender e criar coisas novas!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O primeiro post...

Um dia, meu filho chegou em casa com uma caçarola feia de caixas de leite na cabeça. Eu perguntei quem fez aquilo e ele disse que foi a professora. Ai eu perguntei o que era e ele disse que era o balde que o zumbi do jogo Plants x Zombies usava na cabeça.
Alguns dias depois, o balde/caçarola estava no chão, rodando a casa com brinquedos. Peguei a caçarola e pensei: Que idéia interessante! A professora fez a união de varias caixas numa base redonda, fez até o pegador, usou a parte metalizada pra fora. Não tinha um acabamento bom, e pensei que se eu fosse fazer teria utilizado algumas coisas a mais: Uma base interna pra firmar a parte colada, talvez colocaria a parte colada pra fora, não pra dentro. Olhei de novo e pensei: Mas pra que isso seria útil? Ai pensei que, com um bom acabamento, um bom revestimento, aquilo poderia ser um vaso decorativo.
Comentei com o meu marido e ele disse: Você deveria fazer algo artesanal, pois você gosta tanto dessas coisas. E é verdade! Já fiz algumas coisas, acompanho vários sites, já procurei cursos.
Então aqui vou iniciando esse constante trabalho de aprendizado, já que não tem um curso completo pra vc ser certificada, na verdade vamos apenas artesanateando mesmo.