quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fazendo divisórias legais pro seu planner

Desde que eu tenho meu planner argolado, as divisórias foram insatisfatórias. As primeiras eu fiz com um papel duplex com uma gramatura boa, uma cor por divisória e pronto. Depois tentei dar uma alegrada com washi tapes e decotapes, mas era só abrir o pinterest que eu odiava as minhas divisórias. Depois de um ano de uso, resolvi dar um upgrade nelas.

• Definindo as imagens:
Você tem muitas opções: Imprimir uma imagem legal da internet, fazer uma montagem com diversas imagens, comprar um papel de scrapbook legal ou um papel simples e bonito, como o de presente ou decoupagem, basta plastificar para deixar resistente. Também vale decorar com whasi tape, adesivos, imagens.

Como eu queria imagens que fizessem um jogo, apostei na compra de papel já impresso e fui na rua 25 de março comprar meus papéis, pois como as folhas de scrapbook tem 30,5 x 30,5, não dá pra ter certeza se aquele desenho lindo vai caber no tamanho da agenda. Eu não queria repetir o desenho, queria pelo menos um desenho inteiro pro dashboard e desenhos que formassem um conjunto. Pra agenda A5 não foi muito difícil encontrar, mas pra agenda A6 foi uma missão impossível. Não encontrei em lugar nenhum um desenho que coubesse inteiro nos 10,5 x 15 cm. O único desenho que coube foi o de um papel decoupagem, que tem vários quadros. Levei e pensei em colar num outro papel para alguns desenhos que eram um pouco menores que a A5.





• As abas das divisórias

As abas das divisórias parecem complicadas de fazer, mas temos muitas opções: Usar as divisórias que vieram no planner como molde, fazer abas a parte e colando, usar um molde diferente (como um laço, circulos, corações), cortando do tamanho que você quiser ou usando os multividivisores autocolantes.
Depois de recortar os desenhos e definir as divisórias, preferi fazer de tamanho diferente, que se adapte a quantidade de divisórias que vou usar.

Como eu fiz: Marquei ao tamanho das folhas e adicionei 1,5 cm adicional na lateral, marcando onde acabava o tamanho das folhas. 1,5 será a largura das abas.





Fiz um calculo de quantas abas queria, escolhi 7 divisões e dividindo pela altura da folha cada aba teria 2cm de altura por 1,5cm de largura. O resto foi simples, comecei medindo a primeira aba (2 cm de altura) e cortando o restante da lateral de 1,5cm. E assim, pela ordem das divisórias e com essas medidas, fui cortando a parte das outras abas. Você também pode fazer uma com todos os cortes e usar como molde.

O próximo passo foi simples: colar as imagens do papel escolhido. Quem imprime da internet ou usa folhas de scrapbook não tem nada pra colar.




• Dando nome às divisórias:
 
Em geral imprime-se os nomes num papel adesivo ou escreve diretamente nas abas. Eu colei papel adesivo branco nas abas, mas não escrevi o nome das divisões, pois queria plastificar e escrever (ou desenhar icones) por cima da plastificação com caneta permanente.

• Plastificar:

No começo eu não achava útil plastificar as divisórias, bastava colocar um papel com boa gramatura e ele ia aguentar o trampo. Mas eles ficam sujos com o uso, com marcas de dedos, as abas começam a entortar ou amassar. Dessa vez eu tinha de fazer, por causa da gramatura do único papel  que tinha o tema que eu queria. 
Eu não tenho plastificadora e não queria pagar R$ 7,00 por divisória para plastificar, então usei a idéia desse vídeo da Déia Dietrich: comprei o plástico pra laminação e usei o meu ferro! Idéia genial, que abre possibilidade para outras mil idéias, vocês precisam testar! Acessem o link e curtam essa utilidade pública! https://youtu.be/Ve8NjvhPq_8https://youtu.be/Ve8NjvhPq_8
Super funciona essa plastificação, de começo pode não ficar perfeita, mas com praticar vai chegando lá.

Olha elas prontas! 😍
Essas são para a Maiofax A6, depois mostro as divisórias para a Macaron A5.

Bom, vou ficando por aqui, nem vou fazer promessa de quando será o próximo psost pra não ficar feio, posso adiantar os próximos assuntos relacionados a planners: bolsos para papéis, shakers, réguas marcadoras e clipes plastificados.

Bjs e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário